Retrospectiva Instagram 2022: as atualizações mais marcantes

Retrospectiva Instagram 2022: as atualizações mais marcantes

por Erola

Publicado em 05 de dezembro de 2022

As novidades para o Instagram em 2022 seguiram a linha do que traçamos nesse artigo do final do ano passado. Muitos testes foram feitos nos bastidores do aplicativo da Meta, alguns recursos ficaram alguns dias em fase de testes para usuários selecionados (aleatoriamente) e outros implantados para todos os usuários. Então, é hora da nossa retrospectiva do Instagram em 2022!

Como foram muitos testes e mudanças, mas para não ficar extenso, neste artigo reunimos as atualizações mais marcantes e visíveis para usuários no Brasil — sejam eles social media, profissionais que usam a rede social como ferramenta de trabalho ou quem pessoas que estão na rede só pra se divertir..

Bora começar logo esse retrospecgram? Segue a leitura!

Feed em tela cheia

A tentativa do Instagram de implantar o feed em tela cheia causou o maior rebuliço no primeiro semestre de 2022. Alguns usuários foram contemplados com o teste do novo layout da tela principal e sua proposta era preencher praticamente todo o espaço com o conteúdo.

Tempos depois, teve até gente famosa da gringa pedindo pra plataforma parar de tentar imitar o TikTok e devolver a vibe antiga do Instagram (que era focada em compartilhar fotos). Por enquanto, o feed em tela cheia foi abortado e quem experienciou durante o teste já está com o feed normal de volta.

Print do Instagram das Kardashians reclamando do Instagram em 2022

Avatar do Instagram

Em janeiro de 2022 a Meta lançou oficialmente o recurso de avatar e ele foi chegando aos poucos nas contas dos usuários brasileiros. O avatar do Instagram é parecido com o Memoji do iPhone ou com de outros apps que permitem que criemos um boneco em 3D com elementos físicos que se assemelham ao dono do perfil.

O avatar pode ser feito rapidamente no aplicativo do Instagram e usado nos Stories, Direct e Reels. Além disso, pode ser editado a qualquer momento e usado como foto do perfil.

Pop up do Instagram convidando a criar avatar

 

Adicionar menções no Story (depois de publicado)

Se você já esqueceu de marcar algum perfil em uma sequência longa de stories e teve que deletar tudo pra refazer do jeito que queria, essa novidade vai te ajudar muito! Mesmo depois de publicado o Story é possível adicionar marcações. Pra fazer isso, siga estes passos:

  • abra o story em que deseja marcar um ou mais usuários;
  • clique em “Mais” e depois em “Adicionar menções”;
  • na barra de pesquisa que aparecerá, busque pelos perfis que desejar, selecione um a um;
  • clique no botão “Adicionar” para finalizar a marcação.

Diferente do sticker “menção” que insere o @ do perfil no Story, essa menção posterior apenas notifica os perfis e só eles veem essa informação, ok?

Nova identidade visual (cores e fonte tipográfica)

De olho nas tendências de branding visual, o Instagram fez mudança de cores, fonte tipográfica e até redesign de alguns stickers. Contamos os detalhes dessas mudanças no artigo sobre a atualização visual do Instagram. Se você não chegou a ver, abre aí em outra aba para ver no final desta leitura!

Instagram San fonte nova do Instagram exibida nos stories

(Fonte: Instagram/Reprodução)

Novo sticker de reação

Várias redes sociais e aplicativos oferecem a possibilidade de interagir com uma figurinha de reação (até o Google Docs, acredite!), o Instagram foi um deles. A sensação é que a figurinha está com a gente há muito tempo, mas ela foi liberada para todos os usuários brasileiros em 2022.

E o melhor: você pode escolher qualquer um dos emoji da lista padrão para ser a sua figurinha interativa. Veja abaixo um exemplo!

Figurinha reação Instagram Stories. Escolha qualquer um dos emoji existentes no app.

Fixação de 3 posts no feed

Um recurso simples que poderia ter sido criado na época de criação dos destaques de stories, mas que virou novidade só em 2022 foi a o recurso de fixar publicações no topo do feed.

Você escolhe qualquer um dos posts do seu feed, clica nos três pontinhos do topo desse post e depois seleciona a opção “fixar no seu perfil”. Feito isso, ele vai aparecer na primeira linha de publicações. Pode ser feito em apenas um e no máximo em três publicações, sendo que o último a ser fixado é o primeiro da “fila”.

Fixar três posts Instagram Oreo Brasil

Novos recursos no Reels

O Reels é um dos recursos queridinhos do Instagram e que recebeu várias atualizações e outros testes (não foram implantados para todos ainda). Acreditamos que toda essa movimentação foi reflexo da concorrência acirrada com o TikTok, pois as novas funcionalidades ficaram semelhantes ao app vizinho. Veja algumas:

  • duração do Reels de 90 segundos (antes era possível escolher 15, 30 ou 60 segundos);
  • importação de áudio de qualquer vídeo da galeria do seu celular e inserir no Reels;
  • inclusão dos stickers enquete, teste e slider;
  • aprimoramento do Remix (inclusão de fotos, layouts e clipes próprios); 
  • novas publicações de vídeo viram Reels automaticamente (fim do IGTV).

Incentivo de mais respeito pelo Direct

Houve atualizações referentes à proteção da comunidade contra abusos também. Para lembrar as pessoas que acham que por estar atrás de uma tela podem falar o que e quando querem pra pessoas que não conhecem, o Instagram adicionou um aviso automático que incentiva os usuários a serem mais respeitosos ao abordar alguém pelo Direct.

A ideia do recurso é reduzir a quantidade de comentários ofensivos e tornar o ambiente da rede social “um lugar acolhedor”, como informa a mensagem na plataforma.

Incentivo de mais respeito pelo Direct

Essa foi a nossa retrospectiva de novidades e atualizações do Instagram em 2022. Você gostou de alguma outra e que não está nesta lista? Então deixe nos comentários que vamos adorar saber! 

Agilize a sua produção de conteúdo para Instagram com agendamento de posts e gerenciamento da conta direto do Postgrain. Faça um teste grátis e aproveite todos os recursos da nossa plataforma.