3 tipos de conta no Instagram: qual a melhor pra você

3 tipos de conta no Instagram: qual a melhor pra você

por Ana Tereza Moraes

Publicado em 29 de novembro de 2021

Lá atrás, o Instagram começou sendo apenas um app de edição e compartilhamento de fotos pessoais. Porém, à medida que a rede social foi crescendo e conquistando novos milhões de usuários, surgiram também novas possibilidades dentro da plataforma e novos tipos de conta no Instagram foram surgindo. 

Entre grandes marcas, pequenos negócios locais, perfis pessoais e criadores de conteúdo, hoje em dia o Instagram conta com um público de objetivos e gostos bem variados. E, pra cada um deles, existe um tipo de conta ideal pra configurar no Instagram.

Por que o Instagram trabalha com diferentes tipos de conta?

Atualmente, o Instagram oferece 3 tipos de conta. São elas: 

  1. A conta pessoal
  2. Conta comercial 
  3. Conta de criador de conteúdo

Você pode estar se perguntando: e pra que tipos diferentes? 

A questão é que esses grupos de usuários que se encaixam no perfil de cada tipo de conta possuem objetivos, necessidades e interesses diferentes na rede social. Pra garantir que cada um consiga ter as vantagens que precisa e não confundir ninguém com um excesso de informações, o Instagram dividiu alguns dos seus recursos pra diferenciar cada tipo de conta.

Assim, cada usuário pode escolher a que mais atende seus interesses!

Qual a diferença entre os tipos de conta no Instagram?

Pra você entender melhor cada uma delas e qual é melhor pro seu perfil, vamos explicar os principais pontos de cada tipo de conta.

1. Conta pessoal

A conta pessoal nada mais é que a conta “padrão” de qualquer usuário que cria um perfil no Instagram. Ela é, digamos assim, a conta “original”, que funciona desde a criação do app e tem recursos mais que suficientes pra quem quer apenas compartilhar suas fotos e vídeos numa boa e interagir com amigos, parentes e outros perfis, sem objetivos profissionais ou comerciais.

Apesar de ser mais simples e não contar com a variedade de recursos dos outros tipos de perfil (como: métricas, criação de anúncios, loja, etc.), não se preocupe: a conta pessoal não te deixa em “desvantagem” nem tem um alcance menor que outras. Ela simplesmente é voltada para uso pessoal, e não profissional, e por isso não vem cheia de “bugigangas” que um usuário comum não usaria.

Se você só está na rede social pra se divertir, compartilhar momentos e interagir, essa é a conta ideal pra você!

2. Conta comercial (Instagram for Business)

O Instagram for Business ou conta comercial é totalmente voltado para empresas, com recursos extras que facilitam com que os negócios promovam seus produtos ou serviços através da rede social. Seja o seu negócio grande ou pequeno, internacional, regional ou local, essa é a conta pra você!

Entre os diferenciais da conta comercial em relação a conta pessoal estão:

  • Criação de anúncios ou posts patrocinados (Instagram Ads)
  • Acesso às métricas do seu perfil e conteúdo (Instagram Analytics)
  • Configuração de Loja (Instagram Shopping)
  • Informações de contato (e-mail, telefone)
  • Ferramentas de conteúdo de marca
  • Configuração de respostas automáticas pra facilitar o atendimento e interação
  • Exibição de categoria do perfil (aquele nome mais clarinho que pode indicar que o perfil é de um restaurante, agência, loja de roupas, etc.)

3. Conta de criador de conteúdo (Instagram for Creators)

A conta Instagram for Creators é voltada para criadores de conteúdo, ou seja, influencers, blogueiras, jornalistas, artistas, fotógrafos, videomakers ou qualquer outra pessoa que queira crescer criando conteúdo no Instagram de forma mais profissional e estratégica. 

Pra divulgar seu trabalho ou se tornar uma marca pessoal, como é o caso das influencers, por exemplo, esse tipo de conta é ideal pra quem quer transformar o seu perfil do Instagram na sua própria marca.

Entre os diferenciais da conta de criador de conteúdo em relação a conta pessoal estão:

  • Acesso às métricas do seu perfil e conteúdo (Instagram Insights)
  • Informações de contato (e-mail, telefone)
  • Configuração de respostas automáticas pra facilitar a interação
  • Exibição de categoria do perfil (aquele nome mais clarinho que pode indicar que o perfil é de um fotógrafo, jornalista, tatuador, designer, etc.)
  • Acesso ao Creator Studio
  • Ferramentas de conteúdo de marca
  • Organização da caixa de mensagens
  • Acesso a criação de Loja (Instagram Shopping)
  • Acesso a programas de monetização de conteúdo exclusivos para criadores

Conta comercial ou criador de conteúdo para minha marca?

Essa é uma dúvida muito comum pra quem está começando a investir mais no Instagram como uma plataforma profissional. 

Você pode avaliar os recursos de cada uma e ver qual melhor atende suas necessidades, mas, de modo geral, a recomendação do Instagram é a seguinte: 

  • Conta empresarial: “São melhores para varejistas, empresas locais, marcas, organizações e provedores de serviço.” 
  • Conta de criador de conteúdo: “São melhores para figuras públicas, produtores de conteúdo, artistas e influenciadores.”

Ou seja, pense bem se seu objetivo final é vender um produto ou serviço ou se é oferecer um conteúdo e informação. Pra te ajudar, trouxemos alguns exemplos de perfis famosos que usam cada tipo de conta:

Conta empresarial

https://www.instagram.com/shopee_br/

Conta de criador de conteúdo

https://www.instagram.com/andersonprofetaa/

Mesmo não sendo criador ou empresa, posso ter uma conta comercial?

Talvez você não se encaixe exatamente em nenhum desses perfis recomendados para conta empresarial ou de criador de conteúdo, mas isso não significa que você não pode usá-las.

Mesmo que seu objetivo no Instagram seja usar a rede social apenas de forma pessoal, é normal querer explorar mais o app e todos os seus recursos. Por isso, você pode escolher o tipo de conta que quiser pra usar no seu perfil. O Instagram não exige nenhum tipo de requisito ou documentação pra que você mude as configurações do seu perfil, então fique à vontade pra testar. 

Além do mais, quem sabe com o tempo você não começa a descobrir novas possibilidades e abre o seu próprio negócio ou se torna um criador de conteúdo no Instagram? Vale a pena investir e explorar tudo que a rede social tem pra oferecer. Teste e fique livre pra criar, assim você já vai acumulando experiência com isso 🙂 

Como mudar o tipo de conta no Instagram?

Independentemente da modalidade atual de conta que o seu perfil esteja configurado, é bem simples alterar o tipo de conta no app e dá pra fazer isso quando quiser! O único requisito pra passar de conta pessoal para conta comercial ou de criador, é que o seu perfil seja público, ok?

Passo a passo: 

  1. Abra seu perfil
  2. Vá no menu de navegação clicando nos três tracinhos do canto superior direito
  3. Clique em Configurações
  4. Selecione Conta
  5. Escolha Mudar tipo de conta
  6. Selecione o tipo de conta desejada e preencha as informações necessárias

E então, já sabe qual é o melhor tipo de conta do Instagram pra você? Comenta aqui embaixo que tipo você usa!