Ícone do site Postgrain

Algoritmos de Recomendação: Por que o Instagram Sugere Conteúdos pra Você?

Algoritmos de Recomendação

Os algoritmos de recomendação são fundamentais para qualquer perfil de sucesso. Nesse conteúdo, vamos explicar como eles funcionam e como utilizar a recomendação ao seu favor, especialmente se você é social media.

Algoritmos de Recomendação: O que são?

Toda rede social tem o objetivo de manter o usuário por mais tempo, não é verdade? Com o Instagram funciona da mesma forma e por isso os algoritmos de recomendação foram criados. 

Eles são códigos que “observam” o comportamento do usuário na plataforma e com isso fornecem sugestões personalizadas de conteúdo, filtrando os conteúdos que potencialmente são do seu interesse para você consumir ainda mais. 

Imagine que você está em uma pizzaria e gosta muito de pizza de queijo. Com isso, os colaboradores do estabelecimento oferecem opções semelhantes à pizza de queijo que você gosta, como a pizza marinara, margherita e a de frango com queijo. 

O Instagram e outras plataformas funcionam da mesma forma. O Instagram, em especial, tem o recurso ‘Explorar’ no canto inferior do aplicativo para essas sugestões.

Algoritmos de Recomendação: Como Eles Funcionam?

A recomendação do Instagram funciona como um ciclo de coleta de dados, processamento e recomendação. Ou seja, o algoritmo de recomendação “observa” o que você gosta, entende qual a melhor recomendação no momento e recomenda.

Coleta de dados

A coleta de dados é o primeiro passo nesse ciclo. O algoritmo “observa” suas interações com outros perfis e publicações. Ou seja, o que você curte, comenta, salva, pessoas que você segue e os conteúdos que você mais visualiza por dia. 

Além disso, outros dados fundamentais são o tempo que você passa na rede social, seu histórico de navegação e até mesmo as publicações que você ignora. 

Sim, ignorar também é um dado valioso para o algoritmo determinar o que você deseja ver e o que você não deseja ver. Basicamente, tudo que o usuário faz no Instagram conta como uma informação.

Processamento de dados

Após coletar todas essas informações do usuário, o algoritmo processa esses dados buscando padrões e correlações entre os dados com base em machine learning. Por exemplo, de 10 perfis que um usuário segue, o algoritmo percebe que 8 usam as mesmas hashtags.

Isso significa que o usuário está muito interessado naquele determinado tema no momento. Lembra do exemplo da pizza que falamos anteriormente?

É como se o algoritmo observasse suas reações ao saborear o pedaço de pizza no momento ou pedisse uma nota para cada sabor de pizza.

Esse processo vai ajudar o algoritmo a entender os interesses momentâneos do usuário e suas preferências de conteúdo.

Fornecimento de recomendações

Após processar os dados, o algoritmo vai escolher as melhores opções de conteúdo recentes para o usuário. É como se existisse um estoque de recomendações e com base nesse estoque e nas informações coletadas, ocorresse o fornecimento de recomendações.

O mais interessante é que até mesmo a posição das recomendações na aba ‘Explorar’ do app precisam ficar em um lugar específico. As recomendações mais assertivas tendem a ficar no canto superior da grade de recomendações, sempre com um Reels rodando.

Naturalmente, o usuário vai clicar em alguns desses conteúdos recomendados e então o algoritmo volta a coletar dados do usuário para novamente repetir o ciclo.

Algoritmos de Recomendação: Como Utilizar essa Recomendação ao seu Favor como Social Media?

Agora que você entendeu bem o funcionamento dos algoritmos, vamos falar sobre como usar esse conhecimento ao seu favor, principalmente se você é um social media.

Fique de olhos nas tendências do seu nicho e em temas recentes

Primeiramente, fique de olho nas tendências do seu nicho e em temas recentes. Afinal, o algoritmo sempre vai preferir recomendar conteúdos mais recentes, e naturalmente, conteúdos mais recentes estão seguindo as tendências. 

Dessa forma, recomendamos que você estude ativamente o seu nicho para saber quais são as novidades, as melhores estratégias e as tendências de mercado para produzir esses conteúdos para você e seus clientes. 

A dica é utilizar o Google Trends para saber a quantidade de pesquisas que alguns temas possuem, inclusive isso é fundamental para criar seu calendário de conteúdo. 

Entretanto, como temas mais recentes são fundamentais, muitas vezes produzir conteúdo focado apenas no seu nicho não é suficiente. Portanto, é necessário expandir seus horizontes e focar também nas tendências mais fortes.

Veja as hashtags da concorrência

Como falamos anteriormente, uma das informações mais importantes para a recomendação é o uso de hashtags iguais, como #receita ou #acessorios. Uma boa hashtag nunca é muito específica, mas também não é tão ampla a ponto de não ser possível identificar o nicho ao qual ela pertence. 

Dessa forma, recomendamos que você utilize hashtags que a sua concorrência direta está utilizando e as maiores empresas do nicho com as quais você está trabalhando. 

Utilizar essas hashtags aumenta as chances do seu perfil e seus conteúdos serem recomendados por pessoas que seguem ou têm interesse no seu nicho. 

A dica aqui é fazer um script das hashtags que mais aparecem no seu nicho e salvar o documento para usar em cada publicação.

Colabore com outras contas

Outra forma de ser recomendado é colaborando com outras contas, ou seja, fazendo parcerias ou criando conteúdo sobre outros perfis mais famosos de um nicho. Existem várias formas de parceria com outros perfis, e os principais são:

O mais importante é enviar uma mensagem falando sobre a parceria e encontrar um perfil que seja semelhante ao seu. No caso de uma marca, é interessante fazer parceria com perfis que falam sobre o nicho da marca, especialmente se você é um social media.

Para conhecer as melhores estratégias para o Instagram, marketing de conteúdo, novas tecnologias, continue acessando o nosso blog clicando aqui. 

Experimente agora mesmo e potencialize sua presença online!

Sair da versão mobile