Novo nome, nova marca, estamos de cara nova: agora somos POSTGRAIN! Saiba mais
Cadastre-se
Por
Manuella Torres
11/09/2017
às 16:02

Como fazer Marketing de nicho no Instagram? Confira 6 dicas!

Para ter sucesso com Marketing Digital, o primeiro passo é atingir em cheio a sua persona, certo? E quando o público é bem específico, uma das formas mais eficazes de fazer isso é por meio do marketing de nicho.

Trazemos neste artigo algumas dicas sobre como trabalhar o marketing de nicho no Instagram. Acompanhe!

Afinal, o que é marketing de nicho?

Marketing de nicho se refere a promover produtos ou serviços de um mercado específico ou que tenha uma determinada demanda. Ou seja, a estratégia não é voltada para atingir um vasto público e sim, almeja conquistar grupos específicos de clientes.

Vale dizer que empresas que atendem diversos tipos de pessoas, também pode fazer ações de nicho. Por exemplo: uma agência que oferece serviço full service de marketing digital pode fazer uma campanha que seja focada, somente, àqueles que buscam soluções para e-mail marketing, produção de conteúdo, redes sociais, etc. E por falar nisso…

Como funciona o marketing de nicho nas redes sociais?

O marketing de nicho pode e deve ser aplicado nas redes sociais, sobretudo porque cada uma delas possui uma proposta diferente, portanto, destinam-se a públicos diferentes.

Snapchat, por exemplo, capta um público mais jovem. Se o que você oferta for consumido por grupos jovens, é fundamental estar presente nesse canal. E caso o produto seja visualmente bonito, ter uma conta no Pinterest é algo que também deve ser levado em conta.

Por outro lado, caso o seu target seja corporativo, sua estratégia de marketing deve incluir também o LinkedIn. Em vez de inserir uma empresa, em todas as redes sociais, que você possa encontrar, é mais adequado analisar a persona e focar nos canais que ela mais costuma acessar.

Como funciona o marketing de nicho no Instagram?

O Instagram é a segunda rede social mais usada no Brasil, logo, é necessário que a sua empresa esteja presente nele, sendo possível fazer um bom trabalho de marketing de nicho nele. Para começar a chamar a atenção de um público específico, organicamente, no Instagram, é preciso pensar no estilo de vida desse público.

Quais são suas postagens e quem seu público mais gosta de seguir? Como fazer com que seus possíveis clientes se interessem por você? Para responder estas e outras perguntas, separamos aqui 6 dicas de como fazer marketing de nicho no Instagram.

1. Invista no Instagram Stories

Instagram Stories possibilita que os usuários compartilhem momentos com fotos e vídeos personalizados com emojis, desenhos manuais e textos que ficam 24 horas no ar. Ou seja, é uma função bem similar ao “Minhas Histórias” do Snapchat.

Uma vez que você saiba que tipo de conteúdo o seu público gosta de ver pelas redes sociais, pode aproveitar bem essa função do Stories para fazer postagens por lá.

E para que a postagem fique ainda mais bonita, escolha uma das cores na paleta para colorir o fundo do Storie. Escolha a cor, toque na tela e mantenha o dedo pressionado até preenchê-la com a cor escolhida.

2. Compartilhe a localização

O Instagram permite adicionar a localização nas postagens e isso pode ser muito interessante quando se trata de marketing de nicho, sobretudo para atrair o público certo.

Por exemplo: uma empresa que quiser prospectar clientes locais pode adicionar a localização nas postagens. Dessa forma, o público que está nessa mesma região pode encontrá-la.

3. Use imagens com texto

O Instagram é uma rede social bastante imagética. Enquanto as pessoas deslizam o dedo pela linha do tempo, as imagens dos posts ganham mais destaque. Por isso, inserir texto nas imagens as deixam mais informativas e bonitas, o que estimula as pessoas a compartilharem.

E caso você não seja um web designer ou diretor de arte, não se preocupe. Há aplicativos dedicados à essa finalidade. Um dos mais conhecidos é o InstaQuote para que você embeleza bastante as suas imagens com texto.

4. Faça bom uso de hashtags

As hashtags são fundamentais na estratégia de crescimento no Instagram, por isso toda postagem deve levar hashtags.

Porém, um erro que alguns profissionais cometem é usar somente as que são muito populares. Da mesma forma que pode ser mais difícil para um site atingir as primeiras posições no Google para palavras-chave que são muito concorridas, o mesmo vale para o Instagram quando o assunto é hashtags.

Por isso uma boa estratégia deve dosar as que são populares e as específicas. E como estamos falando de marketing de nicho, trate de saber bem quais são as hashtags particulares do seu público.

É comum vermos muitos perfis inserindo-as na legenda da foto, mas uma boa prática é colocá-la no primeiro comentário. Afinal, isso faz com que o Instagram contabilize um comentário na sua postagem.

Portanto, deixe apenas uma hashtag principal na legenda da foto. Assim, quando o seu post for compartilhado, ela será a única visível. É assim que algumas hashtags específicas passam a se tornar populares.

E para encontrar as que são mais apropriadas para o seu público, o site top-hashtags traz uma listagem relacionadas à temas específicos.

5. Publique fotos de qualidade

Sabe as pessoas que, na hora de publicar algo nas redes sociais, vai ao sistema de busca de imagens do Google e posta a primeira foto que encontra, que se assemelha a muitas outras que vemos na web, e ainda de baixa qualidade por achar que ninguém vai ligar para isso? Pois, então, não seja como essas pessoas.

Lembre-se que a qualidade de uma postagem pode ser, para o seu público, a representação da imagem da sua empresa. Por isso, faça uso de um banco de imagens! Há muitos que são gratuitos, inclusive. Certifique-se que elas sejam de boa qualidade e incríveis!

6. Faça também anúncios pagos

Os anúncios no Instagram podem ser feitos tanto no formato de foto, quanto de vídeo. A exemplo do Facebook, eles podem ter um alcance muito maior de pessoas dentro da rede social.

O fato do Instagram ter muitos usuários jovens pode ser visto como uma vantagem ao anunciar para um público de 29 milhões de brasileiros.

Seguindo essas dicas, você poderá fazer ações bem-sucedidas de marketing de nicho no Instagram. Gostou deste artigo? Gostaria de ver outros conteúdos bacanas? Então, siga-nos nas redes sociais: FacebookInstagramTwitter.