Ícone do site Postgrain

Como usar foto de perfil do Instagram no marketing da sua marca

Foto de perfil do Instagram

Muito se comenta sobre as imagens ideais pra postar no Feed, Story ou outros formatos de publicação, mas você sabe as melhores estratégias para uma boa foto de perfil do Instagram?

Pois é, não é somente chegar lá e colocar uma foto bonita. Além dos aspectos técnicos, como qualidade e dimensão adequadas, existem também decisões estratégicas que você deve tomar pra escolher a melhor foto!

Continua lendo e vamos te mostrar como fazer isso.

Qual a importância de uma boa foto de perfil do Instagram?

Sua foto de perfil é como um cartão de visita no Instagram. Ela é um dos primeiros itens que um novo usuário vai olhar no seu perfil e usar pra te identificar rapidamente no Feed, em comentários, na DM ou através de anúncios patrocinados.

Às vezes, pode ser que os usuários nem decorem seu @ ou seu nome de cara, mas é bem fácil decorar uma foto de perfil marcante.

Por isso, a escolha dessa foto de perfil deve ser uma decisão muito bem pensada, levando em consideração vários fatores como: que impacto você quer causar, o que deseja comunicar com aquela foto, o que você quer que mais chame atenção, se você quer usar elementos gráficos (logo, ilustração, fundo chapado colorido) ou pessoais (seu rosto, por exemplo), etc.

É sempre dessa foto que as pessoas vão lembrar primeiro quando pensarem no seu perfil, então certifique-se de dar a elas uma boa imagem pra lembrar e ficar bem marcada – positivamente, claro.

6 dicas para usar sua foto de perfil do Instagram com estratégia

Parece óbvio, mas ainda tem quem peque nisso. Por mais que a foto vá ficar em miniatura e a qualidade não vá ser analisada de perto, justamente por o ícone de perfil ser tão pequeno a imagem precisa ter qualidade suficiente para se destacar. 

Então nada de escolher aquela imagem muito pixelada, aquela foto com uma iluminação fraca ou muito estourada ou nada que vá passar um aspecto amador pro seu perfil. Fotos com qualidade passam muito mais credibilidade e autoridade, lembre disso!

Nada contra a boa e velha selfie de foto de perfil no Instagram, mas se você quer mesmo se diferenciar dos perfis comuns, então ao menos aposte em uma selfie mais profissional. Escolha uma boa câmera, uma boa iluminação e capriche na edição pra ter mais destaque e atribuir ainda mais qualidade à foto. 

O mesmo vale pras logos. Se a sua marca está começando, abra o bolso para contratar um designer de verdade que vá te ajudar com a logo. Logomarcas prontas feitas com ferramentas simples de edição podem ser um bom quebra galho, mas além de parecerem menos profissionais, você também não pode utilizá-las comercialmente. 

Imagina estabelecer sua marca, identidade visual e depois ter que mudar tudo quando seu Instagram começar a crescer e se destacar? Previna essa dor de cabeça e passe credibilidade logo de cara.

Primeiro de tudo, é importante pensar no que pode transmitir com sua foto de perfil. Se a ideia for mais fixar a logomarca da sua empresa na mente das pessoas, usar ela em um fundo liso e neutro que dê destaque à logo pode ser uma boa opção.

Se a sua logo tem vários elementos distintos que compõem um conjunto (como um ícone gráfico + nome e sobrenome de um profissional de saúde, por exemplo), sugerimos que você escolha um desses elementos pra destacar na foto de perfil. Como há pouco espaço no avatar do Instagram, usar sua logo completa pode acabar dificultando a leitura da foto de perfil.

Aqui no Postgrain, por exemplo, nós usamos somente o elemento gráfico da nossa logomarca nas fotos de perfil, optando por não usar o nome “Postgrain” na imagem.

Uma outra opção é conseguir passar de cara sobre o que é o seu conteúdo. Assim quem olhar a foto de perfil já vai ter uma ideia do que achar ali. 

Por exemplo, uma influencer de viagens pode optar por uma foto de perfil: com fundo turístico, com um passaporte em destaque ou um ícone de avião… Todas essas opções transmitiriam bem a ideia do conteúdo de viagens e já são um indicativo pra quem esbarrar no perfil por acaso ou em comentários, por exemplo.

Não é só no Feed que você precisa prestar atenção à paleta de cores. Pra foto de perfil do Instagram, leve em conta a psicologia das cores e as cores da sua marca e chegue a um conjunto que fortalece sua mensagem e identidade de marca (ou personalidade, no caso das marcas pessoais).

Pra citar um case: o Nubank é muito conhecido como “o roxinho”, e a cor já virou parte essencial do banco digital. Eles até poderiam ter optado por um fundo branco com a logomarca roxa em cima, mas, já que a cor roxa é que é a verdadeira identidade da marca, usá-la como protagonista no icon atrai logo de cara a atenção de quem já conhece “o roxinho”.  

Além disso, mesmo que alguém não conheça o Nubank, a cor por si só já é forte, chamativa e transmite esse senso de inovação e jovialidade que tem tudo a ver com a proposta de comunicação do banco. Numa foto pessoal, isso pode ser traduzido através de filtros ou presets. Eleja tons que combinem com o seu Feed e destaque-os na foto de perfil.

Se controle pra não querer mudar sua foto de perfil a toda hora, afinal, se ela é o seu cartão de visitas no Instagram, é importante que as pessoas olhem aquela imagem e imediatamente saibam que é a sua marca ou você ali. Até blogueiras chegam a passar mais de um ano com a mesma foto intacta, mesmo tirando várias fotos incríveis todo dia.

Claro, existem casos onde uma mudança faz bem. É o caso de marcas que passam por um rebranding, ou criadores de conteúdo que tenham mudado sua aparência e queiram destacar o novo visual no ícone (já que é assim também que vão passar a ser vistos no Feed). Escolha com sabedoria quanto tempo você vai ficar com a mesma foto e quando chegou a hora de mudar.

Como falei acima, não é recomendado ficar mudando muito sua foto de perfil, mas, se você quiser variar um pouco, pode investir em mudanças sutis que acompanhem situações do momento ou o calendário de datas comemorativas

Aqui vai um exemplo bem comum: no Natal, várias marcas acrescentam símbolos natalinos, de neve, presentes ou o clássico chapeuzinho de Papai Noel na foto de perfil do Instagram. É um toque interessante pra se aproximar dos seus seguidores.

Quer um exemplo menos óbvio? No auge do isolamento social causado pela pandemia, o Mercado Livre teve a sacada de mudar parcialmente sua logo – que era um aperto de mão – para dois cotovelos se juntando – um cumprimento bem adotado para evitar o excesso de contato físico e os perigos da transmissão. 

Formato e dimensão da foto de perfil do Instagram

Pra acertar na foto de perfil, fique atento ao formato redondo em que ela é exibida e pense numa imagem que vá encaixar bem direitinho ali. E anota aí também as dimensões e tamanhos recomendados pelo Instagram pra não depender só do “olhômetro”:

Conclusão

A foto de perfil é a porta de entrada do seu Instagram, então escolha com sabedoria!

Mas não é só ela que faz um bom perfil, então garanta que todas essas estratégias aplicadas na hora de escolher a foto também vão ser utilizadas na hora de escrever sua bio, definir seus destaques, seu link no Instagram e seu nome de exibição.

Leia também: Bio do Instagram: ideias e dicas para otimizar sua conta

Gostou das dicas? 

Comenta aqui embaixo se você tem outras sugestões pra ajudar nessa escolha!

Sair da versão mobile