Ícone do site Postgrain

Instagram Ads: como anunciar usando o Gerenciador de Anúncios

Tela de computador aberta no gerenciador de negócios do Facebook

“Preciso anunciar nas redes sociais!”. Esse é um pensamento comum para quem está começando a se aventurar agora no caminho do marketing digital. Se você já entende sobre a importância de um conteúdo de qualidade para acompanhar o seu anúncio e a necessidade de se comunicar com o público da melhor maneira, fica tranquilo. Você está no caminho certo.

Mas preciso te informar: todo o trabalho bem feito de uma campanha nas redes sociais passa, primeiro, pelas possibilidades de resultados que elas podem te oferecer.

Onde o seu público está? Quem eles são? Qual a melhor forma de comunicar? Se eu já me comunico em outras redes, como posso fazer para melhorar esse processo usando outros públicos? E até mesmo, quanto devo gastar?

O Instagram, por exemplo, chegou na marca de um milhão de anunciantes em 2017. Só este sinal poderia ser um bom indicativo de que é hora de começar a investir estrategicamente na rede. 

Além de te ensinar como criar o seu próprio anúncio do zero, te darei motivos suficientes para levar o Instagram em consideração na hora de definir seus investimentos. Pronto pra começar?

Formas de anunciar

O Instagram está preparado para receber todo o conteúdo que você quer oferecer. Seja uma um anúncio no feed, nos stories, no menu explorar ou na coleção, a rede vem trabalhando para oferecer inúmeras formas de alcançar o seu objetivo na quantidade mínima de cliques possível.

Mas, antes a gente começar a se aprofundar mais no Instagram Ads, entenda as principais diferenças entre anúncio e um post patrocinado e em que casos cada opção é mais indicada:

Além de ter o seu sistema integrado ao Gerenciador de Anúncios do Facebook, você também pode fazer todo o processo de compra de anúncios utilizando o próprio aplicativo ou até mesmo usando o serviço do Instagram Partners, destinado para as pessoas que não possuem expertise e precisam de uma ajuda extra de profissionais capacitados e previamente aprovados para te ajudar a entregar o conteúdo.

Explicamos todos os processos de anúncios usando o Instagram neste material completo, que você pode baixar para estudar e aprimorar a sua estratégia. Mas, para aprender a usar o Gerenciador de Anúncios de forma rápida, é só continuar lendo este texto.

Por que ensinar usando o Gerenciador de Anúncios?

Por ser mais robusta, a criação de campanhas no Gerenciador de Anúncios pode assustar ao primeiro olhar. Mas é nela que encontramos informações importantes para aprender sobre os melhores métodos de anúncio e o que buscamos alcançar com ele. Trabalhar dentro de gerenciador é exercitar o conhecimento que você tem sobre o seu público e traçar o caminho mais lógico para chegar até ele.

É que cada um dos objetivos de marketing são bem exemplificados quando você está criando um anúncio. Então, mesmo tendo especificações diversas, o Gerenciador de Anúncios te dá o objetivo mais assertivo possível para o que você quer anunciar.

Vincular sua conta do Instagram ao Facebook

Você vai precisar vincular o seu perfil de negócios no Instagram à página no Facebook. É possível fazer diretamente do celular. Basta clicar nos tracinhos que ficam no canto superior ao lado direito no seu celular. Em seguida, clique em Configurações. Depois, clique em Conta e selecione Mudar para o perfil comercial

Ainda dentro do aplicativo, quando transformar seu perfil em uma conta profissional, vá de novo em Configurações e depois clique em Contas vinculadas. Selecione Facebook. Agora, é só inserir as informações de login.

Pronto! Seu perfil já está apto para fazer anúncios. =)

A partir de agora, vamos iniciar o processo de anúncios dentro do Gerenciador de Negócios. Para começar, entre no Facebook Business para ter acesso a todas as páginas que você gerencia. Selecione a conta de anúncios que está vinculada à sua página e perfil do Instagram.

Clique na barra lateral da esquerda para ser direcionado para a página do Gerenciador de Anúncios.

Como anunciar no Instagram no Gerenciador – Passo a passo

Clicando no botão verde Criar do gerenciador de anúncios você já vai dar início à criação da sua campanha. Recomendamos que você selecione a criação guiada, ficará mais fácil pra definir os objetivos da campanha e alcançar resultados melhores. Esse tipo de criação é mais simples para quem ainda está se familiarizando com o gerenciador de negócios.

Defina um objetivo

A criação guiada é legal porque ela é bastante intuitiva. Além de ter todo o processo descrito na tela, você pode navegar pela criação do anúncio em um menu na lateral esquerda.

Primeiramente, você deve selecionar o objetivo que tem mais a ver com a sua campanha. O que você deseja com este anúncio? Reconhecimento de marca, alcance, tráfego para o seu site? Estas são apenas algumas das possibilidades disponíveis dentro do gerenciador. Escolha a que se encaixa no seu objetivo.

Descendo um pouco mais, você poderá escolher um nome para a sua campanha e começar a otimizar o seu orçamento.

É possível escolher a data de veiculação, o valor distribuído por dia ou deixá-lo com um valor fixo para gastar durante o período.

Em seguida, clique em Continuar.

Defina seu público

Este é um ponto importantíssimo pra gerar bons resultados com a sua campanha. Se você ainda não sabe quem são as pessoas para quem você está comunicando, uma boa dica é olhar a comunicação do seu negócio e descobrir quem são as pessoas que você quer atingir. Analise todas as informações disponíveis, como os dados demográficos do próprio Instagram Insights, Facebook Business ou do Google Analytics. Assim, você terá a absoluta certeza de que está se comunicando da melhor forma e se está de fato alcançando as pessoas que você gostaria.

Tendo essas informações, chegou a hora de segmentar o público que verá o seu anúncio. É hora de preencher a cidade em que vive sua audiência, idade, gênero e interesses das pessoas. Assim, você consegue veicular um anúncio com mais qualidade, direcionando-o para as pessoas que poderiam estar interessadas na sua mensagem. Nesse ponto aqui, quantidade não é qualidade.

Depois de definir a segmentação de público, você saberá como está o alcance potencial, alcance diário estimado, quão amplo ou específico é o público que você segmentou e os critérios para as escolhas de segmentação do anúncio.

Escolha o posicionamento do anúncio

Aqui mora uma ótima solução para investir exatamente onde você quer. Como te falei no começo, o Gerenciador de Anúncios é uma plataforma bastante completa, que permite criar anúncios para Instagram e Facebook em diversos formatos de veiculação em uma só campanha. O que significa que você pode (e deve) escolher onde quer veicular seu anúncio: apenas no feed do Instagram, no Stories, no Facebook ou no Messager de ambas as plataformas.

Para cada tipo de anúncio, existe uma especificação de tamanho. Marque ou desmarque as opções conforme seus objetivos na campanha. Se você está fazendo uma campanha para o feed, não existe motivos para manter o anúncio para Stories, afinal, ele será veiculado fora das proporções da ferramenta.

Orçamento

Caso você não tenha escolhido a versão de orçamento otimizado logo no começo da criação e queira saber o quanto você pode alcançar baseado no quanto você vai investir, é possível alterar ainda na mesma página. Nessa etapa, além de dizer o quanto você pretende investir, também é possível escolher a forma como você quer investir. Digamos que você não queira se preocupar com o valor exato que será distribuído durante todos os dias que a campanha estiver ativa. Nesse caso, você pode escolher o orçamento vitalício, em que você define um valor fixo a ser gasto e a própria plataforma se encarrega de distribuir essa verba durante os dias que a campanha durar. 

Caso você queira definir um valor exato por dia, escolha o orçamento diário.

Dentro da distribuição de orçamento, também é possível determinar o início e término da campanha, bem como há a possibilidade de manter o anúncio veiculado continuamente. Para que você não corra riscos de ultrapassar a verba, sugiro que escolha sempre uma data de início e término.

Se tudo estiver correto, clique em Continuar.

Regras gerais de anúncios

Cada anúncio no Instagram Ads tem suas especificações e particularidades. Mas algumas recomendações servem para todos eles. Daremos essas dicas mais gerais, que você pode aplicar em todos os anúncios. Vamos lá:

Legenda

As pessoas dificilmente leem tudo o que é comunicado. Por isso, se o formato de anúncio que você está fazendo aceita legenda, tente ser bastante sucinto. Mas, se o seu conteúdo precisa de bastante informação, não tenha medo de testar legendas completas. O que traz a perfeição de um anúncio é o teste e a descoberta que só vem com tempo e conhecimento sobre o seu público.

Formato e tamanho das imagens

Qualquer foto que você subir, é preferível que esteja em .jpg ou .png para um melhor aproveitamento da qualidade da foto. Além disso, anota aí pra não esquecer: o Instagram aceita imagens com até 30MB.

Formato e tamanho dos vídeos

Para vídeos, o Instagram aceita arquivos de até 4GB. Utilize os formatos .mp4, .mov ou .gif. Os vídeos que vão no feed comum devem ter um mínimo de 3 segundos e, no máximo, 60 segundos.

Segundo um estudo da Hubspot, as pessoas engajam em vídeos de forma diferente dependendo da plataforma. E, mesmo com a implementação do IGTV, o Instagram ainda é uma rede feita para ser rápida! A Hubspot descobriu que os vídeos que receberam mais comentários no Instagram têm, em média, 26 segundos. Então, para aqui, vale a mesma regra da legenda: seja breve e objetivo.

20% de texto

Assim como nos anúncios do Facebook, o Instagram Ads também reduz o alcance de publicações patrocinadas que tenham muito texto na imagem ou no vídeo. Sendo assim, se você for adicionar algum texto diretamente na sua mídia, tenha certeza que ele ocupará o mínimo espaço possível.

Com essas regras mais gerais em mente, vamos começar a falar das especificidades de cada anúncio, que você poderá escolher na última etapa da criação de campanha.

Imagem única ou vídeo único

Esse é o tipo de anúncio mais antigo e também o mais versátil. Com ele, você pode direcionar pessoas para outras páginas, para o seu próprio perfil do Instagram ou outros tipos de call-to-action. São fáceis, rápidos e ainda te dão a opção de banco de imagens para bolar o seu anúncio dentro do Gerenciador, caso você não possua imagens autorais ou designers pra te ajudar.

Mas, como estamos falando de Instagram, aí vai uma recomendação: utilize a maior quantidade possível de conteúdos criados por você. O usuário está em busca de se identificar, certo? E é muito complicado achar identificação pessoal com um banco de imagens pronto.

Fique atento também aos aspectos técnicos de imagens:

Com vídeos, funciona da mesma forma. Basta selecionar Adicionar vídeo e importa-lo por uma url, pela página do Facebook ou direto do seu computador.

Fique atento aos aspectos técnicos de vídeo:

Stories

Imersivos, autênticos, dinâmicos. Como nós utilizamos os nossos smartphone? De acordo com o Facebook, 90% das vezes que estamos segurando o celular, ele está na posição vertical. Os stories são otimizados para preencher a tela inteira, visualizar vídeos e fotos mais rapidamente e, acima de tudo, fazem com que as pessoas se sintam parte do cotidiano das outras.

Um lugar ótimo pra anunciar, certo?

Para garantir uma melhor aparência de vídeo em todos os aplicativos e serviços do Facebook, a rede disponibiliza uma tabela completa de tamanhos relacionados a objetivos de campanha.

Imagem: Facebook Business

Para ter acesso a tabela completa, clique aqui.

Carrossel

O Carrossel é a opção ideal pra você que precisa comunicar bastante em um só anúncio, seja para veicular diversos produtos, contar uma história ou divulgar muita informação.

O formato permite que você publique até 10 imagens ou vídeos de uma vez. Ou seja, pra cada cartão, você pode adicionar uma nova mídia, com títulos diferentes, mantendo a mesma legenda.

Assim como os anúncios de imagem ou vídeo únicos, você pode adicionar a URL de destino e escolher o botão de CTA que mais combina com o seu conteúdo.

Formulário de leads

Se você ainda não sabe como gerar leads através do Instagram, então presta atenção no formulário de leads. É possível criá-lo junto de qualquer anúncio que você fizer com o objetivo de Geração de cadastros (a primeira etapa que a gente passa quando vai criar uma campanha, lembra?).

Os Lead Ads encaminham os usuários para uma página com um formulário que coleta nome, e-mail e outras formas de contato. Para criar um novo Lead Ads, clique em + Novo formulário.

Você deve dar um título a ele, inserir uma imagem, layout e um botão de texto. Adicione as perguntas que devem ir no formulário e uma tela de agradecimento, com o link do seu site para que as pessoas possam visitá-lo depois de concluir o formulário.

O Instagram exige que você adicione uma política de privacidade neste tipo de anúncio, já que, com ele, você passa a coletar dados dos usuários.

Depois de concluídas todas as etapas, clique em Concluir. Atenção neste processo: se você ainda não tiver terminado o formulário ou estiver em dúvida sobre ele, clique apenas em Salvar. Depois de clicar em concluir não é mais possível alterar o formulário.

Este tipo de anúncio só comporta imagens, com tamanho máximo de 30MB. Recomendamos que você utilize a resolução 1200 x 628.

Conclusão

Agora você está pronto pra iniciar os testes de Instagram Ads utilizando o Gerenciador de Anúncios. Caso você queira mais informações técnicas, o Facebook também disponibiliza o Guia de Anúncios do Facebook, com diretrizes e informações mais profundas sobre a qualidade de arquivos para melhorar o desempenho do seu anúncio.

Testa e depois conta pra gente a sua estratégia aqui nos comentários! 😉

Sair da versão mobile