Histórico do Instagram: como ver as atividades do seu perfil

Histórico do Instagram: como ver as atividades do seu perfil

por Erola

Publicado em 23 de janeiro de 2023

Você já teve vontade de conferir o seu histórico do Instagram e ver todos os seus rastros de interações com outros perfis, além das suas próprias ações dentro do aplicativo? A gente supõe que sim. São tantas informações consumidas diariamente na internet que é bom saber da existência desse recurso em momentos em que a memória não ajuda tanto.

Com essa ferramenta é possível rever uma publicação que foi curtida, mas não foi salva; deletar comentários em posts; desfazer interações em stickers e até conferir se o tempo de uso do app extrapolou sua meta pessoal.

Sem mistérios e direto ao ponto, aprenda agora a checar o seu histórico do Instagram!

Onde fica o histórico do Instagram?

O histórico do Instagram fica na seção “Sua atividade”, no menu principal do app (aquele com o ícone das três barrinhas na horizontal). Siga os passos abaixo para encontrá-lo.

Acessando pelo celular:

  • toque no ícone com a sua foto do perfil (canto inferior direito profile);
  • toque no ícone de linhas horizontais (canto superior direito menu);
  • toque em “Sua atividade”;
  • veja a relação completa de itens gerenciáveis do seu histórico do Instagram.

Sua atividade Instagram, app iPhone
Acessando pelo computador (desktop):

  • clique no ícone de linhas horizontais , na barra lateral esquerda);
  • clique em “Sua atividade”;
  • veja alguns itens gerenciáveis do seu histórico do Instagram, coerentes com a versão desktop (citaremos quais são eles no próximo tópico).

Sua atividade Instagram acessado pelo desktop

Quais tipos de atividade são mostradas no histórico do Instagram?

Quando falamos do histórico do Instagram estamos nos referindo não somente às alterações feitas na configuração da conta, mas também do uso dos recursos interativos que a plataforma oferece. A ideia é que o usuário possa gerenciar todas as suas ações em um único lugar.

Como o aplicativo é o principal dispositivo de acesso ao Instagram — e é nele que há a versão completa do “Sua atividade”, — citaremos tudo o que você encontrará nessa seção, a partir de um smartphone. Então, conheça a função dos 9 itens que existem até o momento.

Tempo gasto

Mostra quanto tempo, em média, o usuário passou no aplicativo do Instagram a cada dia, no período de 7 dias. Esse tempo é baseado apenas no uso do app por meio de um dispositivo móvel.

Segundo a própria plataforma, é um recurso que segue “em desenvolvimento” e pode ser aprimorado a qualquer momento.

Tempo gasto no Instagram pode ser acessado em "Sua atividade"

Fotos e vídeos

Exibe a relação de todas as fotos do feed, destaques do perfil, vídeos (do antigo IGTV) e vídeos do Reels publicados, ou seja, que estão disponíveis no perfil. Nessa área, os conteúdos podem ser classificados e filtrados: dos mais recentes aos mais antigos (ou o contrário); pela data de início e/ou pela data de término, respectivamente.

A última funcionalidade dessa parte de “Fotos e vídeos” é o arquivamento ou a exclusão em massa de publicações. Para isso, basta clicar em “Selecionar”, marcar os posts desejados e depois tocar em “Arquivar” ou “Excluir”. Bem prático, concorda?

Fotos e Videos Sua atividade Instagram

Interações

Mudou de ideia em relação a comentários, curtidas ou respostas dadas a stickers do story de algum usuário? Dá pra apagar tudo isso na área de “Interações”.

Também é possível remover as avaliações feitas em produtos comprados dentro das lojas integradas ao Instagram e voltar a ver publicações marcadas como “Não tenho interesse” (e semelhantes a elas).

Interações Sua atividade Instagram

Histórico da conta

Você sabe qual foi a data de criação da sua conta do Instagram? É na área do “Histórico da conta” que está essa informação. Ela exibe também as alterações na bio do perfil, no nome do usuário e as configurações de privacidade feitas ao longo do tempo.

O recurso “Classificar e filtrar” também está presente e conta com os filtros de “tipo de atualização”:

  • bio;
  • conta criada;
  • e-mail,
  • mensagem;
  • nome;
  • nome de usuário;
  • privacidade;
  • senha;
  • site;
  • telefone.

Histórico da conta em Sua atividade Instagram

Pesquisas recentes

Sabe o campo de busca localizado na aba do Explorar? É exatamente esse mesmo conteúdo que é exibido no “Pesquisas recentes”. Dá para deletar tudo o que foi pesquisado de uma vez (clicando em “Limpar tudo”) ou apagar itens específicos (tocando no “x” ao lado deles). 

Links que você acessou

Mostra todos os links acessados recentemente dentro do Instagram. Segundo a plataforma, são mostrados os links clicados nos últimos 90 dias. Porém, em nossos perfis de teste, não apareceu a relação de links que clicamos em directs, stories, link na bio e posts patrocinados (🤷).

Links acessados no Instagram, visto em "Sua atividade"

De qualquer forma, a proposta é exibir os links e as datas em que eles foram vistos, e oferecer a opção de ocultá-los do histórico (ação irreversível).

Arquivados

Veja e gerencie todos os tipos de conteúdos arquivados no Instagram: publicações no feed (fotos arquivadas), Reels, stories, streams ao vivo (Lives). Lembrando que, ao arquivar conteúdos do feed, eles ficarão visíveis somente para o dono do perfil e podem ser colocados de volta no perfil a qualquer momento.

É a mesma funcionalidade da seção “Arquivar” também presente na lista de seções do menu principal.

Posts arquivados vistos em Sua atividade Instagram

Excluídos recentemente

Se quiser ver algum histórico do Instagram apagado por você e no prazo de 30 dias, é possível. Depois disso, os posts apagados no Instagram serão deletados permanentemente. É um bom prazo caso você tenha removido alguma publicação sem querer (ou um cliente seu, né social media?!).

Posts Excluídos recentemente visto em Sua atividade no Instagram

Baixar suas informações

Por fim, dá pra baixar a cópia das informações que você compartilhou no Instagram. Esses dados são enviados para o e-mail que você desejar e contêm suas fotos, comentários e informações do seu perfil. O formato do arquivo pode ser baixado em HTML ou JSON.

Baixar suas informações do Instagram em Sua atividade

Ver o histórico do Instagram possibilita reverter ações, deletar interações ou consultar informações importantes da conta. A ressalva é que na versão desktop (Instagram web) não existem os itens Tempo gasto, Pesquisas recentes, Links que você acessou, Arquivados e Excluídos recentemente. Entretanto, consideramos os recursos da seção “Sua atividade” bem úteis na rotina de quem gerencia o Instagram profissionalmente.

Falando em rotina, gastar muito tempo com tarefas operacionais pelo app do Instagram pode reduzir sua produtividade em tarefas estratégicas que necessitam mais do seu rendimento. Pra te ajudar a resolver isso, conheça alguns motivos pra você começar a agendar post no Instagram pelo Postgrain. Spoiler: tem presente no final desse artigo!