Ícone do site Postgrain

Instagram Stories contará com anúncios em vídeo

Imagem fotografia feita com smartphone

Imagem fotografia feita com smartphone

Como vimos ainda no ano passado, o Instagram lançou uma série de novidades em 2016. Essa semana, o Instagram anunciou mais uma, dessa vez para a recém-adicionada função de “Stories”: anúncios em vídeo full-screen e com auto play. Ou seja, preparem-se para ver publicidade inserida entre os vídeos dos seus amigos.

Segundo a rede social (a qual foi comprada pelo Facebook em 2012), os testes serão iniciados com 30 parceiros e marcas de contas business, incluindo Nike, McDonald’s e Airbnb, e só depois a função será liberada para todos os anunciantes de qualquer lugar do mundo.

O diretor de marketing de produto Jim Squires comentou que estão planejando um período de teste de duas ou três semanas antes de oferecer a nova funcionalidade para os seus 500.000 anunciantes ativos. Informou também que os anúncios em vídeo deverão ser bem recebidos tanto pelos usuários quanto pelos anunciantes, tendo em vista que as empresas postaram um terço dos Stories mais vistos desde o lançamento da função e mais de 70% dos usuários seguem pelo menos uma empresa.

Como funcionará

Os anúncios aparecerão em formato de vídeo em meio às visualizações dos Stories de quem o perfil segue. A diferença é o fato de virem com o nome da marca inserido. São vídeos curtos que ocupam a tela inteira e podem ser curtidos, comentados e compartilhados. Uma diferença é que os anunciantes também podem escolher um vídeo do próprio feed do perfil e transformar em um anúncio no Story.

O Instagram informará o número de vezes que o anúncio em vídeo foi visto e comentado, além de oferecer alguns outros dados e métricas. Além disso, Squires informou que uma das vantagens competitivas do Instagram é que as possibilidades de publicidades na rede social vêm com targeting preciso do Facebook, baseado em dados demográficos e de interesse construídos ao longo de muitos anos. Segundo ele, isso é algo que as marcas não conseguirão em nenhum outro local.

Recentemente, o Instagram anunciou que dentre os seus 600 milhões de usuários, 150 milhões utilizam o Stories diariamente. E isso apenas cinco meses após o lançamento da função. Ou seja, o número de usuários do Stories cresceu cerca de 33% desde Outubro, quando o serviço tinha um total de 100 milhões.

Esses números demonstram que o Instagram está muito próximo da última estimativa de usuários diários do Snapchat, o qual funciona de forma similar ao Stories. Inclusive, a versão do Instagram é uma cópia da função do Snapchat, que a possuía desde seu lançamento em 2011. Lembrando que o Snapchat recusou uma oferta do Facebook em 2013 e agora possui um valor de mercado estimado em $25 bilhões, além de vir oferecendo anúncios de vídeo em tela inteira há algum tempo, similares aos que Instagram lançará.

Novidades também para o Facebook

A estreia do anúncio em vídeo do Instagram é apenas a mais recente ação da agressiva estratégia de expansão do Facebook em seus vídeos para negócios. Uma estratégia que consistiu, em parte, em copiar o Snapchat. Inclusive, o CEO do Instagram (Kevin Systrom) admitiu ter copiado quando anunciou a versão do Instagram há alguns meses, e informou a um site de tecnologia que o Snapchat merecia todo o crédito por ter tido a ideia antes.

Em breve o Facebook também lançará anúncios em vídeo que aparecerão durante as mídias que forem postadas na rede social e também prometeu às marcas que patrocinam publicações na plataforma que os anúncios não aparecerão em vídeos com menos de 90 segundos e não aparecerão até que o usuário tenha assistido pelo menos 20 segundos. Anteriormente, os anunciantes criticaram o fato de que os vídeos eram tidos como “visualizados” caso o usuário passasse apenas 3 segundos assistindo, um tempo considerado bastante curto.

Além dessas novidades, o Facebook também criou diversos aplicativos e funções ao longo dos anos em uma tentativa de competir com a concorrência, incluindo o app do Poke e o formato de mensagens que desaparecem. O Facebook também informou que está próximo de lançar seus próprios anúncios em vídeo. Afinal, a rede social vem promovendo a função do Facebook Live há algum tempo e conta com empresas de mídia como o Buzzfeed para produzirem vídeos promovendo a função.

Sair da versão mobile