Ícone do site Postgrain

Como viralizar no Reels e aumentar o alcance no Instagram

Tudo que você precisa saber sobre como usar o Reels

Reprodução/Instagram

Uma das principais novidades dos últimos tempos no Instagram foi o lançamento do Instagram Reels, que veio pra concorrer diretamente com o TikTok. A nova funcionalidade permite a gravação e edição de vídeos dinâmicos e curtos, no mesmo estilo do app “vizinho”. E se no começo existia alguma dúvida se o formato iria mesmo pegar por lá, agora já podemos ver que ele tem dado muito certo e tem se tornado cada vez mais protagonista no Instagram.

Entre challenges, dublagens, memes, troca de looks e outros virais, não tem mais como ignorar o espaço que o formato vem ocupando na rede social. E pra você não ficar de fora, preparamos este artigo pra te ajudar a usar o Reels para viralizar e aumentar seu alcance no Instagram.

Dá uma olhada nesse resumo do que você vai ler por aqui:

Qual a vantagem de usar o Reels?

Ainda está com dúvidas se vale a pena mesmo o esforço pra se enquadrar nesse novo formato? Bom, se o que você procura é criar conteúdos criativos e atrair o máximo de visibilidade pra sua marca, então a resposta é sim, vale a pena! 

A principal vantagem do Reels em relação aos outros formatos de publicação no Instagram é justamente o grande alcance e potencial pra viralizar que ele tem. Isso porque, além de aparecer no Feed inicial e ter sua própria aba no perfil de cada usuário, assim como o IGTV, por exemplo, os vídeos publicados no Reels têm presença garantida na aba Explorar, que mostra posts de contas que as pessoas ainda não seguem. 

E como se já não fosse fácil o bastante “esbarrar” em um Reels por aí, ele ainda tem um Feed próprio, no qual vão surgindo, em “fila”, vários conteúdos do formato que estão viralizando no Instagram. Ou seja: investir no Reels também aumenta as chances da sua marca ser descoberta por um público que ainda não acompanha de perto seu conteúdo.. 

Além disso, o mais legal desse tipo de vídeo é que você não precisa de uma super câmera, recursos caros ou uma grande equipe pra produzi-lo. Qualquer pessoa com um celular na mão e muita criatividade é capaz de criar um bom conteúdo pro Reels. A dica é investir em ângulos diferenciados, bons cortes e transições de cenas e edições criativas que chamem atenção logo de cara! 

E o lado bom é que você nem precisa sair do app do Instagram pra isso, já que a proposta é que você consiga fazer tudo por lá mesmo se quiser.

Como usar o Reels do Instagram: passo a passo

Existem alguns modos que você pode usar pra começar a criar um Reels, e um deles é fazendo isso a partir do Reels de outro usuário. Se você viu um vídeo legal no Feed com algum áudio que te interessou, um efeito que você quer testar ou um conteúdo que você quer remixar, dá pra começar seu próprio Reels ali mesmo! 

Como usar um efeito do Reels

  1. Abra o Reels que te chamou atenção
  2. Se quiser usar o efeito, procure o ícone com as estrelinhas 
  3. Clique no efeito e, em seguida, selecione “Usar efeito” 
  4. Se preferir, salve o efeito pra acessar depois clicando no ícone da bandeirinha no canto superior direito

Como usar um áudio do Reels

  1. Abra o Reels que te chamou atenção
  2. Clique no áudio logo abaixo da legenda e escolha “Usar áudio”
  3. Se preferir, guarde o áudio pra depois clicando em “Salvar áudio”
  4. Ou ainda, clique na setinha se quiser encaminhar o áudio pra outro usuário

Agora, se preferir começar um Reels totalmente do zero, o tutorial completo a gente te mostra a seguir!

Como criar um Reels no Instagram: passo a passo

1. Abra a câmera pelo Instagram e clique na função “Reels”

Pra começar é simples. A funcionalidade está disponível na mesma área em que gravamos nossos Stories normalmente, bastando apenas selecionar a opção lá embaixo na sua tela pra começar a gravar e editar o seu conteúdo com o Reels.

 

2. Escolha seus efeitos

Você pode explorar alguns dos efeitos e recursos disponibilizados pelo Instagram pra esse tipo de vídeo. No canto lateral, existem as opções de alterar a velocidade, adicionar filtros e  colocar músicas ou sons, como efeitos sonoros engraçados ou dublagens que estão fazendo sucesso. É só deixar sua criatividade se soltar!

3. Use o temporizador

Pra ter a liberdade de gravar com as mãos livres, ou seja, sem precisar segurar o botão de gravação o tempo todo, você pode optar por usar o temporizador, também disponível na lateral da tela. É só escolher o tempo que você precisa pra se posicionar e pronto! Ele começa a gravar sozinho.

4. 3…2…1… Gravando!

Pronto, agora é só soltar a criatividade pra criar o conteúdo! Se o seu vídeo terminar antes de completar os 30 segundos de limite, você pode acessá-lo clicando na seta pra esquerda e assistir novamente, apagar ou cortar o quanto quiser. Também é possível complementar o tempo restante gravando outro vídeo, que você pode editar junto com o(s) anterior(es) na mesma tela.

Nesse caso, surge mais uma função na barra lateral: a de alinhar. Com ela, é possível continuar a gravação exatamente de onde parou o trecho anterior do seu vídeo. Essa é a função usada pra fazer os famosos “efeitos mágicos”, como nos vídeos em que as pessoas trocam de roupa num piscar de olhos, por exemplo:

5. Publique 

Feito o vídeo, agora é hora de compartilhar! Com o Reels, você pode colocá-lo no Stories ou compartilhar o conteúdo diretamente no Feed da sua marca, onde ele tem chances de aparecer na aba Explorar de vários usuários.

Se quiser dar aquela caprichada nos vídeos e investir em uma edição diferenciada pra sua marca se destacar, continua lendo que vamos te indicar alguns dos melhores apps pra edição de vídeos no estilo do Reels!

Melhores apps de edição de vídeos pro Instagram Reels

Em outros artigos do blog, já demos algumas dicas de ótimos apps pra criar conteúdos pro Instagram de modo geral e dos principais apps usados por influencers. Aqui, vamos te mostrar os melhores pra editar vídeos especificamente pro Reels, tornando-os mais criativos e atrativos pra se destacarem no Feed dos usuários! 

InShot

Disponível para iOS e Android.

Hype Type 

Disponível para iOS.

Enlight Videoleap

Disponível para iOS e com aplicativo similar para Android.

Prequel

Disponível para iOS e Android

Over

Disponível para iOS e Android.

Como viralizar no Reels fazendo vídeos curtos

Você já sabe porque investir, como começar a criar e por onde editar suas produções. Agora, pra dar aquele gás na criatividade e te ajudar a pensar em conteúdos que encaixem bem com a proposta e público da sua marca, vamos te mostrar o que mais tem feito sucesso no Instagram Reels. Se quiser insights pra começar a produzir, aqui é o lugar certo!

Challenges

Quer garantir que sua marca tenha um bom alcance ou até mesmo viralize no Instagram Reels? O melhor jeito de conseguir isso é através dos challenges! Os desafios (traduzindo pro português), normalmente envolvem repetir alguma ação que viralizou por aí, seja uma dancinha, uma conversa, uma brincadeira, um dyi, etc.

A dica aqui é aproveitar esses virais e entrar na onda de maneira que se adeque ao que a sua marca quer mostrar: seja apresentar um novo produto ou simplesmente transmitir uma percepção divertida da cultura da empresa. 

Mas também não precisa se prender ao que já existe. Por que não criar o seu próprio challenge? Produza um vídeo legal e fácil de reproduzir e desafie os consumidores da sua marca a imitá-lo usando os produtos que você vende, por exemplo. Depois você pode pedir pra eles te marcarem e aproveitar o conteúdo gerado pelo usuário!

Áudios e efeitos virais no Reels e TikTok

Muitas vezes, algum efeito (como os de mudar cor do cabelo ou olho, por exemplo) ou áudio específico (seja música ou dublagem) viraliza com facilidade no Reels. Estar atento ao que as pessoas mais estão usando e testar nos seus conteúdos também vai te dar muita visibilidade, já que seu vídeo pode aparecer em destaque na página do áudio ou do efeito em questão e alcançar novos usuários.

Fique de olho nas tendências e no que tem atraído a curiosidade das pessoas e pense se vale a pena criar um conteúdo legal com aquilo!

Músicas do momento

O TikTok e o Reels vêm sendo super importantes pra definir os hits do momento! Então fique sempre de olho nas músicas que mais estão bombando nos dois apps. Pra se ter uma noção do impacto dos vídeos, muitas das músicas que viralizam no TikTok terminam também indo parar na Hot 100 da Billboard, o principal e mais disputado chart de música do mundo.

E usar uma dessas músicas no seu vídeo não precisa se limitar a reproduzir as dancinhas, ok? Você pode gravar um vídeo sobre qualquer coisa que quiser e incluir uma dessas músicas que estão bombando como trilha sonora. É só escolher a que mais combina com o contexto do seu Reels 😉

Dica: no Spotify dá pra encontrar várias playlists atualizadas com os hits virais do momento no TikTok e Reels. Escolha 1 ou 2 pra seguir e assim você pode ficar sempre se atualizando por lá e conhecendo as novidades.

De olho no vizinho

Com toda a semelhança entre as propostas do Instagram Reels e TikTok, é claro que os conteúdos também terminam sendo parecidos ou seguindo as mesmas tendências. E, algumas vezes, essas tendências podem surgir primeiro no aplicativo vizinho, então vale a pena ficar de olho no TikTok pra ver o que tem bombado por lá, já que é no que as tendências pro formato costumam surgir.

E suas referências podem vir não apenas do app concorrente do Instagram, como também de outras redes sociais. O que está entre os assuntos mais falados no Twitter? Algum post maluco viralizou no Facebook? Busque referências que você possa incorporar ao seu conteúdo, sempre mantendo em mente que tipo de conteúdo faz sentido pra sua marca e público-alvo.

Parceria com influencers

Se tem um público que já dominou esse tipo de vídeo, são os influencers. Sejam blogueiras de moda, comediantes, maquiadoras, nutricionistas, psicólogos, todos já estão apostando no Reels pra ampliar seus conteúdos e alcance por lá. E muitas marcas já estão de olho nisso!

Busque parcerias com influencers do seu nicho de atuação pra criar conteúdos criativos com eles através do Reels. Vocês podem sentar juntos pra produzir algo que combine tanto com a personalidade do influencer, quanto com a identidade da sua marca e que funcione pra ambos os lados se promoverem no Instagram de maneira inovadora e divertida. 

Dicas e informações rápidas

Uma outra boa maneira de criar conteúdo pro Reels é com dicas de modo geral. Vale um tutorial de como usar seu produto da melhor forma, como se cadastrar pra ter acesso ao seu serviço, repassar uma informação de maneira divertida, trazer 5 curiosidades sobre algo relacionado a sua marca, etc. 

E fica a dica pra esse (e todos os outros casos): uma pesquisa recente mostrou que 85% dos vídeos do Facebook são assistidos sem som na rede social. Pra não correr o risco de algum usuário passar direto pelo seu conteúdo porque não pode ouvir naquele momento, tente sempre contextualizar o seu vídeo através de textos. Como os Reels são vídeos mais curtos e dinâmicos, você não precisa ter sempre uma legenda completa como em um vídeo do IGTV, mas vale colocar algumas palavras ou frases em destaque ou até definir um título pra que as pessoas entendam o tema daquele vídeo. 

Gostou das dicas?

Com uma boa dose de criatividade, paciência na hora da edição e tomando sempre cuidado pra que o conteúdo faça sentido pra sua marca, o Reels é uma aposta garantida pra quem quer ter mais alcance no Instagram e produzir conteúdos diferenciados pra se destacar em relação a concorrência.

E se tiver alguma dúvida ou dica a mais pra compartilhar, comenta aqui embaixo! 

Vamos adorar te ouvir 🙂 

Sair da versão mobile