Novo nome, nova marca, estamos de cara nova: agora somos POSTGRAIN! Saiba mais
Cadastre-se
Por
Manuella Torres
18/10/2016
às 17:50

Como gerenciar várias contas de mídia social ao mesmo tempo?

Hoje é essencial que as empresas estejam presentes nas redes sociais mais populares do momento. Seja o Facebook, Instagram, LinkedIn ou qualquer outra plataforma de relacionamento, os profissionais de marketing têm o desafio diário de produzir conteúdo estratégico para cada uma delas, postar e acompanhar os seus resultados. Por isso, é essencial saber como fazer o gerenciamento de redes sociais de forma organizada e otimizada.

Um dos passos essenciais para uma estratégia de marketing digital que gere mais vendas, é monitorar todos os canais de comunicação e documentar os seus dados. Após isso, são feitas análises que determinarão se as suas ideias precisam ser modificadas ou se continuarão com o mesmo enfoque. Logo, é preciso acompanhar as suas redes sociais de forma correta, pois elas são os canais de divulgação da sua empresa.

Para te ajudar nesse multi-trabalho, preparamos algumas dicas essenciais que vão desde o planejamento, às ferramentas criadas para gerenciar várias redes sociais ao mesmo tempo. Confira!

1. Monte uma estratégia para o seu negócio

Um dos passos principais para desenvolver um bom trabalho nas redes sociais, é montar uma estratégia para o seu negócio e a partir disso, planejar conteúdos adequados. Primeiro, defina a sua persona, saiba quem são seus clientes ideais, seus hábitos, dúvidas e desejos. Assim, você poderá criar postagens que interessarão os seus seguidores, promover engajamento e gerar tráfego para o seu site ou blog.

Mas, observe bem as características de cada rede social, pois elas possuem formatos, linguagens e dinâmicas de postagens diferentes. Por isso, você sempre deve adaptar os seus conteúdos a cada plataforma, de modo que seu público-alvo se interesse por sua empresa.

2. Organize um calendário de postagens

O calendário de postagens é um recurso que te auxiliará muito no gerenciamento de mídias sociais, o que resultará em economia de tempo. Por meio dele, você organizará a quantidade e quais postagens irão ao ar por dia, semana e até ao mês, além de saber quais são os melhores horários para colocar os posts no ar. Você também pode se planejar com antecedência para alguma ação especial ou data comemorativa, sem perder nenhum prazo ou oportunidade para divulgar o seu produto ou serviço.

Para organizar o seu calendário de postagens, comece listando todas as redes sociais em que você está ativo com seus respectivos links. Após, anote a frequência de posts de cada uma, e assim, comece a desenvolver e organizar os seus conteúdos. Também é interessante adicionar ao calendário os resultados de suas postagens, como curtidas, comentários e compartilhamentos, tendo uma visão mais ampla e clara de todo o seu trabalho.

3. Mantenha a eficiência e a produtividade

Ao se organizar e utilizar ferramentas que auxiliam no gerenciamento de redes sociais, você mantém a eficiência do seu trabalho. Isso porque você consegue garantir uma frequência de postagens necessária para mostrar aos seus clientes que você está ativo. Além disso, você dará prosseguimento à sua estratégia do jeito que você planejou desde o início, sem se perder e mantendo a produtividade.

4. Automatize o seu trabalho

Atualmente, existem diversas ferramentas que facilitam o seu trabalho ao administrar várias contas de redes sociais. Confira algumas delas:

Postgrain

Por meio do Postgrain você pode gerenciar diversos perfis do Instagram direto de seu navegador. Além de ser compartilhada com a equipe, a ferramenta possibilita que você programe, publique e edite seus posts, receba notificações e acompanhe o crescimento dos perfis por meio de análises de dados. O teste do software é gratuito e a ferramenta possui planos a partir de 19,90 ao mês.

Hootsuite

Esse é um aplicativo que possibilita o gerenciamento de contas em diversas redes sociais. Você pode agendar, publicar e apagar postagens, além de poder acompanhar o feed e as mensagens do Facebook, LinkedIn ou Twitter, por exemplo. Ele também dispõe de outras funcionalidades para você efetuar análises e monitorar os seus resultados. Há a versão gratuita, com recursos básicos de gerenciamento, e os planos Pro e Business, que possibilitam um gerenciamento mais completo e eficiente, voltado para empreendedores, agências e pequenos negócios.

Feedient

Por meio do Feedient você pode gerenciar seus perfis no Facebook, Twitter, Youtube, Instagram e Tumblr por apenas uma página. Porém, suas opções de publicação com essa ferramenta não são tão amplas, pois em algumas você poderá postar e em outras apenas observar os feed de notícias.

Alternion

O Alternion permite que você gerencie além de múltiplas redes sociais, suas contas de e-mail. É possível adicionar mais de 220 perfis, acompanhando todas as atualizações. Apesar de ser gratuita, ela não permite que você agende posts e nem adicione imagens e vídeos, apenas traz a possibilidade de curtir, responder e favoritar.

Buffer

Essa plataforma possibilita que você programe até 10 posts para diversas redes sociais, na versão gratuita. Já na versão paga, em planos a partir de 10 dólares ao mês, o usuário tem a possibilidade de agendar mais posts, gerenciar mais redes sociais, adicionar membros da equipe para usar a plataforma, além de análises, calendários e outros recursos.

Hubspot

O Hubspot possui diversas ferramentas para gerenciar o seu trabalho de marketing, e uma delas é para organizar as suas postagens em redes sociais, chamada Social Inbox. Por um período de testes gratuito, você pode experimentar as funcionalidades da ferramenta, adicionando toda a sua equipe de social media e conferindo análises e métricas que melhorarão a sua performance.

SumAll

Este é um aplicativo exclusivo para analisar os resultados das suas redes sociais, como engajamento, curtidas, comentários e crescimento dos perfis. Ele facilita o trabalho na hora de desenvolver relatórios, uma vez que você pode exportar todos os dados em PDF. Por 7 dias é possível experimentar o SumAll gratuitamente, e após isso, é cobrado um valor de 99 dólares ao mês.

Lembre-se que é importante sempre garantir a frequência dos posts para você obter análises e resultados sobre o seu trabalho, construindo um bom relacionamento com seus clientes e gerando mais vendas.

Essas são apenas algumas das vantagens de utilizar ferramentas que auxiliam no gerenciamento de redes sociais, faça um teste gratuito do nosso software de gestão e entenda na prática como mensurar sua performance de forma simples!