TikTok e Reels: ideias de conteúdo pra sua marca viralizar

TikTok e Reels: ideias de conteúdo pra sua marca viralizar

por Ana Tereza Moraes

Publicado em 22 de fevereiro de 2021

O TikTok é provavelmente a rede social que cresceu mais rapidamente nos últimos anos e hoje já conta com mais de 15 milhões de usuários ativos no Brasil, além de ser a quarta maior rede social do mundo em número de usuários, com cerca de 1,5 bilhão.

De olho nesse crescimento e na influência cada vez maior que o app vizinho vem ganhando, o Instagram não quis ficar pra trás e lançou o Reels com a mesma proposta do TikTok, conseguindo conquistar rapidamente uma forte adesão.

Assim como o Instagram, as marcas viram que não tinha mais como ficar de fora da febre dos vídeos curtos e dinâmicos e, atualmente, já incluem o formato em seus planejamentos pras redes sociais. Se você também está querendo investir nesse tipo de conteúdo pra não ficar pra trás, continue lendo esse texto que vamos te dar ajudar com:

Estatísticas do TikTok

Por ser um recurso relativamente novo e estar inserido dentro do próprio Instagram, ainda não se tem dados específicos sobre o Reels, mas é de se esperar que — diante da semelhança entre as propostas e formatos — o Reels atraia um público semelhante ao do TikTok, que consiste principalmente na Geração Z.

Aqui embaixo, vamos te mostrar algumas estatística que já sabemos sobre o TikTok e que você deve ter em mente na hora de pensar sua estratégia de conteúdo:

  • 41% dos usuários do TikTok têm entre 16 e 24 anos.
  • Dito isso, em menos de 18 meses, o número de usuários adultos do TikTok nos EUA cresceu 5,5 vezes.
  • 44% dos usuários são do sexo feminino, enquanto 56% são do masculino.
  • 90% de todos os usuários do TikTok acessam o aplicativo diariamente (a nível de comparação, estima-se que 3/4 de todos os aplicativos baixados costumam ser acessados só ​​uma vez e, em seguida, totalmente esquecidos, o que nos faz perceber que o TikTok parece se encaixar melhor nesse ¼ de exceção). 
  • No que diz respeito ao tempo diário gasto no TikTok, usuários gastam em média 52 minutos por dia no aplicativo. 
  • O TikTok está disponível em 155 países e em 75 idiomas
  • Houve um número médio de mais de 1 milhão de vídeos vistos todos os dias em um ano.
  • 60% dos usuários afirmam usar o TikTok pra se entreter, 28% disse usar pra se inspirar e 23% pra encontrar tendências.

Fontes: Oberlo e Global Web Index.

Características em comum entre TikTok e Reels

Como mencionamos, o Instagram Reels foi lançado pra bater diretamente de frente com o TikTok (assim como o Stories, que na época surgiu pra competir com o Snapchat), e, por isso, ambos têm muitas semelhanças: 

  • Formato: vídeos curtos, entre 15 segundos e 1 minuto. 
  • Características: humor e espontaneidade.
  • Recursos: textos, músicas, efeitos e filtros especiais, cortes rápidos, dublagens, etc.
  • Distribuição: tanto no TikTok quanto no Reels, os vídeos podem ser entregues até mesmo para usuários que não sigam o criador daquele conteúdo, o que faz com que o formato tenha um amplo alcance. No feed principal do TikTok, a aba “Para você”, o algoritmo escolhe vídeos de toda a rede de usuários com base no que você pode gostar – semelhante aos “Recomendados” do YouTube. E quando o algoritmo do app começa a acertar, você começa a ficar horas rolando o feed! 
  • Formas de ser encontrado: além do feed principal, um vídeo pode ser encontrado nos dois apps a partir das hashtags mais utilizadas ou as de desafios que viralizam; através do link das músicas ou áudio utilizado; ou clicando no link do filtro utilizado no vídeo pra encontrar outros com o mesmo filtro (no caso do TikTok). Além disso, o TikTok tem uma página de descoberta com banners e novidades onde costuma destacar conteúdo em alta recentemente, novas campanhas e parcerias com grandes marcas e instituições.

Entre alguns pontos que diferenciam as duas redes estão os recursos de criação de conteúdo e compartilhamento. 

Algumas das funções que o TikTok tem e ainda não chegaram no Reels são as de “costurar” vídeos, que é quando o usuário grava algo “respondendo” ou interagindo com outro vídeo em tempo real, e a de “dueto”, que é quando se colocam dois vídeos lado a lado em uma só publicação. Os dois são uma ótima forma de gerar interação com outros usuários de maneira espontânea e se incluir nas tendências do momento! 

Cada um, inclusive, tem suas próprias hashtags nas quais você pode clicar e conferir vários exemplos de vídeos nesse estilo!

#Costurar | #Dueto

Outro recurso que, por enquanto, só tem no TikTok, é a possibilidade de salvar os vídeos no rolo de câmera ou compartilhá-los em outra rede social com uma marca d’água gerada automaticamente, que acrescenta a logo do TikTok e do seu nome de usuário no canto do post.

Dicas de como criar conteúdo pro TikTok e pro Reels

As dicas que vamos trazer valem pros dois formatos, mas vale lembrar que, diante das diferenças entre as plataformas, é importante tentar diversificar os conteúdos que você produz pra cada rede social e tirar vantagem das especificidades de cada uma. 

Primeiro porque por ser apenas um espaço dentro do Instagram — diferente do TikTok, que é um app por si só e com público específico — o Reels tem a capacidade de alcançar um perfil mais diversificado de usuários do que o TikTok, onde os usuários já são mais acostumados a consumir aquele tipo de conteúdo diariamente e acompanha mais de perto as trends (tendências) do momento. Ou seja: o público no TikTok provavelmente pode pegar mais facilmente as referências a memes, desafios e virais do que no Reels. 

Além disso, pode ser que um mesmo usuário te acompanhe nas duas plataformas, e ninguém para pra ver conteúdo repetido, né? 

Dito isso, vamos às dicas!

Encontre sua comunidade e se envolva nela

Um dos principais motivos para investir mais nesse formato, principalmente no TikTok, é o aspecto forte de comunidade que existe por lá. E comunidades fortes são também comunidades engajadas, então encontre a que melhor se encaixa com a sua marca e público e se insira nela. Ou até mesmo crie a sua própria comunidade em torno da marca. 

Tem público pra tudo por lá: mãe de planta, pet lovers, entusiastas de música, apaixonados por decoração, gamers, interessados em assuntos específicos como dicas de saúde, investimento, tecnologia… Enfim, o que não falta é espaço pra crescer em qualquer nicho!

Invista em conteúdo informativo e busque entender a comunidade que você pretende se inserir pra fazer isso da melhor forma. Observe quais os principais interesses dessas pessoas, o que está em alta nessa “bolha”, que tipo de conteúdos são mais populares nesse recorte específico de usuários, quais são as gírias, as hashtags mais utilizadas, os memes, as tendências, etc.

Saiba o que está em alta

Primeiro e mais importante: acompanhe as tendências de modo geral. 

Fique de olho nos principais memes, desafios, hashtags, músicas, filtros e assuntos do momento, principalmente naqueles que mais interessam o seu perfil de público. Eles podem te render boas ideias pra vídeos com grande potencial de viralizar. E o legal é que vai mostrar que sua marca está sempre atualizada e em sintonia com o que o público acompanha por aí.

Você pode até mesmo criar seus próprios memes ou desafios pegando como gancho situações recentes que estão repercutindo. É só soltar a criatividade!

Pra acompanhar as hashtags, filtros e músicas mais em alta no TikTok, basta clicar na lupa de “Descobrir” e ver as principais tendências do dia. Clicando em cada uma delas, você consegue ver todos os vídeos postados ali e a quantidade de usuários que já utilizaram o áudio, filtro ou hashtag.

TikTok e Reels: dicas e ideias de conteúdo

No Instagram, ainda não há uma aba semelhante que te ajude a descobrir essas tendências pro Reels, mas pode confiar: normalmente o que surge no TikTok termina viralizando por lá também, e vice versa. Então em apenas um app você pode pesquisar as tendências pra investir nos dois! 

Use bem as hashtags

As hashtags vão te ajudar a aumentar o alcance dos vídeos e ser encontrado por ainda mais usuários. Fique de olho nas hashtags mais populares, como a #foryourpage no TikTok, mas dê preferência às que tenham a ver com seu conteúdo e com a sua marca.

Se você gerencia o perfil de um pequeno negócio, por exemplo, hashtags como #smallbusiness e #pequenosnegócios são uma ótima aposta pra se inserir nessa comunidade de empreendedores e pode atrair o público que costuma acompanhar mais de perto empresas menores, mais humanizadas e próximas da sua realidade.

Se você for fazer tutoriais, por exemplo, busque pelas hashtags mais comuns pra isso e insira algumas que tenham a ver com sua marca também, como #tutorialdemaquiagem se sua marca for de maquiagem, ou #receitadebolo se o seu conteúdo estiver ensinando uma receita legal, e por aí vai. 

Você também pode pesquisar alguma dessas na barrinha de pesquisa e ver sugestões de tags semelhantes ou filtrar os vídeos por dia, relevância e número de curtidas, assim você pode pegar as melhores inspirações!

TikTok e Reels: dicas e ideias de conteúdo

Só não abuse pra no fim sua legenda não ficar saturada de hashtags, ok? Use o bom senso e saiba escolher apenas as hashtags necessárias pra ser encontrado pelas pessoas certas. 

Desafios

Acompanhar os desafios do momento vai te ajudar a ter mais ideias de conteúdo pra sua marca. Fique de olho nas novidades que estão surgindo e veja se alguma se encaixa com o perfil da sua marca e com o seu produto/serviço. 

Essa é uma ótima maneira de se comunicar com o público do TikTok e Reels utilizando uma linguagem já familiar pra eles, e ainda inserir sua marca de maneira espontânea no Feed das pessoas, podendo até mesmo viralizar (nunca se sabe, né?). Além disso, ajuda a passar uma imagem mais descontraída e humanizada da sua marca e te aproxima do público, que vai sentir que você também faz parte daquela comunidade com ele.

E só pra lembrar que reproduzir os desafios inclui usar as hashtags deles e ficar de olho nos áudios utilizados. Eles também são uma forma de aumentar seu alcance, já que servem como link por onde as pessoas podem encontrar mais vídeos que estão usando aquele mesmo áudio nos seus vídeos. 

Dica extra: antes de fazer seus vídeos, aproveite pra acessar também os conteúdos que já estão usando os mesmos áudios e hashtags que você quer usar e se inspire neles! 

Esse é um aspecto interessante do TikTok: quando um formato de vídeo ou áudio já está viralizando, colocar um toque pessoal nele faz toda a diferença. Isso porque quem já viu vários posts com aquele formato não vai olhar pro seu e pensar: “De novo isso? ?”.

Be relatable (ou seja: gere identificação!)

O principal desses vídeos tanto pro TikTok como pro Reels é o humor e a espontaneidade, mas também a capacidade de gerar identificação com o público, que gosta de se enxergar em situações cotidianas retratadas de um jeito engraçado, inteligente ou simplesmente inusitado. 

Pense em formas de incluir sua marca, serviço ou produto no dia a dia das pessoas que podem ser seus potenciais consumidores. Que problemas e dores elas passam que seu produto pode resolver? E como comunicar isso de um jeito divertido que gere identificação?

Parceria com influenciadores 

Pense em parcerias estratégicas que você pode fazer com essas pessoas que já dominam o TikTok e o Reels e são reconhecidos por isso, além de já serem rostos familiares pro seu público. Eles vão ajudar a promover sua marca de uma forma que pareça espontânea e usando a melhor linguagem possível para as redes sociais! 

Você pode propor um novo desafio e fechar uma parceria com alguns influenciadores pra te ajudar a viralizar, ou, por exemplo, trabalhar com eles em um roteiro rápido que mostre o seu produto no dia a dia e pareça genuíno pro público que já os acompanha.

PS: não precisa se prender aos grandes nomes que podem ser até caros demais pra sua marca. Como o TikTok e o Reels proporcionam um alcance muito bom e as chances de viralizar são boas, pequenos micro influencers também podem trazer ótimos resultados, principalmente se tiverem o perfil certo pra casar com a sua identidade de marca!

Pra se inspirar: 5 marcas (entre pequenas e grandes) que fazem sucesso no TikTok e no Reels

Netflix

Pra anunciar sua chegada no TikTok, a Netflix criou o desafio #TudumChallenge em parceria com artistas e influenciadores que consistia em fazer uma dancinha ao som de uma versão musical do som de abertura já conhecido do serviço de streaming (que faz um som semelhante ao “tudum” da hashtag criada pro desafio”). 

A ação rendeu até mesmo um destaque no próprio TikTok, que fez um vídeo pra divulgar a nova parceria:

 

Kamaleão Color

A @KamaleãoColor utiliza muito a hashtag #CabelosColoridos no Reels, já que a marca produz tintas e tonalizantes de cores intensas e marcantes. Eles usam muito também hashtags próprias que os usuários e consumidores da marca podem usar pra criar seu próprio conteúdo e depois terem a chance de aparecer no perfil da Kamaleao. 

Isso cria um senso de comunidade a ainda incentiva os próprios usuários a fazerem uma divulgação espontânea da marca que você gerencia, o que vai facilitar seu trabalho já que você terá conteúdos gerados pelos usuários pra aproveitar!

TikTok e Reels: dicas e ideias de conteúdo

Papelaria Unicórnio

Apesar de não ser uma grande marca conhecida, a @PapelariaUnicórnio soube muito bem como utilizar o TikTok pra expandir seu alcance e já acumula mais de 740 mil seguidores (até o momento da postagem desse artigo). Pra você ter uma ideia, isso é bem mais do que grandes marcas como a Guaraná Antártica, que tem 222 mil seguidores, ou a Cacau Show, que tem 216 mil.

Boa parte dos conteúdos da papelaria são bem espontâneos e simples, mostrando os produtos disponíveis, testando esses produtos, tirando dúvidas dos seguidores e interagindo bastante com os usuários.

Um tipo de vídeo muito comum que a Papelaria Unicórnio costuma postar é mostrando como eles separam os pedidos de seguidores do TikTok, dando dicas do que foi comprado e fazendo com que as pessoas se sintam mais próximas da marca, como se fossem mesmo parte de uma comunidade. 

O exemplo da Papelaria Unicórnio mostra a importância de criar conteúdo específico pra uma (adivinha?) comunidade que já consome vídeos do mesmo tipo no aplicativo.

TikTok e Reels: dicas e ideias de conteúdo

Butterfly Resinas

A marca de produtos artesanais feitos com resina também é um ótimo exemplo de um pequeno negócio que pode ir bem longe com a ajuda do TikTok. 

Quem cria todo o conteúdo é @Geandra_ no seu próprio perfil. Ela também é responsável pela produção das peças e consegue atrair usuários e clientes mostrando vídeos de como são feitas as criações em resinas e falando as curiosidades do processo, sempre numa pegada um pouco “do it yourself (DIY)”, o famoso “faça você mesmo”.

Ela também interage muito com os seguidores respondendo várias perguntas em vídeos, não só sobre os próprios produtos dela como também dando dicas pra quem quer trabalhar com o material e começar o próprio negócio. 

TikTok e Reels: dicas e ideias de conteúdo

Desinchá

A empresa de chás é um exemplo de marca que está tanto no TikTok quanto no no Reels e consegue se sair bem nas duas redes sociais. 

Boa parte dos conteúdos da Desinchá apostam nas mesmas características que já falamos que são marcas registradas desse formato de vídeo: humor e espontaneidade. Os vídeos com mais visualizações da marca são sempre fazendo alguma graça pra tirar as dúvidas das clientes, tornando a comunicação leve e descontraída.  

Mas eles também têm investido em um conteúdo mais produzido, com receitas que podem ser feitas com o Desinchá, vídeos com especialistas em nutrição dando dicas rápidas ou tirando dúvida e divulgando as principais promoções e novidades da empresa. 

TikTok e Reels: dicas e ideias de conteúdo

Conclusão 

Tanto o TikTok quanto os vídeos para o Reels podem ser ótimas maneiras de ampliar seu alcance e reconhecimento, além de se aproximar com o público com conteúdos simples e que vão gerar identificação dos consumidores com a sua marca. E como vimos, basta ter criatividade e saber dosar o humor do jeito certo pro seu perfil que as chances de os conteúdos darem certo são enormes.

Conta pra gente: agora que você tem todas as dicas e bons exemplos pra inspirar, pretende investir mais nesse formato?