Ícone do site Postgrain

Como impulsionar no Instagram: guia completo em 8 passos

Como impulsionar no Instagram

Alguns estudos apontam que, em média, os posts do Instagram só alcançam 10% dos seus seguidores. Apesar de não haver um consenso exato sobre esse número ou confirmação do próprio Instagram, existem algumas formas de ir além desses 10% e ter certeza de que você vai alcançar uma audiência ainda maior.  A principal delas é saber como impulsionar no Instagram!

E o melhor disso é que pra impulsionar o post (aquelas famosas publicações patrocinadas), você não precisa ser um especialista em mídia ou ter trabalhado com anúncios antes. Qualquer um pode fazer isso seguindo o passo a passo e prestando bem atenção nas configurações! 

O que significa impulsionar no Instagram?

Sabe quando você tá rolando pelo Feed e aparece um post de alguma conta que você ainda não segue e junto com a postagem aparece o indicador de “Publicação patrocinada”? Isso é um post impulsionado! 

Impulsionar é basicamente pagar pra dar aquele “empurrãozinho” pra que sua publicação alcance mais pessoas do que conseguiria de maneira orgânica, incluindo usuários que ainda nem te seguem. 

Patrocinando um post, você pode distribuir seu conteúdo de maneira mais ampla e até mesmo conquistar novos seguidores que podem te conhecer a partir daquela publicação e se interessar em ver mais do seu conteúdo. 

Além disso, ao impulsionar uma publicação, você tem acesso a funcionalidades que o Instagram não libera para posts “normais”. Continua lendo que te conto mais sobre isso.

Por que e quando impulsionar?

Os principais atrativos em impulsionar um post são a visibilidade que isso traz pro seu perfil e o controle que você pode ter sobre o público que quer atingir, além de poder acompanhar os resultados reais (vendas ou engajamento) que a ação vai te trazer.

Ou seja: se você quer alcançar uma audiência maior ou quer garantir que seu conteúdo vai ser visto por um público grande, saber como impulsionar no Instagram é uma boa opção! 

Mas vale lembrar que é importante fazer tudo com moderação sempre. Não vai sair por aí impulsionando todos os posts do seu perfil, ok? Além de te custar caro, não vai trazer os resultados esperados se você fizer isso de qualquer jeito. 

Antes de qualquer coisa, determine seus objetivos, defina seu orçamento e escolha o melhor conteúdo para alcançar exatamente o que deseja. Impulsione apenas aquilo que tem grande potencial de fazer as pessoas se interessarem mais pelo seu perfil! 

Impulsionar x Anunciar: qual a diferença?

Pra começar, vamos entender o que é cada um. Basicamente, anúncio é qualquer conteúdo que você paga pra ser exibido na internet e, pra isso, existem plataformas completas e específicas pra anunciar, como o Google Ads e o Facebook Ads. 

O “Impulsionar”, por sua vez, é uma funcionalidade simplificada que o Instagram criou pra que os usuários e marcas possam criar um anúncio a partir de um post pronto e obter resultados de um jeito mais rápido e prático do que montando uma campanha do zero.

À primeira vista, os anúncios e posts patrocinados podem parecer basicamente a mesma coisa, mas existem diferenças chaves entre eles que você deve prestar atenção antes de decidir qual é o melhor pros resultados que você deseja obter.

Os principais fatores que diferenciam as duas modalidades são: objetivos e especificações

Quanto aos objetivos, os anúncios são melhores pra gerar conversão e os posts impulsionados são a aposta mais simples pra você aumentar sua visibilidade.

Já no caso das especificações, os anúncios exigem um planejamento e conhecimento mais detalhado de público e da ferramenta pra que você configure a campanha da melhor forma pra atingir resultados específicos. Com os posts impulsionados, a mecânica é mais simples e a configuração termina sendo mais ampla.

Nessa tabela, resumimos as principais características de cada modo:

Quanto custa impulsionar um post no Instagram?

Não existe um valor único e determinado pra patrocinar uma publicação, já que esse número varia bastante e depende dos resultados que irá alcançar enquanto estiver rodando. Mas, pra ter uma noção inicial, o valor pra começar pode ser baixo.

Tudo vai depender da configuração da sua publicação: público e objetivo escolhidos, quantos dias você pretende manter o post em circulação e o valor máximo que você quer gastar.

Pra começar, o valor mínimo a ser investido é de U$ 1 (um dólar), segundo o Facebook. Pra entender melhor como funcionam as definições de orçamento pra posts impulsionados e campanhas para Instagram/Facebook Ads, você pode checar nesse link da própria rede social.  

O preço total vai ficar a seu critério, mas vale lembrar que quanto mais você investir, mais retorno você terá! Ao mesmo tempo, não adianta investir muito dinheiro se você não acertar no post e nas configurações, então pense estrategicamente no orçamento que você tem disponível e nos seus objetivos antes de definir um valor e prazo pro impulsionamento.

E a regra de ouro: faça testes! Antes de investir uma verba alta em algum post, faça uma rodada de testes com um orçamento menor, incluindo o post em questão e outros que você acha que também podem dar certo, mas têm alguma diferença, mesmo que pequena. Depois de concluídas as campanhas, observe qual ou quais posts deram mais resultado pro objetivo que você escolheu. Assim você já vai saber onde vale a pena colocar o resto da verba!

Como impulsionar no Instagram: passo a passo

Agora chegamos ao principal: como configurar um post pra ser impulsionado no Instagram! Já adiantamos que é mais simples do que parece, então fica tranquilo que você não precisa ser nenhum expert em mídia pra isso 🙂 

1. Transforme seu perfil em Conta comercial:

Primeiro de tudo, certifique-se de que sua conta está no modo Business (Conta Comercial). Se não estiver ainda, siga o passo a passo desse post pra converter sua conta pessoal.

2. Vá para a aba de Promoções:

Uma vez que sua conta for um perfil Business, vá no seu Perfil e clique no botão “Promoções”. Lá vão aparecer seus posts já impulsionados, promoções rejeitadas (explicaremos isso mais na frente!) e as opções pra você impulsionar um post. 

Você terá duas opções: criar uma publicação nova pra promover ou escolher um conteúdo já publicado.

3. Escolha a publicação pra impulsionar:

No caso de um conteúdo já publicado, o próprio Instagram sugere que você impulsione o seu post mais popular, mas você pode escolher livremente entre qualquer post do seu Feed ou Stories que esteja qualificado. 

Pra saber os critérios de qualificação de um post, você pode checar diretamente na Central de Ajuda do Facebook clicando aqui. Eles incluem tamanho de imagem, formato, qualidade, legendas para vídeos e outras especificações.

4. Escolha uma meta:

Após escolher o post desejado, você vai escolher o direcionamento do tráfego gerado a partir desse post (ou seja, pra onde você quer levar as pessoas que vão ver a publicação patrocinada). As opções de destino são:

5. Escolha o público-alvo:

Essa é a parte que você deve ter mais cuidado ao definir, pois vai determinar que público será impactado pelo seu post. Pense no público alvo da sua marca, que tipo de pessoas você deseja alcançar e quais delas podem se tornar potenciais consumidoras da sua marca ou conteúdo. Os públicos que você define ficam salvos caso você queira usar em outros impulsionamentos depois. 

Para criar um novo público, as opções estão divididas em:

Outras opções são: 

À medida que você vai determinando essas configurações, o Instagram vai te mostrar o tamanho e proporção do público selecionado, o que vai te dar uma noção melhor de quantas pessoas sua publicação pode atingir. Porém, fique atento: um público muito grande e amplo pode ser menos eficaz pros seus resultados. O ideal é restringir ao máximo as características de pessoas que você sabe que tem a ver com sua buyer persona, mas sem exagerar pra não restringir demais. Preste atenção na indicação visual do próprio Instagram abaixo do número de pessoas que você escolheu.

 

6. Escolha o valor e tempo de duração

Não existe uma fórmula única ou número mágico de quanto você deve investir ou por quanto tempo você deve deixar seu post rodando, tudo vai depender do seu planejamento e dos seus objetivos. 

Bote na ponta do lápis até quanto você pretende gastar, quanto está disposto a pagar por cada lead, que retornos você espera dessa ação, etc. Depois anote o resultado e veja se precisa aumentar ou pode diminuir o orçamento.

7. Confira tudo e adicione uma forma de pagamento!

Prontinho! Seu post vai ser exibido no feed, nos stories e na aba Explorar do público que escolheu. Se quiser, você pode ver uma prévia de como ele vai aparecer em cada um desses formatos. 

Em seguida, clique em “Pagamento” e adicione seus dados. Você pode pagar por cartão de crédito, PayPal ou boleto bancário.

8. Crie sua promoção!

 

Agora que você já definiu e revisou todas as configurações, é hora de checar se está tudo ok como você pensou e clicar em “Criar promoção”. 

Tempo de aprovação

Antes do seu post começar a circular oficialmente, ele passa por um período de aprovação para que o Instagram se certifique de que a mídia é qualificada pra isso. No geral, se você seguiu todas as especificações certinho e prestou atenção no nosso passo a passo, não tem erro! Seu post vai ser aprovado!

Mas, se acontecer da promoção ser rejeitada, você terá que revisar todas as informações e conferir o que você pode ter deixado passar das diretrizes do Facebook. Você pode fazer isso no link que indicamos da Central de Ajuda. 

Como analisar os resultados de impulsionamento?

Agora que você já sabe como impulsionar no Instagram, é hora de analisar os resultados!

Pra analisar o retorno do post patrocinado, o processo é o mesmo de quando analisamos o desempenho dos posts comuns no Feed. Pra checar esses dados, basta acessar as métricas do post e conferir aquelas que sejam mais relevantes pro objetivo que você escolheu durante a criação do post impulsionado.

No artigo sobre o Instagram Insights, explicamos como entender quais são as métricas mais importantes pros seus objetivos e como analisar cada informação disponibilizada pela plataforma.

E se quiser se aprofundar mais nesse tópico de posts patrocinados e anúncios no Instagram, temos um material gratuito completo sobre Instagram Ads com tudo que você precisa saber pra ter bons resultados com suas campanhas e como configurá-las. Clique aqui pra baixar!

Sair da versão mobile