Ícone do site Postgrain

Como usar as mensagens diretas do Instagram ao seu favor

Muitas pessoas devem imaginar que as mensagens diretas, ou as DMs como gostamos de abreviar, são mais um recurso de uma plataforma incansável quando o quesito é manter você o máximo de tempo possível dentro dela. O que algumas delas não sabem é que as mensagens diretas podem ser ótimas para descobrir informações sobre o seu negócio e estreitar laços com os seus clientes.

De acordo com o Instagram, apenas um terço das empresas utiliza o aviãozinho como estratégia de marketing. E, nesse artigo, vamos te dar bons motivos para não deixar essa funcionalidade de lado.

O que dá pra fazer com as Mensagens Diretas?

Uma DM nada mais é do que uma mensagem privada no Instagram, que pode conter texto, fotos e vídeos seus ou de qualquer outro usuário do Instagram que possua uma conta aberta. Por lá, também é possível criar grupos, que facilitam a comunicação de pessoas que não querem sair de dentro da plataforma e migrar para outros aplicativos.

Você deve estar pensando em formas muito fáceis de distribuir a sua mensagem com o mínimo de esforço para milhares de seguidores, não é?

Mas calma aí. Essa é a sua chance de se conectar com seu público-alvo, levar valor para as pessoas, criar laços reais com esses possíveis usuários e ainda retirar informações cruciais sobre o posicionamento que elas esperam da sua conta, além de te ajudar a identificar aquelas pessoas que poderão se tornar os defensores da sua marca um dia.

Entenda o perfil dos seus seguidores

Se alguém está indo atrás de você no privado, significa que você venceu a primeira barreira: a do interesse. Seja para buscar informações sobre um só produtinho ou para encontrar uma informação sobre a localização do seu negócio, essa é uma chance de começar um relacionamento fora do seu feed.

É por isso que é tão importante responder toda vez que aquele pontinho azul aparecer na sua tela. Com as informações principais dessa conversa, você pode montar um perfil bem legal baseado em informações reais que o seu próprio público forneceu.

Como, por exemplo, quantas pessoas entraram em contato com você em busca do preço de um produto específico? Quantas delas não efetuaram a compra após a descoberta de mais informações? Comece utilizando as informações para responder questões que você já tem dentro do seu negócio.

Mais oportunidades de networking

Quem vive nas redes sociais sabe que estar bem relacionado faz toda a diferença. A melhor parte de conversas diretas é a oportunidade de conhecer outras pessoas que podem agregar ao seu negócio, como microinfluenciadores, por exemplo.

Uma conversa que poderia demorar dias através de um e-mail, tem o potencial de ser resolvida em poucas horas dentro das DMs. Imagina que facilidade encontrar pessoas que podem agregar ao seu negócio sem precisar de tanto esforço para alcançá-las? O Instagram te dá tudo isso.

Relacionamento sério com o seu cliente

Já ouviu toda aquela história de que quanto mais tempo você se doa a um cliente, mais chances ele tem de se transformar em um defensor da sua marca? Esse é o estágio que você busca alcançar com todos os seus potenciais clientes.

Notou que existe alguém ali se destacando no engajamento da sua conta? Entre em contato com essa pessoa, estreite laços, crie um vínculo. Mas lembre: esse não é o momento de fechar a venda, mas sim sobre fazer com que o seu cliente se sinta especial.

Quando você demonstra que está igualmente engajado nesse tipo de relacionamento, ele vai se sentir mais próximo e confortável para conversar mais vezes.

Como utilizar as DMs

Existem duas formas para colocar em prática a sua estratégia de DMs. A primeira pode ser realizada através do seu smartphone.

Quando você estiver no feed da sua conta, clique no ícone do avizãozinho no canto direito da tela. Ali, você terá acesso a todas as suas interações anteriores.

Caso você queira começar uma nova conversa, clique no sinal de +, escreva o nome da conta que você está procurando e inicie o contato. Lembre-se de que o primeiro contato não precisa ser falando do seu negócio. Foque no cliente e no que ele precisa naquele momento.

Caso você queira encaminhar uma imagem para alguém, deslize no feed e, logo abaixo das imagens das contas, também estará disponível o aviãozinho de DM. Escolha para quem você quer mandar e finalize a ação.

Uma outra forma bem prática é condensar todas as suas atividades em um só espaço, para que você possa monitorá-las. Dentro do Postgrain, por exemplo, é possível compilar as mensagens diretas de todas as suas contas em uma única tela.

Para responder, basta clicar em uma das interações que estão dispostas na tela. Se quiser iniciar uma nova conversa, é só clicar no ícone + que fica na parte superior às mensagens. Assim, você pode criar interações com mais rapidez e praticidade através do seu computador.

Conclusão

Quando falamos de nutrir um relacionamento com o nosso público, não existem segredos. Existe esforço, muito teste e aquele lembrete que deve ficar sempre na sua estratégia: ao invés de tentar conquistar um cliente, tente conquistar um vínculo.

Sair da versão mobile