Ícone do site Postgrain

Como funciona a ordem de visualização dos Stories no Instagram

Celular aberto na visualização de um story no Instagram

Eu tenho certeza que você já parou para se perguntar por que certo seguidor aparece em primeiro na sua lista de visualizações dos Stories e por que outro amigo, mais próximo, aparece em terceiro.

Afinal, como funciona a ordem de visualização dos Stories no Instagram? Qual o critério utilizado para definir quem aparece primeiro e quem aparece depois? O site The Verge conversou pessoalmente com o líder de produto do Instagram, Julian Gutman e conseguiu algumas respostas ao vivo.

Apesar da plataforma não querer revelar tudo – já que o algoritmo da rede social é guardado às sete chaves e é visto como a nova “receita de coca-cola” de tão misterioso que se tornou -, foram revelados alguns critérios que permeiam a ordem dessa lista. Acompanha nosso texto pra saber!

Os stalkers aparecem primeiro?

Ficou feliz porque o(a) crush não sai dos primeiros da lista de visualizações dos seus stories? Não é só você. Muita gente relata que crushes e ex-namorados são, geralmente, os perfis que aparecem com prioridade na lista.

Por conta disso, muito se especulou entre fóruns e grupos de pessoas que trabalham diretamente com o Instagram que os primeiros na ordem de visualizações nos stories eram os maiores stalkers do nosso perfil.

Testes foram feitos para comprovar a teoria que nunca foi provada 100%. Afinal, a ordem de visualizações mudava diversas vezes em um único dia, o que deixava a hipótese ainda mais difícil de ser verdadeira.

Nós aqui do Postgrain, inclusive, fizemos vários testes para validar a teoria do stalk: criamos uma conta fake e escolhemos dois perfis teste para visitar essa conta todos os dias, sem fazer grandes interações.

E adivinha? Durante um mês de testes não conseguimos confirmar que os primeiros da lista eram os maiores stalkers do perfil. E Julian Gutman confirmou: as pessoas que aparecem no topo da nossa lista não são os usuários que nos stalkeiam mais.

Bom, e como essa ordem é criada, afinal? O líder de produto revelou que a lista depende principalmente de três fatores para ser definida:

1. Pessoas com quem você interage mais

Ao contrário do que muitas pessoas pensavam, a ordem de visualização dos seus stories pode revelar quem você está stalkeando mais, e não o contrário. Então o fato do seu ex ou sua ex aparecer sempre nos primeiros lugares dos seus stories talvez não indique que ele ou ela está lhe stalkeando, mas sim que você tem visitado muito o perfil daquela conta e, assim, o Instagram entende que você quer receber notícias daquela pessoa com prioridade.

Mas que tipo de interações são essas? Apenas visitar os perfis? Curtir as fotos? Comentar? Trocar mensagens diretas? Julian Gutman não foi específico no que o Instagram considera “mais” ou “menos” interação na plataforma e como o algoritmo enxerga cada uma delas.

Mas é certo que curtir fotos, comentar, visitar perfil, trocar DM’s e assistir os stories de um perfil com frequência faz o Instagram entender que deve mostrar aquele perfil com prioridade na sua lista de visualizações.

2. O Instagram vê o que você faz no Facebook

Nada menos do que esperado que a rede social comprada por Mark Zuckerberg em 2012 utilize informações das nossas interações no Facebook. Antes mesmo de começar a fazer testes, essa era uma teoria que muitos fóruns e usuários já diziam ser real.

Por exemplo, muitas pessoas estranhavam o fato do namorado não utilizar muito o Instagram (ou seja, não havia muitas interações com ele) mas, ainda assim, o perfil do dito cujo aparecer sempre no topo da lista das visualizações dos stories.

Isso só acontece, obviamente, porque o Instagram tem a informação do Facebook que as duas pessoas namoram e, por isso, entende que elas querem ver o conteúdo uma da outra com prioridade.

Quando o algoritmo do Instagram identifica nossas ações fora do aplicativo, como interações com os amigos ou quem a gente acompanha no Facebook, ele entende a importância daqueles elementos para nossa experiência e, por isso, replica essa “boa” experiência na rede social.

3. Acessos à lista de visualizações

Você acessa a lista de quem viu seus Stories muitas vezes no dia? E percebe que a ordem muda praticamente toda vez que você acessa? É porque o Instagram também leva isso em conta!

Julian explicou que, se a gente checa a lista várias vezes, o algoritmo tenta mostrar uma ordem diferente para nos dar novas informações e novas pessoas com quem interagir.

Então, se você é do tipo viciado em checar a lista de visualizações, não se assuste em ver pessoas aleatórias no topo da lista. Isso é o algoritmo tentando fazer você interagir de novas maneiras. O Instagram sempre quer que você tenha novas experiências ao abrir o app.

 

Atualizações na lista podem modificar a ordem

Conclusão

O líder de produto do Instagram não abriu completamente o jogo, confirmando, mais uma vez, que não é do interesse do Instagram deixar exatamente claro como o algoritmo funciona. Mas algumas pistas já foram dadas e a verdade é a seguinte: a plataforma consegue descobrir muito facilmente nossos segredos, interesses e quem a gente ama stalkear.

E aí, as explicações do Julian Gutman fizeram sentido para você e sua lista de visualizações nos stories? Conta pra gente aqui nos comentários! =)

Sair da versão mobile