Ícone do site Postgrain

Como usar as Cenas do Instagram Stories

O Instagram parece cada vez mais focado em eliminar a concorrência. Em 2016, o alvo foi o Snapchat com o Instagram Stories e, dessa vez, as Cenas surgiram para tentar frear o crescimento do TikTok, app desenvolvido na China para editar vídeos curtos que se tornou uma verdadeira febre entre os jovens.

Ainda que muitos prefiram o aplicativo chinês, não dá pra negar que o novo recurso do Instagram pode ganhar força nos próximos meses, quando – e se for – disponibilizado pro resto do mundo. Se você quer entender finalmente o que são as Cenas do Instagram Stories e como você pode utilizá-las ao seu favor, continua lendo esse texto! 

O que são as Cenas do Instagram Stories?

As Cenas do Instagram Stories é o mais novo recurso em testes da ferramenta. O melhor de tudo é que a plataforma decidiu fazer essa experimentação aqui no nosso país, o que significa que apenas os usuários brasileiros conseguiram testar a modalidade até agora. O diretor de produto global do Instagram, Robby Stein, justificou a escolha dizendo que, aqui, usamos com frequência as funções de música no Instagram. E ele não tá errado, né?

Com as cenas, a gente consegue criar e editar vídeos pra Stories com música de fundo e outras opções de edição pra dar mais dinâmica ao vídeo. Uma das coisas mais legais dessa nova função é que ela também aparece na aba Explorar, ou seja, é uma boa oportunidade pra você alcançar novas pessoas, que ainda não te seguem. 

Se você tá lendo esse artigo e ainda não encontrou as Cenas nos Stories do Instagram, é possível que seu app precise ser atualizado. Então, vá na App Store (para iOS) ou na Play Store (para Android) e baixe a versão mais atualizada do Instagram, que as chances do novo recurso aparecer depois disso são altas.

Como usas as Cenas em quatro passos

A essência das Cenas está em criar um conteúdo em vídeo mais dinâmico e que seja editado com maestria. Por isso, as funções de música de fundo e de velocidades são muito importantes aqui. Entenda como usar cada uma delas no passo a passo: 

  1. Escolha uma música

Clique no ícone de música para escolher a trilha que vai acompanhar o seu vídeo. Para quem quer produzir conteúdo inspirado no TikTok, essa função daqui é de extrema importância.

Apesar de não ser obrigatória, recomendamos que vocês sempre escolham uma música de fundo pras Cenas, já que a proposta do recurso é fazer um vídeo com várias paisagens diferentes. Escolher uma música aqui vai ajudar a dar uma unidade pro seu vídeo e deixá-lo mais divertido.

  1. Escolha a velocidade

Logo abaixo do ícone para escolher uma música, você pode selecionar uma velocidade. Essa é uma ótima opção pra trazer ainda mais dinâmica pro seu vídeo, já que você pode gravar cenas mais rápidas, outras mais lentas e juntar tudo no mesmo story dentro do Instagram.

Os experts em TikTok utilizam muito essa opção pra fazer dublagens ou pegar uma parte especial da música pra destacar. Por isso, é importante lembrar que, ao escolher as velocidades rápidas, você vai gravar uma cena com a música de fundo lenta, pra que no vídeo ela fique normal (e vice-versa!). 

  1. Use o temporizador 

Sempre que precisar gravar com as mãos livres, use o temporizador. É ele que vai permitir que você grave qualquer cena no tempinho certo, basta escolher a duração da cena que você quer gravar e selecionar Set Timer.

  1. Grave!

O único pré-requisito para usar as Cenas é apertar no botão de gravação (que você já deve conhecer bem). Enquanto estiver gravando, você vai ver uma barra na parte superior do vídeo sendo preenchida. É ela que vai te avisar o quanto ainda falta pra você completar seu story de 15 segundos. 

Para ver como está o vídeo e se quiser excluir alguma cena, basta clicar no botão da esquerda. Para excluir, selecione o ícone de lixeira.

Você também pode subir um vídeo que já existe na galeria do celular assim como é possível nos Stories, normalmente.

Dicas do que produzir com as Cenas do Instagram

Com tantas opções disponíveis dentro de um só recurso, a gente fica até perdido sobre o que usar pra criar um conteúdo legal. Mas que tal aprender com o que já vem sendo produzido na rede? Separamos algumas opções pra vocês: 

Use a opção ‘fantasma’

Assim que você começa a gravar nas Cenas, outro botão surge embaixo de todos os recursos já disponíveis: a opção fantasma. É com ela que a gente consegue gravar vários vídeos em cenários ou situações diferentes criando uma sensação de “mágica”, por conta do corte seco. 

A “mágica” que @lela cria nesse vídeo é toda feita com a ajuda do botão fantasma, que mostra pra ela exatamente o último frame da última cena que foi gravada. Assim, mesmo que ela já esteja com um elemento diferente em relação ao outro vídeo, quando se posiciona da mesma forma que na cena anterior, o corte seco fica bem mais suave, criando essa ilusão de ótica super divertida.

Para usar o botão fantasma e ver o último frame da última cena gravada, clique no símbolo indicado na imagem abaixo: 

Faça um stop motion

Quem lembra de quando os Stories tinha uma opção especial pra criação de vídeos em Stop Motion? Pois é, infelizmente esse recurso foi descontinuado e não há nem sinal de que ele volte. Mas a boa notícia é que, com a chegada das Cenas, dá pra gente fazer uma gambiarra e conseguir o mesmo efeito novamente. 

Claro que não vai ser tão fácil de gravar quanto era com o recurso específico, mas dá super pra quebrar o galho e te ajudar a criar um conteúdo diferente pro perfil. Tudo o que você precisa lembrar pro vídeo ficar legal é do conceito de stop motion: a criação de um vídeo a partir de fotos. 

Pra conseguir o efeito de stop motion, os vídeos que você gravar aqui, nas Cenas, precisam ser extremamente curtos, quase como uma foto. Lembra também de deixar a câmera parada em algum lugar fixo, pra que ela não se mova. O que deve se movimentar no seu stop motion são os objetos da cena. 

Mostre um evento

Uma das coisas mais difíceis de mostrar nos Stories sem que fique muito chato de assistir são eventos. Afinal, como escolher apenas 15 segundos de uma comemoração que dura muito mais? É quase certo que a gente sempre acabe caindo na armadilha de postar vários stories – e que os usuários não aguentem ver nenhum direito. 

Por isso, na hora de fazer a cobertura de uma festa, use sempre as Cenas! Basta filmar um pouco de cada momento do evento ou até de cada ambiente, pra fazer um giro pelo local. Aqui, uma música de fundo cai super bem e sempre vale a pena brincar com as velocidades pra trazer ainda mais dinâmica ao vídeo.

Faça um passo a passo

Todo mundo gosta de assistir tutoriais. E quando eles são rápidos, fica mais fácil ainda de consumir. Fazer um passo a passo com as Cenas é ótimo porque nos obriga a sermos concisos e rápidos, o que acaba fazendo muito bem pro nosso conteúdo. E claro que sempre dá pra brincar com o entra-e-sai de cada cena. Olha só o exemplo da @vivi que legal:

E ninguém precisa se prender somente ao nicho da beleza pra fazer isso, ok? Pense fora da caixa e reflita sobre os processos que você acha que os usuários gostariam de aprender mais sobre. Na maioria das vezes, a gente gosta de aprender sobre tudo! 

Se as Cenas do Instagram Stories vão pegar no gosto dos usuários, a gente ainda não sabe. O que resta agora é torcer pra que o teste da plataforma dê certo e que a funcionalidade seja divulgada pros outros países. Enquanto isso, a gente pode sempre pegar boas referências pelas Cenas em destaques da aba Explorar, vai por mim! 

Como é que vocês tem utilizado esse novo recurso por aí? Conta pra gente! 

 

Sair da versão mobile