Como excluir a conta do Instagram pelo PC e celular

Como excluir a conta do Instagram pelo PC e celular

por Katarina Nápoles

Publicado em 28 de agosto de 2017

Ainda que tenha batido a impressionante marca de 1 bilhão de usuários ativos, diariamente, dentro do Instagram, muitas pessoas desejam fazer o fluxo inverso: ir embora.

Para quem parou as produções da empresa, está em processo de reformulação de marca ou só quer dar um tempo das redes sociais, existe a possibilidade de excluir a conta do Instagram ou desativá-la temporariamente.

Se você quer excluir uma conta do Instagram ou desativá-la por um tempo, está no lugar certo! Nesse texto a gente vai te ensinar como. Continue lendo!

1. O que acontece se eu excluir o Instagram?

Como a palavra “excluir” indica, todos os seus conteúdos publicados e informações do perfil serão excluídos do Instagram, caso você exclua a sua conta. Assim, serão deletados permanentemente:

  • seu perfil;
  • suas fotos;
  • vídeos;
  • comentários;
  • curtidas;
  • e seguidores.

O processo de exclusão leva de 30 a 90 dias para ser concluído. Quando termina, não há chance de recuperação do conteúdo.

2. Como excluir uma conta do Instagram pelo celular

Por anos, o Instagram não permitia a exclusão (e até a desativação temporária) de uma conta através do celular. Era preciso logar no perfil por meio de um navegador web (Chrome, Safari, Mozila Firefoz etc.). Porém, numa das atualizações do Instagram em 2022, isso foi liberado para ser feito pelo app mesmo.

Para deletar seu perfil, siga estes passos:

  • no página do perfil, acesse o menu superior das “três barras”;
  • clique em Configurações > Conta > Excluir conta;
  • selecione o botão “Excluir conta” e siga as instruções finais.

Excluir conta do Instagram pelo iPhone ou iPad

3. Como excluir conta do Instagram pelo PC

Para excluir seu perfil de forma definitiva, acesse este link. Selecione um motivo para a saída. Repare que ao selecionar as opções o Instagram vai te mostrar opções de como resolver esse problema ou justificativas para que você não precise abandoná-lo de vez. Espertinho, né!

Se sua decisão for mantida, insira a senha do perfil no campo em que está escrito “Redigite sua senha” e clique no botão de exclusão do respectivo perfil. Pra quem gosta de passo a passo, infelizmente não tem esse caminho ao navegar pelos menus do Instagram, acessando-o pelo navegador web. O link que te indicamos acima, pegamos da Central de Ajuda do próprio Instagram.

Excluir sua conta do Instagram pelo navegador web

 

4. Como desativar uma conta do Instagram temporariamente

Essa é a forma mais fácil de deixar seu perfil no Instagram oculto. E o melhor é que, se desejar reativá-lo depois, todas as suas fotos e interações estarão salvas.

O processo de desativar conta até o primeiro semestre de 2022 não podia ser feito pelo aplicativo do celular, somente pelo navegador web — do próprio celular ou por um notebook/computador. No final de junho de 2022, o Instagram liberou a exclusão da conta pelo celular, mas somente para usuários do iOS.

Pelo navegador web, os passos são:

  • clique no ícone com a foto do seu perfil;
  • depois, clique em “Configurações”;
  • desça até o final da página, localize e clique na frase “Desativar minha conta temporariamente”;
  • na próxima página que abrirá, escolha o motivo da exclusão e digite a senha do perfil;
  • pra finalizar, clique em “Desativar conta temporariamente”.

Desativando uma conta do Instagram pelo navegador web

Desativar Instagram temporariamente usando o navegador web

Pelo iPhone e iPad, a desativação temporária tem os mesmos passos da exclusão de conta, apenas muda o clique final. Fica assim:

  • acesse o menu superior das “três barras”;
  • clique em Configurações > Conta > Excluir conta;
  • selecione o botão “Desativar conta” e siga as instruções finais.

O interessante é que qualquer motivo que você escolher para desativar a sua conta, o Instagram vai te dar uma resposta explicando como você pode solucionar aquele problema. Será que eles querem que a gente continue na ferramenta a qualquer custo?

Caso queira retornar para a rede social, é possível mudar de ideia a qualquer momento. Basta efetuar o login pelo aplicativo ou pelo site. Porém, a desativação temporária só é permitida uma vez por semana.

5. Posso recuperar a minha conta do Instagram?

Excluindo permanentemente uma conta do Instagram, você corre o risco de perder o nome de usuário que usava nela. Quando se deleta uma conta, o usuário que era de uma pessoa fica disponível para qualquer outra utilizar após um período aproximado de 14 dias. Entretanto, se tempos depois você criar outra conta e o nome de usuário ainda estiver disponível, você pode usá-lo novamente.

Caso você não tenha deletado ou desativado a sua conta, mas não consegue acessá-la de jeito nenhum, leia o artigo em que mostramos ser possível recuperar uma conta de Instagram com o auxílio de outros links da própria empresa.

Dito isso — e se ainda assim você optar por excluir — sugiro que faça um backup de todas as mídias do seu perfil através do próprio Instagram. Basta acessar o link www.instagram.com/download/request, inserir um e-mail para onde seus arquivos serão enviados, inserir sua senha e clicar em Solicitar download.

Backup de informações do seu Instagram, solicitando pelo navegador web

É possível solicitar o download dos seus dados pelo app também! Vá no seu perfil e clique nos três pontinhos que ficam no canto superior direito. Dentre as opções de menu que surgirão, clique em “Sua atividade > Baixar suas informações”. Depois, é só colocar seu e-mail e clicar em “Solicitar o download”.

Backup de informações do seu Instagram, solicitando pelo aplicativo no celular

O recebimento do link com o arquivo contendo todas as informações e conteúdos já postados pelo perfil pode levar até 14 dias, de acordo com o Instagram

Excluir uma conta do Instagram ou desativá-la é uma tarefa simples. O importante é prestar bem atenção às instruções para não se atrapalhar com as regras da desativação nem se arrepender com os requisitos da exclusão.

Esse artigo foi útil pra você? Te ajudou a desativar sua conta ou excluí-la definitivamente? Se restou alguma dúvida, pergunta pra gente aqui nos comentários! =)