Novo nome, nova marca, estamos de cara nova: agora somos POSTGRAIN! Saiba mais
Cadastre-se
Por
Lucas Lima
11/09/2017
às 16:01

Como acompanhar as métricas do Instagram?

Acompanhar as ações nas redes sociais é importante para uma estratégia eficiente e de resultados. Analisar as métricas do Instagram ajuda a orientar a produção de conteúdo, compreender o perfil do público, identificar influenciadores e detratores da marca, dentre outras possibilidades.

Dessa forma, o trabalho de mensuração se torna extremamente estratégico para uma empresa que pretende ampliar a sua presença online, fortalecer o seu marketing — tanto offline quanto online —, ampliar a sua força de venda e construir uma marca mais forte e com maior poder de abrangência.

Apesar da importância em acompanhar as métricas do Instagram, muitas companhias não realizam esse trabalho e não entendem como ele pode ajudar no desenvolvimento do negócio.

Neste artigo, vamos explicar um pouco sobre a importância de mensurar resultados e como fazer isso no Instagram. Boa leitura!

Por que acompanhar métricas

Criado em 2010, o Instagram se notabilizou como uma rede social para compartilhamento de fotos e vídeos curtos.

Desde o seu surgimento, a plataforma vem experimentando um crescimento contínuo em sua base de usuários — estimada atualmente em 700 milhões de pessoas —, o que a torna bastante interessante para uso corporativo.

Porém, apenas recentemente o Instagram liberou a utilização de propagandas em seu aplicativo.

Esse novo recurso permite que as empresas potencializem a sua atuação dentro da rede, realizando vendas de produtos, promovendo ações e pagando anúncios. Além disso, é possível acompanhar seus resultados.

Com a criação de um perfil corporativo no Instagram, as organizações passam a ter à sua disposição métricas de avaliação. Elas contribuem de maneira determinante para a estratégia de marketing digital, pois oferecem:

  • dados confiáveis para melhorar a estratégia e orientar a produção e compartilhamento de conteúdo;
  • possibilidade de verificar se o anúncio realizado na plataforma está se comportando da maneira esperada;
  • melhor entendimento do comportamento do público-alvo, para determinar o que está levando o seu perfil a crescer ou não dentro da rede.

Métricas de vaidade X métricas reais

Apesar de as métricas serem essenciais para a construção de uma boa estratégia de marketing digital, muitas empresas, gestores e analistas fazem a mensuração dos resultados de maneira errada.

Isso acontece porque se concentram em avaliar as métricas de vaidade e esquecem as métricas reais para o negócio.

As métricas de vaidade são todas aquelas informações coletadas e acompanhadas, mas que na prática não contribuem para as tomadas de decisões e não fazem diferença para o crescimento do negócio e, consequentemente, a evolução estratégica da marca.

As métricas de vaidade não devem ser ignoradas e podem ser acompanhadas. Porém, para que a sua estratégica de marketing digital possa evoluir, é necessário analisar as chamadas métricas reais.

São elas que darão uma noção maior sobre os resultados conquistados com suas ações, o que fazer para melhorar a sua atuação e como se relacionar melhor com o seu público.

Como acompanhar métricas

Existem algumas formas de mensurar as ações no Instagram. A primeira delas se dá por meio das informações geradas pela própria plataforma — recurso disponibilizado há pouco tempo —, que vai oferecer dados básicos, mas fundamentais para a sua estratégia e construção de conteúdo dentro da rede.

Além disso, a empresa pode recorrer às ferramentas (pagas ou não) que vão gerar informações e insights valiosos para a equipe de marketing.

Essas ferramentas entregam uma quantidade de dados maior e mais elaborada que o aplicativo do Instagram — o que permite uma visualização mais ampla do seu trabalho.

Outra possibilidade é o monitoramento do perfil de seus concorrentes. Fazer o benchmark de mercado permite saber como a sua concorrência se comporta, ter insights sobre ações e conteúdos eficientes e quais estratégias são relevantes para as outras empresas. Isso gera uma visão ampla do mercado em que atua.

O acompanhamento de hashtags também ajuda na criação de conteúdos para o seu perfil na rede social de fotos e vídeos. Esse mecanismo é importante para compreender o que as pessoas procuram consumir e, com isso, direcionar a sua estratégia para elaborar materiais de interesse do seu público.

O que mensurar

Alguns dados são bastante relevantes para o seu negócio e precisam ser acompanhados de perto. Diferentemente das métricas de vaidade, essas informações fazem a diferença na hora de entender como a sua marca está sendo vista e o que fazer para alcançar e se relacionar com mais pessoas.

A seguir, separamos algumas dessas métricas que não podem faltar em seu trabalho de mensuração. Confira!

Taxa de crescimento dos seguidores

Essa métrica é básica, mas reflete diretamente no comportamento do seu perfil no Instagram.

Se o número de seguidores está crescendo, é porque tem mais visibilidade; porém, se começa a cair, é porque seu conteúdo pode não ser tão interessante.

Cliques na URL do site

Para que seus processos de venda evoluam, é preciso direcionar as pessoas para o seu site.

O Instagram pode ser usado nesse processo, e acompanhar a quantidade de cliques na URL permite entender se o seu trabalho está dando resultado ou não.

Hashtags

São muito importantes, pois funcionam como motores de busca e ajudam a gerar engajamento. É importante verificar se as hashtags escolhidas por você são eficientes.

Engajamento das publicações

Se as pessoas gostam do seu conteúdo, elas vão interagir com o seu perfil. A taxa de engajamento mede isso.

Não adianta ter um grande número de seguidores se eles não se comunicam com você. Essa métrica, portanto, é importante para orientar a sua estratégia e comportamento dentro da rede.

Resultado das publicações

Não basta apenas verificar se as pessoas engajam ou não com o seu perfil; é preciso saber quais tipos de conteúdo funcionam melhor.

Isso é possível acompanhando suas publicações e a quantidade de curtidas, comentários e repost delas.

Menções

Saber se as pessoas estão falando sobre você (usando suas hashtags ou fazendo marcações) também indica se o seu perfil está no caminho certo ou não. E não se esqueça: interaja com quem se relaciona com você.

Gostou deste artigo sobre as métricas do Instagram? Deixe um comentário com suas opiniões e dúvidas!