Ícone do site Postgrain

7 passos para você aumentar suas vendas no Instagram

Celular aberto em uma publicação do Instagram com produto marcado

Quando se tem o objetivo de abrir um negócio on-line logo se pensa em montar uma loja virtual. Porém, uma das alternativas mais práticas que está conquistando muitos empreendedores na internet é o comércio através das mídias sociais. Nesse cenário, destaca-se o Instagram, pois o aplicativo tem se mostrado eficiente para o comércio virtual, trazendo visibilidade para as marcas, aproximação com os clientes e, consequentemente, mais vendas.

Porém, muitas pessoas podem achar fácil criar um perfil nas redes sociais, anunciar os seus produtos e simplesmente esperar por grandes resultados. Não é bem assim. Para conseguir montar um negócio próprio através do Instagram, é necessário traçar estratégias que garantirão o seu sucesso. Por isso, um bom planejamento é imprescindível.

Para ajudar nessa empreitada, preparamos 7 passos para você implementar uma estratégia eficiente e aumentar as suas vendas no Instagram. Confira!

1. Mantenha um perfil completo

Ao criar um perfil na rede social, você deve preenchê-lo com todas as informações do seu negócio para que a sua persona conheça a sua marca. Deixe claro se você oferece uma linha de roupas, acessórios ou artigos de decoração, por exemplo. Use uma foto de perfil que possibilite a identificação do usuário com a sua marca e preencha a descrição.

Não deixe de mencionar onde está a sua loja, pois, mesmo quando os negócios são apenas on-line, os clientes gostam de saber a localização dos fornecedores dos produtos. Acrescente também as formas de pagamento, entrega e contato.

Essas são informações imprescindíveis para que a sua estratégia de vendas no Instagram comece a dar certo. Assim, você informa ao seu cliente tudo o que ele precisa saber para começar a se interessar e confiar em sua loja.

2. Defina os tipos de fotos

É muito importante que você defina um padrão para as fotos de suas postagens. Pesquise referências em alguns perfis, observe quais os modelos de fotos dão mais certo e defina o melhor tipo de imagem para o seu negócio.

Leve em consideração também o que a sua persona deseja ver, se apenas fotos de mercadorias e imagens de inspiração, ou se fotos de clientes usando os seus produtos. Após definir isso, pense em um padrão de filtros.

Com a popularização do Instagram, as pessoas estão cada vez mais personalizando os perfis com os filtros. Porém, o mais interessante é usar apenas um tipo de filtro. Assim, você consegue criar um visual mais agradável e organizado para o seu perfil, marcando o estilo da sua marca.

3. Decida os melhores dias e horários para as postagens

É muito importante você saber quais são os melhores dias e horários para postar no Instagram. Leve em consideração o padrão que identifica os horários em que as redes sociais têm maior número de usuários ativos. A partir disso, comece a fazer testes.

Observe também quais são os dias e horários em que as suas postagens possuem mais engajamento, pois isso indica os momentos em que a sua persona acessa o aplicativo. Assim, você terá uma base de períodos para postar e conseguir atingir os seus clientes de maneira eficiente.

4. Sempre atualize o seu perfil

Nunca deixe o seu perfil abandonado. É muito importante manter uma frequência de postagens para que a sua persona veja que você está ativo. Perfis abandonados ou com poucas atualizações não vendem.

Por isso, para obter mais vendas no Instagram e reconhecimento de marca, poste de 2 a 3 vezes no dia e em horários diferentes. Não ultrapasse muito essa quantidade de postagens, pois isso pode cansar os seus clientes, fazendo com que você perca seguidores. Sempre mantenha um equilíbrio.

5. Escolha as melhores legendas e hashtags

Além de trabalhar bem as imagens para o seu perfil, você deve pensar nas legendas como parte da estratégia, já que elas vão traduzir a sua imagem. Por isso, construa textos claros e explicativos.

Como o Instagram é mais voltado para o aspecto visual, as pessoas prestam atenção em legendas pequenas. Por isso, não faça textos longos, mas, sim, pequenos e interessantes, trazendo a informação que a sua persona procura.

Além disso, utilize hashtags para caracterizar as suas postagens. Escolha elementos que tenham a ver com o seu negócio e que não sejam muito genéricos. Não exagere também no uso das hashtags, colocando até 3 por postagem.

6. Interaja com os seguidores

Uma das práticas mais importantes para você ganhar seguidores e fidelizar clientes é interagir com eles. Além de mostrar que está ativo e disposto a conversar, você transmite confiança, criando um relacionamento mais próximo com o seu público.

Por isso, sempre responda a comentários, dúvidas e mensagens privadas, não esquecendo de retribuir likes. Tire um momento do dia para visitar perfis de clientes, curtir e comentar algumas fotos. Isso não só traz visibilidade para o seu perfil, como também atrai mais usuários para conhecerem a sua marca, o que pode converter potenciais clientes em futuros consumidores.

7. Utilize plataformas de monitoramento

Para otimizar o seu trabalho e observar a estratégia de maneira geral, utilize plataformas de monitoramento. Elas ajudarão no seu trabalho de organização, agendamento de postagens, acompanhamento de comentários e likes e, ainda, no crescimento do perfil de maneira geral.

Algumas das ferramentas mais eficientes para esse trabalho são o Postgrain e o Wisp Social. Além de ter acesso a todos os recursos já citados, com eles você pode acompanhar a sua performance através da análise de métricas, retorno sobre o investimento e relacionamento com os clientes.

É através desse tipo de ferramentas que você verificará se a sua estratégia está dando certo ou se você precisa mudar o seu planejamento. Por isso, é interessante fazer o trabalho de divulgação e vendas no Instagram com o auxílio de uma plataforma de monitoramento.

Por fim, é claro que você quer ter sucesso em suas vendas no Instagram. Então, é muito importante que você siga os 7 passos do post de hoje. Observe sempre o comportamento da sua persona para você adaptar as estratégias aos interesses dela, principalmente com relação ao aspecto visual do seu perfil. Lembre-se de quem é o público para o qual você quer vender, levando sempre em consideração as suas características e dúvidas e procurando fazer o melhor atendimento possível.

A partir dessas dicas, você terá grandes resultados com vendas no Instagram. E se gostou do conteúdo, compartilhe este post nas suas redes sociais para ajudar mais empreendedores a terem sucesso em seus negócios de comércio on-line!

Sair da versão mobile