Feed do Instagram ganha ordem cronológica e favoritos

Feed do Instagram ganha ordem cronológica e favoritos

por Ana Tereza Moraes

Publicado em 06 de janeiro de 2022

Finalmente um pedido beeeem antigo dos usuários foi ouvido: a volta do Feed do Instagram em ordem cronológica! A rede social anunciou oficialmente no dia 05 de janeiro que está testando a visualização do Feed principal em três formas, que inclui ainda a lista de favoritos e uma página inicial com cada vez mais posts sugeridos de pessoas que você não segue. 

Continue lendo pra entender como vão funcionar os novos formatos de visualização da home e como mudar o seu Feed do Instagram para ordem cronológica ou para as outras versões disponíveis em breve.

Os 3 tipos de Feed do Instagram em 2022

Através do Twitter, o chefe do Instagram, Adam Mosseri, finalmente confirmou o que já havia sido vazado por insiders: o Instagram está testando a volta do Feed cronológico.


Mas ele não vem sozinho! Além dele, a rede social pretende trabalhar com mais outros 2 tipos de Feed simultaneamente, dando ao usuário a opção de escolher o que ele preferir.

São eles: Home (Página inicial), Favorites (Favoritos) e Following (Seguindo). Vem entender cada um deles:

  • Página inicial:

Esse é o Feed como já conhecemos atualmente, sem ordem cronológica e com o algoritmo decidindo o que seria mais relevante pra te mostrar. A diferença é que agora ele deve contar com cada vez mais sugestões de posts do Instagram sendo inseridos. A ideia é que fique mais parecido com o Reels, proporcionando a descoberta de conteúdos publicados por usuários que você não segue ainda.

  • Favoritos:

Esse é o Feed mais seleto dos três, que vai mostrar em ordem cronológica os posts feitos apenas por perfis que você selecionou pra sua lista de favoritos. Podem ser amigos próximos, seus artistas preferidos, perfis de marca e quem mais você quiser colocar.

  • Seguindo:

    Por fim, o Feed mais simples de todos vai mostrar apenas os posts de quem você segue, sem a inserção de posts sugeridos, e sempre em ordem cronológica.

O Instagram ainda não especificou como ficam os anúncios nesses diferentes formatos de Feed, mas provavelmente a exibição de posts pagos e impulsionados deve continuar normalmente em todos os três Feeds.

Como mudar o tipo de Feed do Instagram

Como a novidade ainda está em fase de testes, apenas alguns usuários já têm acesso às opções de Feed. Se você já recebeu essa atualização ou quiser entender como vai funcionar, dá uma olhada como é simples! Com poucos toques você já pode mudar essa visualização. 

  1. Abra o app do Instagram
  2. Clique em Home/Página inicial 
  3. Selecione o tipo de feed da sua preferência
  4. E pronto 🙂
tipos de feed do instagram

Três tipos de Feed do Instagram estão em fase de testes.

Previsão de lançamento da novidade

Segundo Adam Mosseri, chefe da rede social, os testes já estão em andamento e, se tudo der certo – e acreditamos que deve dar – a ideia é que os novos modelos de Feed sejam disponibilizados globalmente para todos os usuários ainda no primeiro semestre de 2022.

Já estamos ansiosos pra ter (um pouco) mais controle sobre o que vemos.

A trajetória do Feed do Instagram

Quando foi lançado o app, sua página inicial seguia a lógica mais simples de todas: a de ordem cronológica. Ou seja: os posts mais recentes eram exibidos no topo, enquanto os mais antigos iam ficando mais pra baixo à medida que você ia rolando a tela.

Mas, desde 2016, o formato de visualização do Feed do Instagram em ordem cronológica foi abandonado pela rede social e substituído por uma exibição de posts baseada em relevância. Foi daí que começamos a falar sobre ele: o tão debatido algoritmo do Instagram, que passou a filtrar e decidir o que vai aparecer primeiro para você de acordo com o que a rede social entende ser do seu interesse. 

(Vale lembrar também que a mudança veio junto com a chegada e expansão dos anúncios no Instagram, que passaram a ser exibidos entre os posts orgânicos.)

Já em 2021, vimos uma nova mudança: os posts sugeridos. Seguindo a mesma lógica do Reels – que por sua vez segue a mesma lógica do TikTok – o Instagram começou a inserir cada vez mais sugestões de posts no Feed dos usuários, exibindo conteúdos publicados por perfis que você ainda não segue, mas pode ter interesse neles. 

Agora, em 2022, a rede social se prepara pra mais uma mudança (e uma volta no tempo).

Como adequar seu conteúdo aos novos Feeds do Instagram?

No YouTube, nosso time deu todas as dicas pra você adaptar seu conteúdo a essa nova realidade de três opções de Feed:

O que isso significa para quem cria conteúdo para o Instagram?

Por um lado, com a chegada do feed de Favoritos e a volta do feed cronológico, fazer o perfil da sua marca ter uma relação forte com os seus seguidores e ser lembrado como uma boa fonte de conteúdo é ainda mais importante. 

Isso é o que vai contar na hora em que as pessoas selecionarem as contas para o seu feed de Favoritos e, claro, na hora em que estiverem rolando o feed “Seguindo”.

Já por outro lado, a página inicial com um número maior de posts sugeridos significa uma oportunidade pra aparecer cada vez mais pra quem ainda não te segue. Por isso, conhecer o algoritmo que seleciona quem aparece por lá e saber como criar um conteúdo que fisga a atenção do público nos primeiros segundos vai ser muito recompensador.

Aqui, é importante ter em mente que a entrega do algoritmo pode ser bem maior do que o esperado caso o post seja bem recebido desde o início. Já é assim que acontece no Reels e no TikTok com as tendências do momento.

E aí, qual formato de feed você gosta mais? Conta pra gente aqui nos comentários!