Ícone do site Postgrain

Atualizações do Instagram: um resumão das últimas novidades

As novidades do Instagram são lançadas tão rápido e em tão pouco tempo, que fica até difícil acompanhar todas essas informações. No final de 2017 fizemos um resumo das atualizações daquele ano e agora, com as novas melhorias, não poderíamos deixar você de fora do que está rolando na plataforma desde o início de 2018.

Vamos te mostrar o que já saiu de novo, o que ainda tem previsão de sair e os insights que você pode tirar para aproveitar ao máximo as novas funções do Instagram no seu negócio.

ATENÇÃO: Como a maioria das mudanças foram direcionadas aos Stories, vamos dividir esse post em três partes, uma para as novidades gerais, outra para as novidades direcionadas somente aos Stories e, por fim, as futuras e possíveis atualizações.

Parte I – O que já está rolando

Parte II – O que já está rolando nos Stories

Parte III – O que está por vir

Vamos nessa?

Parte I – O que já tá rolando

Hashtag e menção na bio

Lançada no mês de março, essa atualização permite que o usuário insira hashtags e mencione outros perfis na sua descrição. Antes só era possível ter um único link clicável na bio se ele estivesse inserido no espaço destinado ao site, lembra? A novidade funciona exatamente como quando mencionamos um @ ou # em comentários, como mostra o gif abaixo:

Com isso, os perfis ganham maior visibilidade, já que também aparecem nas buscas por hashtag na plataforma. Sem contar que a possibilidade de mencionar outro usuário na bio pode facilitar quando você tem outras contas ligadas a sua marca ou perfil pessoal. Assim os seus seguidores podem encontrar todos os seus perfis num só lugar.

Download de dados

Um belo dia você publica uma foto no Instagram e sem querer deleta a mesma da sua galeria. Drama instaurado: como ter aquela foto de “volta”  no seu celular se não é possível baixar as fotos já publicadas no feed? Seus problemas acabaram!

Liberado inicialmente para Instagram Web, o recurso cria um arquivo com os dados do seu perfil e te envia um link de download para o seu e-mail cadastrado na conta. O tempo estimado é de até 48h para receber o arquivo com suas fotos, vídeos, comentários, curtidas e informações do perfil. Aos poucos a novidade está sendo distribuída para Android e iOS.

Confira o passo a passo:

Marcação de produtos

Esse recurso já tinha sido liberado no final de 2017 em parceria com o Shopify, mas somente para os usuários dos EUA, até que em março deste ano o Instagram decidiu expandir a novidade para outros países. No Brasil a primeira loja virtual a utilizar o recurso foi a Amaro Fashion. Depois disso, a notificação de Compras vêm aparecendo para os perfis Business qualificados. Com a novidade fica mais fácil promover uma boa experiência ao cliente, já que o usuário consegue finalizar uma (ou várias) compra sem sair da plataforma.

Ainda não tem esse recurso no seu perfil? Nesse post explicamos o passo a passo de como ter a sua conta Business aprovada para marcação de produtos no Instagram.

 Mudanças na API

A abreviação do termo em inglês “Application Programming Interface” (Interface de Programação de Aplicativos), refere-se a forma como a plataforma se conecta a uma determinada aplicação.

Resumindo: após os acontecimentos envolvendo falhas de segurança do Facebook, a API antiga foi desativada. Ou seja, as “portas de entradas” para aplicativos de terceiros se conectarem ao Instagram foram fechadas. Agora os aplicativos que precisarem de autorização da nova API para ter acesso a um perfil de algum usuário do Instagram serão impedidos. Tudo isso para tornar as informações dos usuários mais seguras possível.

Medidas de segurança, amigos! ?

Call-to-action

Você acha mesmo que a maior novidade dos últimos tempos no Instagram foi o recurso de marcação de produtos? Então senta aí que tem mais! Ao que tudo indica, a plataforma está mesmo caminhando para se tornar uma rede social (será que ainda podemos chamar assim?) voltada para o e-commerce.

Por isso, a última novidade disponível permite que pagamentos sejam realizados dentro do aplicativo. É possível reservar mesas de restaurantes, agendar horários em salões de beleza e logo logo, comprar ingressos de cinema.

Mas calma, os botões de chamada para ação foram liberados apenas para alguns estabelecimentos parceiros do Instagram, como o famoso restaurante Row 34O que não impede de ser liberado para toda a base de usuários em breve, como foi com o recurso Instagram Shopping.

Legal, né?

Filtros de comentários ofensivos

Alô haters! Vocês não poderão mais agir livremente!

Já sabíamos dessa news, mas não tínhamos noção de quando seria lançada, até essa semana. O algoritmo que já filtrava spams, agora está focado em identificar comentários ofensivos ou inapropriados (bullying) e removê-los automaticamente das fotos publicadas no feed.

A plataforma já filtrava palavras-chave com palavrões, mas decidiu ir além com essa atualização e usará de inteligência artificial para efetivar a nova funcionalidade.

O Instagram já ativou esse filtro em todas as contas (somente para termos em inglês, até o fechamento deste artigo), mas caso você queira desativá-lo basta clicar em Configurações, Comentários e desativar a opção “Ocultar comentários ofensivos”.   

Directs

Visando integrar o consumidor aos perfis de Business, agora o Directs de pessoas que não seguem o seu perfil Business não aparecem mais como “Solicitações pendentes”. Esse detalhe era algo que dificultava a comunicação entre cliente e marca, já que muitos perfis não verificavam a pasta de mensagens pendentes e deixavam passar várias conversas.

  Com a nova atualização, todas as mensagens ficam na mesma página inicial e são filtradas por uma barra, localizada no topo, com as seguintes opções: “Caixa de entrada”, “Não lidos”, “Com estrela”. Essa última, inclusive, são as mensagens que podem ser marcadas com uma estrelinha lateral ⭐ (literalmente) para favoritar aquela Direct.

 Destaques pelo PC

Já era possível ver os Stories pelo Instagram Web, mas isso não se aplicava aos destaques de histórias no perfil. Agora você já consegue visualizar os Highlights do seu e de outros perfis pelo desktop.

 

Parte II – O que já tá rolando nos Stories

Agora vamos à segunda parte: os Stories. Como mencionei lá em cima, a maioria das atualizações foram para melhorias nas histórias, seja para os anúncios ou pra criação de conteúdo.  

Então nem ouse piscar, ou você corre um sério risco de perder algo novo! ?

Modo foco

Sabe aquele modo “Retrato” da câmera do Iphone? Antes precisávamos usar aplicativos para conseguir esse mesmo efeito – e só depois repostar no Stories. Porém agora ficou mais simples, já que essa função tão aguardada foi finalmente lançada.

É bem simples de usar: basta abrir a sua história e selecionar o modo “Foco” nas opções disponíveis que ficam na parte de baixo da tela.

Update:  Essa atualização só está liberada para aparelhos compatíveis, para iOS, os modelos liberados são os Iphone 6S, 6S Plus, 7, 7 Plus, 8, 8 Plus e X. Já para os sistemas Android, o modo foco está liberado apenas para os sistemas compatíveis com a funcionalidade (geralmente versões mais recentes).

Adesivo de menção

Liberado no início de abril, o adesivo serve para mencionar um outro perfil na sua história.

Isso já era possível antes, mas era quase imperceptível por ser um link clicável inserido no próprio texto da história. Com a nova figurinha, é possível marcar um amigo, dar destaque e ainda personalizar a menção.

Integração com o Spotify

Nada de perder tempo com prints ou gravações de tela da sua música favorita no Spotify para só depois repostar na história. Liberada na semana passada, a integração com o aplicativo de músicas permite o compartilhamento da faixa de música direto da sua playlist, sem precisar sair de um app para o outro. 

Basta clicar nos três pontinhos que ficam ao lado da sua música e depois, Compartilhar, em seguida clique em Histórias do Instagram e você será redirecionado ao app.

Essa atualização só reforça o boato da inclusão do adesivo de músicas nos Stories, bem semelhante ao adesivo de Menção, em que nele seria possível postar Stories com “trilhas sonoras” ou pequenos clipes e buscar essas trilhas por esse adesivo. Algo semelhante ao que já acontece no aplicativo Musical.ly.

Integração com a GoPro

Semelhante a atualização do Spotify, agora já é possível compartilhar um vídeo ou foto feitos com a câmera GoPro direto no Stories. A novidade está sendo liberada aos poucos para os usuários da plataforma.

 Repost

Calma, ainda não teremos o repost para publicações do feed, infelizmente. Mas podemos nos animar, já que o mecanismo de repostar uma história de outro usuário já está entre nós! O recurso ainda não foi liberado para todos os usuários da rede social, mas alguns felizardos já relataram a novidade.

O repost acontece da seguinte maneira: quando algum perfil menciona o seu @ na história dele, a mesma aparece no seu Direct como mensagem avisando “fulano mencionou você na história dele” e em cima dessa mensagem você clica no botão “Add This to Your Story” e voilà!

Inserir mais de uma história 

Muito válido para marcas que fazem o storytelling, a nova funcionalidade do Stories chega para facilitar a vida dos criadores de conteúdo. Com o recurso, você não vai precisar esperar a história anterior carregar para enviar a seguinte, ou correr o risco de errar a ordem de publicações, já que agora é possível carregar até 10 imagens ou vídeos de uma só vez.

É possível fazer essa “mágica” por meio de um ícone que fica visível no topo da tela de mídias. Sabe quando a gente vai postar uma foto ou vídeo que está na galeria? É nessa tela que ele aparece. Clicando nesse botão você pode adicionar até 10 mídias diferentes de uma só vez, bem parecido com a seleção de álbum do feed.

 Tamanhos e formatos

Agora você pode postar uma fotos nos Stories em qualquer tamanho. Antes, quando a gente subia uma foto quadrada na história, por exemplo, ela se adaptava ao tamanho 1080 x 1920, que é o tamanho clássico vertical dos Stories. Mas muitas vezes essa “adaptação” acabava cortando informações da imagem. Com a atualização desse recurso em meados de março, as imagens publicadas ficam ajustáveis à tela e o usuário têm a opção de esticar ou não a foto para caber certinho na proporção de 9:16, ou publicá-la em seu tamanho real.

Emoji slider

A nova modalidade de enquete no Stories, chamada de “Emoji Slider” (onde literalmente temos um emoji que se move para frente e para trás) faz uma análise qualitativa em relação a predileção do público sobre o que está sendo postado. Por exemplo: se você tem um restaurante e quer saber a preferência dos seus clientes por determinado prato, esse formato de enquete pode te ajudar a saber em que prato investir e em qual tirar do cardápio.

Parte III – O que está por vir

Chegamos à terceira e última parte das atualizações!

Como já adiantamos no post sobre a F8, o Instagram não para de lançar novidades. Algumas já foram liberadas, como é o caso da moderação anti-bullying, o recurso de compras dentro do aplicativo e a integração com a GoPro e Spotify, e a promessa é que cada vez mais atualizações sejam lançadas com maior frequência.

Temos alguns palpites quentes de funcionalidades que têm grande probabilidade de serem lançadas. Esperamos ansiosos para que elas aconteçam em breve!

Por exemplo:

Silenciar perfis

Sabe quando você até gosta da pessoa, mas não suporta ver as publicações dela o tempo todo na sua timeline? Você não será mais obrigado a ver todas as selfies dela! Isso porque o botão de mudo vai funcionar exatamente igual ao Facebook, você vai poder “silenciar” os posts dessa pessoa e continuar seguindo-a no Instagram. Nada de desgastar a amizade por causa de redes sociais, hein? 

Modo Slow-Motion

Depois do modo do Boomerang e modo  “Foco”, a próxima novidade da câmera do Stories é o modo slow. O usuário vai poder gravar vídeos em câmera lenta, alterando a voz e velocidade da imagem. Já dá pra imaginar quanto conteúdo legal dá pra fazer, não é?

Calendário

A exibição dos arquivos de Stories será diferente. Isso porque uma nova e futura atualização promete um layout em modo de agenda, onde cada usuário poderá visualizar as suas histórias de acordo com o dia da postagem. Um verdadeiro calendário de histórias.

Reaction

Agora também será possível reagir as histórias dos seus amigos com emojis. Isso porque a nova função permitirá que você expresse uma reação em tempo real àquele Story. Igualzinho aos emojis de reaction do Facebook.

Nametags

Se você usa ou já usou o Snapchat, sabe que os códigos em QR era uma marca registrada da rede social, em que você pode “escanear” um perfil de um amigo e adicioná-lo diretamente pelo QR Code, com aquela foto animada e exclusiva na tela inicial do perfil? Essa mesma funcionalidade vai chegar no Instagram! No app, essa atualização vai permitir que as pessoas escaneiem as Stories para seguir mais rapidamente um outro perfil.

Para as empresas isso é excelente: inserindo um QR Code nas histórias do perfil da marca,  os usuários não precisarão digitar todo o @ do perfil para encontrá-lo na pesquisa. 

Respostas rápidas no Direct

Sabe quando você fala num inbox de uma Fanpage e  ela te responde com respostas curtas e funcionais, para que agilize o seu atendimento? A previsão é que essa funcionalidade também seja lançada para o Direct do Instagram Business. Com ele, as empresas poderiam configurar respostas rápidas para qualquer usuário que entrasse em contato pelas mensagens diretas. Isso facilitaria e muito a comunicação, já que nenhum possível cliente ficaria sem resposta imediata. Vamos aguardar ansiosos!

Marcar amigos do Facebook

Não tem como correr do Mark Zuckerberg! Uma nova atualização vai permitir que você marque amigos do Facebook na sua história. Com a nova forma de menção, o usuário do Facebook vai receber uma notificação avisando que você o marcou em uma história sua no Instagram e será “convidado” a ver a sua nova publicação. Essa nova função está em fase de teste e logo deve ser liberada para todos os usuários da plataforma.

 

Considerações finais

Com as novas ferramentas, um verdadeiro leque de possibilidades é aberto para as marcas e saber como integrá-las ao seu negócio é primordial para o sucesso do seu perfil Business, já que cada vez mais o público está migrando o Instagram.

Sem contar que o novo algoritmo “recompensa” os perfis que mais usam as funcionalidades disponíveis na plataforma. Ou seja, se hoje o Instagram lança uma funcionalidade e você já usa no conteúdo da sua marca, a ferramenta vai mostrar a sua publicação para mais pessoas, atingindo maior público e consequentemente atraindo novos clientes.

Existem muitas coisas boas acontecendo para usuários e profissionais de marketing, e muito para se entusiasmar. O ideal é não deixar nenhuma atualização escapar da sua estratégia e conhecer bem o seu cliente. Afinal, só você pode saber qual dessas novas funcionalidade melhor se encaixa no perfil dele.

Gostou de saber dessas novidades? Já está utilizando alguma delas no seu perfil? Conta pra gente! ? ⚡

Sair da versão mobile