Instagram Checkout: como funcionam as compras dentro do app

Instagram Checkout: como funcionam as compras dentro do app

por Ana Tereza Moraes

Publicado em 19 de janeiro de 2021

Entre as tantas novidades do Instagram, um dos principais investimentos da rede social nos últimos anos vem sendo a inserção da plataforma como parte cada vez mais essencial da jornada de compra de um produto, a ponto dos usuários um dia conseguirem cumprir toda essa jornada sem sequer sair do app.

Uma das atualizações mais recentes nesse sentido veio com o lançamento do Instagram Checkout – ainda em fase de testes – que é mais uma evolução do Instagram Shopping, a funcionalidade já conhecida do aplicativo que permite a lojas cadastrarem um catálogo de produtos no seu perfil comercial. O novo recurso permite que o usuário realize suas compras diretamente da rede social, sem precisar ser direcionado para nenhum e-commerce externo.

Neste artigo, vamos te explicar tudo o que já sabemos sobre o Instagram Checkout: como ele está funcionando, quais as regras pra utilizá-lo, quem já tem acesso ao recurso e suas principais vantagens. 

Vem conferir!

O que é e como funciona o Instagram Checkout

O Instagram Checkout é um passo adiante do Instagram Shopping. Além de marcar as imagens postadas com tag de preço e torná-las clicáveis, com o Checkout os perfis comerciais podem configurar suas Lojas pra que as vendas sejam feitas ali mesmo pelo app, sem precisar direcionar o usuário para outros links. Assim, os usuários gastam menos tempo pra finalizar uma compra – o que pode dar uma boa ajuda nas vendas.

Os perfis comerciais que já tem acesso ao recurso podem marcar seus produtos nas imagens e disponibilizar a opção de escolher tamanhos, cores e quantidade que o usuário deseja levar, assim como aconteceria em um e-commerce. Ali mesmo, o cliente pode escolher finalizar sua compra e optar por formas de pagamento, que incluem cartão de crédito e PayPal. Após concluído o pagamento, as informações de prazo e entrega também são todas disponibilizadas na própria rede social.

 

Quem já pode usar o Checkout

Por enquanto, o recurso ainda está em fase de testes e disponível apenas nos Estados Unidos, pros perfis comerciais de lojas que tenham base no país. Entre as marcas que já utilizam estão grandes nomes como Adidas, Burberry, H&M, MAC Cosmetics, Revolve e Zara. 

A Zara é uma das marcas que já tem acesso ao Instagram Checkout

 

Pra utilizar o Checkout, é preciso já ter um e-commerce funcionando, e o empreendedor ou o seu time de desenvolvimento deve se certificar de que ele é compatível com o Instagram. Assim, a ferramenta consegue extrair a base de dados necessária e integrar o carrinho de compras ao seu app. Plataformas como o Shopify e o BigCommerce, por exemplo, já permitem essa integração.

Além disso, entre outras especificações, o Instagram cita que o perfil comercial deve mostrar credibilidade pra conseguir se cadastrar no Checkout, o que inclui “uma presença autêntica e estabelecida” e “também pode incluir a manutenção de uma base suficiente de seguidores”, segundo os Requisitos de Qualificação para Comércio disponíveis nesse link na Central de Ajuda da rede social.

Existe alguma taxa? 

Nos EUA, onde o recurso já está funcionando, a taxa cobrada pelo Instagram sobre as vendas tem sido de 5% no caso de transações acima de US$ 8. Para as vendas abaixo desse valor, a cobrança fica no preço fixo de US$ 0,40.

Principais vantagens de vender pelo Instagram

A principal vantagem para os empreendedores que utilizarem o Instagram Checkout será conseguir encurtar a jornada de compra dos clientes e conseguir fechar uma venda ali mesmo pelo app, o que diminui o percurso do usuário, que não precisa mais ser direcionado para outro link.

Para os clientes, a ferramenta otimiza a experiência de compra e torna tudo mais prático e cômodo, sem precisar abrir links ou percorrer o site completo pra encontrar aquele produto que ele viu no Instagram.

Além disso, em ambos os casos, a facilidade de já ter e-mail, endereço e cartão cadastrados de maneira segura na plataforma para compras em qualquer loja elimina mais essa etapa do processo na hora de finalizar a compra, tornando tudo mais rápido e menos suscetível a desistências.

O Instagram como marketplace

Entre as nossas previsões de tendências para 2021 na rede social, já falamos da possibilidade do Instagram se tornar um marketplace muito em breve, diante das constantes atualizações e lançamentos voltados para o comércio e para as necessidades de empreendedores e consumidores.

Depois de confrontar abertamente o Snapchat, o TikTok e, mais discretamente, o YouTube, quem sabe o próximo gigante que Mark Zuckerbeg vai tentar bater de frente não sejam os grandes e-commerces multinacionais?

Mas e o Brasil?

Por enquanto, não há data oficial pra liberação do recurso no Brasil, mas o Instagram já se pronunciou sobre expandir o acesso ao Checkout para mais países conforme a plataforma for otimizando o recurso. E, como sabemos, o Brasil costuma ser um dos principais mercados para novos lançamentos e testes da rede social, então vamos ficar de olho pra manter esse post sempre atualizado pra você. 

Já salva esse link aí na sua pasta de favoritos pra saber onde checar as informações mais recentes sobre o Instagram Checkout 😉