Como vender mais pelo Direct Message (DM) do Instagram

Como vender mais pelo Direct Message (DM) do Instagram

por Ana Tereza Moraes

Publicado em 25 de novembro de 2020

Você já deve saber que pra vender mais no Instagram é preciso manter uma boa consistência na criação de conteúdo, organizar seu perfil da melhor forma e, quando possível, criar anúncios nativos na plataforma. Mas, neste artigo, vamos falar de outro ponto super importante e que tem tudo a ver com a principal razão que leva todo mundo a usar as redes sociais: o relacionamento com os usuários! 

Pra aumentar os resultados da sua marca no Instagram e manter um relacionamento próximo e estratégico com os usuários, é essencial trabalhá-los como leads e transformá-los em clientes. E, pra isso, as direct messages (DM) do Instagram podem ser a sua principal arma, quando bem utilizadas.

Nesse artigo, vamos te ajudar a entender como vender mais pelo direct e conquistar mais clientes com diálogos estratégicos que não vão te fazer parecer um robô. Continua lendo pra conferir nossas dicas de abordagem e até alguns scripts que você pode adaptar pra sua marca!

Por que vender pela DM?

Algumas marcas podem ficar na dúvida se vale investir em vendas pela DM, mas são várias as vantagens de apostar nesse diálogo direto. Pra começar, as métricas de Engajamento têm muita força para o Instagram, e interagir por mensagens diretas conta muitos pontos pro algoritmo calcular o nível de interesse que um usuário tem no seu perfil. 

Quanto mais você troca interações com os usuários, maiores são as chances do seu conteúdo ser sempre entregue pra eles, seja no Feed ou nos Stories, que passa a aparecer logo entre os primeiros. É como diz o ditado: quem não é visto, não é lembrado. Por isso, sempre bom aproveitar todos os meios possíveis pra garantir que você vai ter presença certa no Feed dos seus potenciais clientes, né?

Em segundo lugar, mas nem um pouco menos importante, essa interação pelo direct é a melhor opção pra você estreitar seu relacionamento com o público. E me diz: quem é que não gosta de um tratamento exclusivo? Por mensagem direta, o usuário sentirá que está recebendo um atendimento personalizado e uma atenção especial aos seus interesses, o que fará com que ele se sinta ouvido pela sua marca e tenha mais confiança nela.

Mas como conseguir tudo isso e otimizar suas estratégias e como vender mais pelo direct? É isso que a gente vai te contar agora!

Dicas pra vender pelo direct do Instagram

  • Planeje suas abordagens antecipadamente

Nesse outro artigo aqui do blog sobre planejamento para Instagram, falamos da importância de definir o tom de voz e de comunicação da marca. Isso vale não apenas pros posts e legendas, mas também pra maneira que a marca interage nos comentários e no direct. 

Antes de começar sua estratégia e vendas pela DM, monte um planejamento que inclua:

  • O tom de voz (espontâneo, casual, íntimo, etc.) 
  • Estilo de abordagem (passiva, ativa)
  • Script de vendas (que caminho a conversa deve percorrer até que você consiga abordar a venda mais diretamente)
  • Antecipação de conflitos (problemas mais recorrentes que podem acontecer nessa comunicação, como insatisfação do usuário com algum preço ou produto, demora pra responder, etc.) 
  • Repostas prontas para as perguntas mais frequentes (FAQ)

Dica bônus pro seu planejamento:

Como configurar respostas rápidas no Instagram

A gente te ensina tudo sobre respostas rápidas nesse outro artigo, inclusive com dicas de algumas opções prontas pra já começar a usar. E pra te ajudar a configurar, trouxemos um tutorial aqui também:

Para começar a usar as respostas rápidas do Instagram, acesse as configurações do seu perfil, vá na parte de Configurações de Negócios e role a tela até Respostas Rápidas. Depois, clique no + ou em Nova resposta rápida para começar a configurar.

Como vender mais pelo direct do Instagram

No campo Mensagem, você deve inserir todo o texto que quer usar como resposta rápida pra aparecer pro seu cliente. Já em Atalho, escolha uma palavra ou termo que você vai usar pra acionar aquela resposta. Essa palavra fica visível só pra você e serve pra facilitar sua busca na hora que quiser encontrar uma mensagem pronta específica.

Como vender mais pelo direct do Instagram

Para começar a utilizar as respostas rápidas, clique no ícone de mensagens que fica embaixo de cada conversa. Depois, dê uma olhada nos atalhos e escolha a resposta rápida que desejar. Por último, é só clicar em Enviar pra usar!

  • Não pareça um robô!

Na etapa de planejamento, te aconselhamos deixar algumas respostas prontas e montar um script, mas isso não significa robotizar todo o processo! Talvez você até prefira usar algum bot pra responder todas as mensagens, caso seu volume de directs seja grande, mas, independente do caso, o mais importante é nunca parecer um robô.

O que torna a venda por direct mais atrativa é a possibilidade de um atendimento mais humanizado e personalizado, e, como mencionamos lá em cima, todo mundo gosta da sensação de estar recebendo atenção exclusiva. Isso significa que se um usuário perceber ou achar que está conversando com um bot, ele pode perder um pouco a confiança na marca e ficar até mesmo impaciente e desistir de trocar mensagens com você.

Por isso, por mais que você tenha um planejamento de respostas, abordagens e um rumo pré-definido pras conversas, o ideal é que isso sirva apenas de guia pra manter a comunicação alinhada e te poupar tempo, mas não deixe se tornar uma amarra robotizada. 

A dica é evitar textos prontos muito amarrados e formais e investir em abordagens mais casuais. Ao invés de chegar com um parágrafo pronto com todos os cumprimentos iniciais e perguntas prontas, tente algo mais casual – mesmo que você já tenha deixado pronto. Você pode, por exemplo, ir dividindo esse grande parágrafo pra ir sendo enviado em mensagens separadas, pra parecer que a conversa está fluindo espontaneamente.

  • Saiba quando fazer o primeiro contato

Você não precisa sair correndo atrás de vários usuários desesperadamente tentando realizar uma venda (e nem recomendamos que faça isso), mas, em alguns casos, vale a pena iniciar a abordagem se você perceber que ele demonstrou interesse.

Se o número de novos seguidores que chegam por dia na sua conta é algo que dá pra dar conta, teste mandar uma mensagem legal de boas vindas que já dá abertura pra aquele seguidor te dizer se está procurando algo específico ou algum tipo de produto. Lá no final do artigo, deixamos um exemplo de abordagem que você pode usar!

Outra tática muito famosa que as marcas usam é aproveitar o momento em que os usuários perguntam preços nos comentários pra chamá-los pra perguntar na DM. É uma estratégia que tenta pescar essas pessoas pela curiosidade, mas que pode desagradar muitos consumidores pelo suspense desnecessário. E isso pode te custar caro se a concorrência já está lá divulgando todos os preços no Instagram Shopping, por exemplo. 

Então, ao invés de obrigar o usuário a ir até você, aproveite esses casos pra você mesmo fazer o primeiro contato no direct. Viu que perguntaram o preço no post? Curta a mensagem e avise que vai entrar em contato. Encaminhe o post pro próprio usuário lembrar o que você está respondendo e já dê o preço logo de cara – sem esquecer dos cumprimentos iniciais, claro. 

Uma vez aberta essa janela de diálogo, tente fazer a conversa fluir mandando algum link do site, podendo ser já o link direto pra compra ou algum pra aba de produtos da mesma categoria, por exemplo. Você pode também aproveitar pra sugerir outros produtos no mesmo estilo/preço.

Só lembre de não sobrecarregar o usuário de mensagens. Trate como uma conversa normal que você teria com qualquer pessoa e vá tentando emplacar a venda com sutileza. 

  • Ofereça suporte sempre

Nem sempre as conversas no direct serão super positivas e com possibilidades de venda. Parece básico, mas é importante manter a calma e educação nas mensagens e também saber quando não forçar uma venda. Se a conotação da conversa não está legal, não adianta tentar empurrar uma venda sem contexto, senão o tiro pode sair pela culatra e você vai acabar perdendo de vez o cliente.

Pra não fechar a porta de vez com esse usuário, preste sempre suporte às dores e reclamações de quem entrou em contato com você! Ouça o que a pessoa tem a dizer e se proponha a ajudar na medida do possível ou esclarecer qualquer dúvida. 

  • Organize suas DM’s

Pra não se perder em relação a quais conversas estão caminhando, você pode utilizar ferramentas de gerenciamento pra organizá-las da melhor forma. Pelo Postgrain, por exemplo, é possível dividir as conversas entre Resolvidas, pro caso das que já foram finalizadas, Não lidas, pra aquelas que você ainda precisa responder, ou deixá-las na Caixa de entrada normalmente enquanto estão em andamento. Além disso, dá também pra inserir tags em cada uma pra filtrá-las por qualquer termo que te ajude a organizá-las e agrupá-las da melhor forma depois.

Como vender mais pelo direct: organize suas mensagens diretas pra manter o controle das interações!

  • Aproveite o público que engajou com você

Depois de iniciar diálogos com potenciais clientes por direct, a grande vantagem que você pode tirar das DM’s é aproveitar o público que engajou com você por lá pra criar segmentações para as suas campanhas no Instagram Ads.

Já que você já sabe que elas tiveram um interesse efetivo na sua marca e nos seus produtos, aproveite pra trabalhar esses leads também por anúncios, oferecendo cupons ou ofertas exclusivas. Esse pode ser o empurrão final que precisam pra fechar uma compra com você!

Pra saber como configurar uma campanha, é só clicar aqui pra ler.

Mensagens rápidas prontas pra salvar:

Já que você chegou até aqui nas nossas dicas de como vender mais pelo direct, vamos te passar essas dicas bônus de mensagens mais gerais que você pode aproveitar para o seu perfil de negócio. Mas fica a vontade para adaptar e deixar com a cara da sua marca, combinado? 

1 – Primeiro contato: 

Olá, tudo bem? Ficamos muito felizes que começou a nos seguir. Já deu uma olhada na nossa loja? Estamos com muitas novidades e promoções. Vem conferir!

Qualquer dúvida, é só falar com a gente, tá? Abraço e até mais!

2 – Convide o usuário para navegar no perfil: 

Vem dar uma olhadinha no nosso perfil e nossos destaques. Estamos com muitas ofertas especiais, acho que vai gostar!

3 – Desperte a curiosidade: 

A lista de amigos próximos pode ser uma grande aliada. Assim, você pode convidar o usuário a fazer parte de uma lista VIP e oferecer vantagens exclusivas. Exemplo:

Montamos uma lista exclusiva com nossos usuários premium. Por lá, eles recebem ofertas exclusivas e muitas outras vantagens. Ficaríamos muito felizes se você fizesse parte. Então, queremos te fazer um convite muito especial: quer fazer parte da lista de amigos próximos?

4 – Finalize a mensagem com um tom de “volte sempre”:

Gostou da sua compra? Esperamos que sim! Porque ficamos muito felizes que está levando um produtinho da família [nome da empresa] com você. Não deixa de nos acompanhar por aqui, tá? Até a próxima.

Agora é só começar 😉

E aí, se sente pronto pra começar a aproveitar o potencial das mensagens diretas pra aumentar suas vendas no Instagram?

Conta pra gente se nossas dicas serviram pra você!