Cadastre-se
Por
Postgrain
02/02/2017
às 20:45

7 dicas para fazer uma campanha no Instagram

O Instagram é uma das redes sociais com maior destaque no mundo todo. Atualmente, já conta com mais de 700 milhões de usuários, sendo que mais de 45 milhões são do Brasil. O número de brasileiros na rede cresce em 1 milhão por mês.

Desde o segundo semestre de 2015, a plataforma oferece espaço para a criação de anúncios por empresas brasileiras. Assim, é possível impulsionar postagens de contas empresariais e alcançar um número maior de seguidores. Tudo isso com a ajuda de vantagens que o Facebook Ads também oferece, como a otimização de anúncios e a segmentação do público.

Por ser uma ferramenta relativamente nova, muitas empresas ainda não sabem qual é a melhor forma de criar uma campanha no Instagram. Neste artigo, vamos te ajudar a entender melhor como a plataforma funciona e como criar anúncios interessantes para o seu público. Curioso? Então, siga com a leitura!

Como funciona o Instagram Ads

A primeira parte de criar um anúncio no Instagram é entender o funcionamento da plataforma. A ferramenta permite que você utilize vídeos e fotos nas campanhas. Eles serão divulgados para os seus seguidores e as pessoas que possam se interessar pelas postagens.

A diferença entre um post patrocinado e um normal é que o alcance do anúncio é bem maior e não é restrito apenas ao feed dos seguidores do seu perfil. Além disso, ele receberá uma tag de Sponsored (patrocinado). As pessoas que visualizarem o anúncio poderão interagir com ele — curtir, comentar e seguir o seu perfil.

A importância das campanhas no Instagram para um negócio

Uma vez que o Instagram é uma rede social focada na imagem, você pode aproveitar essa característica para transmitir a cultura e a identidade da sua empresa de uma forma mais humanizada e próxima de suas personas. A seguir, veja algumas vantagens do Instagram para empresas:

  • permite que você crie visual storytelling, ou seja, a utilização de imagens para contar histórias que transmitam os valores da sua marca;
  • permite que a sua empresa se destaque em uma base de seguidores em pleno crescimento;
  • oferece uma gigantesca base de usuários do Facebook, que fornece dados para campanhas mais personalizadas e eficazes;
  • possibilita estratégias para divulgar o dia a dia da sua empresa (eventos, produtos, lançamentos etc.).

Cases de sucesso

O Instagram tem inúmeros cases de empresas que tiveram sucesso em suas campanhas e alavancaram seus resultados. Entre eles, podemos citar 3 importantes:

  • Cointreau: a marca de bebidas francesa tinha o objetivo de criar notoriedade e consciência de marca. Para tanto, investiu em conteúdos de vídeo focados na promoção de um estilo de vida. O resultado foi que a empresa conseguiu aumentar em 6 vezes o engajamento do público;
  • McDonald’s polonês: a marca de fast food criou estratégias na Polônia para impactar os Millennials (geração nascida dos anos 80 em diante). Como o público era jovem, a empresa passou a criar conteúdos divertidos e relevantes — principalmente fotos — para engajar a audiência. O próximo passo foi começar a exibir ofertas diretamente na tela do celular de seus seguidores (feed). Como consequência, a campanha trouxe um significativo aumento de 57 pontos no parâmetro “Lembrança” do anúncio.
  • Coca-Cola Indonésias: a multinacional de refrigerantes percebeu que o público na Indonésia preferia uma linguagem mais visual. Assim, desenvolveu uma estratégia que combinava fotografias de alta qualidade com o estilo cinematográfico. O resultado foi que, em pouco tempo, o público conseguia associar a Coca-Cola a valores como felicidade e amizade — obteve um aumento de 7 pontos no parâmetro “Associação de Mensagem”.

Se você ainda não se convenceu da importância do Instagram para o seu negócio, tenha em mente que, se o seu cliente está nessa rede social, a sua empresa também precisa estar! Por isso, a seguir, mostraremos o que você precisa fazer para levar a sua marca para esse canal tão importante.

Como fazer uma campanha no Instagram

Para criar um anúncio no Instagram, você precisa seguir alguns passos. A seguir, falaremos sobre eles.

1. Criação e configuração da conta

Em primeiro lugar, você deve ter um perfil no Instagram vinculado a uma página do Facebook. A partir das configurações dessa conta, você poderá acessar uma aba com o nome “Anúncios no Instagram”. Se a sua empresa utiliza o Business Manager do Facebook, é possível criar uma campanha (depois de logar na sua conta do Instagram) na aba “Contas do Instagram”, no menu de configurações.

E se você não tiver uma conta no Instagram?

Se você não tiver uma conta no Instagram ou se quiser associá-la a uma página do Facebook, você pode criar a campanha diretamente pelo Gerenciador de Anúncios do Facebook. Para esse caso, a sua página do Facebook será utilizada para identificação da campanha. Assim, o nome de usuário será o mesmo da página no Facebook, no entanto, ele ficará cinza e não clicável pelos usuários.

2. Comece a sua campanha

Agora que você já configurou a sua conta no Instagram, o próximo passo é acessar o Facebook Power Editor para começar a sua campanha. Feito isso, você deve clicar no canto superior esquerdo da tela para selecionar a sua conta.

Nota: caso você não tenha selecionado um método de pagamento dos anúncios, um quadro vermelho vai aparecer para lembrá-lo disso.

Na sua conta, você deve clicar em “Gerenciar Anúncios” no menu principal e, posteriormente, clicar em “Criar Campanha”. Agora basta você criar o seu anúncio da mesma forma que faria no Facebook. Para isso, você precisa escolher uma das 13 estratégias disponibilizadas, que vão desde “Impulsionar suas publicações” até “Aumentar o reconhecimento da marca”.

Os próximos passos são simples e intuitivos. Resumem-se a:

  • escolher um nome para a sua campanha;
  • escolher a sua audiência (público-alvo do anúncio);
  • definir um orçamento;
  • determinar o tempo por que o anúncio ficará em veiculação;
  • o nome do conjunto de anúncios;
  • escolher as opções de exibição (imagem única ou carrossel);
  • associar uma página do Facebook ao seu anúncio;
  • informações finais: a URL de destino, o texto do anúncio, o call-to-action e o formato do conteúdo.

Por último, você precisa enviar o seu anúncio e aguardar pela aprovação!

Agora que você já sabe o que fazer para criar uma campanha no Instagram, vamos te dar 7 dicas de como criar anúncios mais relevantes para o seu público.

1. Planeje a sua campanha

Uma campanha eficaz deve ter, antes de tudo, objetivos bem definidos. Imagine o que você deseja alcançar com o seu anúncio no Instagram. Pode ser apresentar um novo produto, conseguir mais acessos para o site, conquistar novos seguidores, entre outros. É o objetivo que vai te ajudar a determinar qual tipo de anúncio é o ideal para a sua empresa.

Busque pensar no que deve ser feito para alcançar o objetivo que você definiu. Se a sua meta é mais relacionada a fortalecimento da marca e branding, é melhor criar um anúncio focado no topo de funil, para atrair o público. Pode ser um vídeo com um conteúdo interessante para a sua persona ou uma imagem de teor mais abrangente, por exemplo. Vender um produto logo de cara não vai ser o ideal aqui.

Mas se o seu desejo é levar o usuário para a conversão, você já pode investir em um conteúdo mais voltado para a oferta de produtos, tudo sem exagerar, é claro. Lembre-se: é necessário, nesse caso, levar o usuário para uma página de conversão, como uma landing page ou página de contato.

Nota: páginas de conversão (landing pages) apresentam melhores resultados quando são responsivas (se adaptam a qualquer tipo de dispositivo).

Assim, a sua empresa deve sempre criar anúncios voltados para um objetivo. Campanhas sem foco geram resultados irrelevantes, então, fuja disso.

2. Fuja das métricas de vaidade

Uma prática bastante comum de quem posta seus primeiros anúncios no Instagram — e isso também vale em outras redes sociais — é torcer para que o número de curtidas, compartilhamentos e comentários aumente cada vez mais. No entanto, essas são apenas métricas de vaidade, ou seja, são números que não apontam resultados concretos para o objetivo da campanha (apenas massageiam o ego do dono do post).

Assim, como já dissemos, seus anúncios precisam manter o foco nos resultados. Logo, se o objetivo da sua campanha no Instagram é vender mais de um determinado produto e, consequentemente, obter um bom retorno para o gasto com a publicidade, por exemplo, você precisa acompanhar métricas que reflitam o real desempenho desse anúncio — como a Taxa de Conversão ou o ROI (retorno sobre o investimento).

Ao agir assim, você economiza o tempo que antes era desperdiçado por acompanhar números irrelevantes para o negócio e passa a analisar dados que direcionam a sua estratégia e podem gerar insights para as próximas campanhas!

3. Utilize um URL Builder

Se você deseja levar o usuário para outra página a partir de um anúncio no Instagram, utilize uma ferramenta de criação de URL. Assim, será possível rastrear a fonte do tráfego quando você for analisar as suas métricas de marketing digital e ter informações mais completas sobre os resultados da sua campanha.

4. Utilize nome curtos e fáceis de entender

Ao criar a sua página no Instagram (ou mesmo quando enviar os anúncios diretamente pelo Facebook), você deve ter cuidado com o nome que ela terá. Nomes muito grandes podem exceder o limite de caracteres e, fatalmente, serão cortados no anúncio.

Uma dica aqui é utilizar nomes ou siglas que remetam à sua marca. A marca esportiva Rebook, por exemplo, começou a usar a sigla “RBK” em sua identidade visual, e isso favoreceu as postagens com limitações de caracteres. Claro que, se você não é um grande player de mercado como a Reebok, uma abreviação no nome da sua empresa pode dificultar a interpretação dos seus seguidores. Portanto, pondere as opções para não exagerar no tamanho do nome e nem ficar irreconhecível.

5. Segmente o seu público

Assim como no Facebook Ads, no Instagram também é possível segmentar o público que receberá o anúncio a partir de diversos fatores. Muitas contas pessoais no Instagram são vinculadas ao perfil do Facebook, então, é possível utilizar qualquer informação que o usuário oferece em sua página como critério de segmentação.

Isso significa que você pode usar dados como: idade, gênero, estado civil, idioma, cidade em que mora, local de trabalho, interesses, páginas curtidas e muito mais.

Também é possível utilizar o critério de proximidade para os anúncios. Assim, eles aparecerão para pessoas que estão próximas de um determinado local, loja ou estabelecimento.

6. Escolha imagens de qualidade

O Instagram é uma rede que se baseia bastante na postagem de fotos, então, é importante ter cuidado na hora de escolher a imagem do seu anúncio.

Fique muito atento ao formato exigido pela plataforma. Utilizar um formato incorreto pode desconfigurar o anúncio. O Instagram Ads permite que você visualize como a postagem vai aparecer para o usuário antes de ativar a campanha.

O Instagram também limita a quantidade de texto presente na imagem para 20%, e seu anúncio pode ser barrado se ultrapassar essa proporção.

Busque entrar na onda do seu público. Use filtros e escolha imagens que se aproximem do tipo de postagem que a sua persona curtiria. Não adianta escolher uma imagem muito formal e séria se o seu público for mais jovem, por exemplo.

7. Use hashtags

Os usuários do Instagram usam e abusam de hashtags (#), e vai ser ótimo se a sua empresa fizer isso também. Mais do que um enfeite para a postagem, as hashtags funcionam como um hyperlink, uma forma de ser encontrado na rede social a partir de palavras-chave. Um anúncio com boas hashtags pode movimentar a rede social e ser mais facilmente encontrado por outras pessoas.

Dica bônus: prepare-se para usar o Instagram Stories

O Instagram Stories é uma funcionalidade da rede social que se tornou bastante popular nos últimos meses. Ele permite que os usuários enviem fotos ou vídeos curtos que desaparecem depois de 24 horas. É uma forma de compartilhar posts sobre atividades diárias para os seguidores.

Com a popularização do Instagram Stories, o aplicativo já permitirá que empresas anunciem a partir dele. Assim, o seu anúncio pode aparecer entre uma sequência de histórias de usuários. Será uma forma diferenciada e inovadora de entrar em contato com o público dentro do Instagram.

Agora, você já pode criar a sua própria campanha no Instagram. Fique atento às dicas que passamos neste artigo para planejar anúncios interessantes para o seu público. E se o conteúdo foi útil para você, não se esqueça de assinar a nossa newsletter!