Novo nome, nova marca, estamos de cara nova: agora somos POSTGRAIN! Saiba mais
Cadastre-se
Por
Manuella Torres
31/07/2017
às 18:00

Conheça 5 ações de marketing digital de forma integrada

Atuar com o marketing digital de forma integrada pressupõe que a empresa tenha uma atuação em diferentes canais que considere relevantes. Tal prática ganha mais destaque em um cenário de consumidores omni channel, ou seja, que utilizam diversas plataformas para buscar informações e relacionar-se com as empresas.

Inicialmente, é necessário entender o que é a integração no marketing digital. Em seguida, apresentaremos algumas ações para integrar as soluções.

O que é integração no marketing digital?

O marketing digital de forma integrada consiste no uso de diferentes estratégias para consolidação da presença online da empresa. Entre as soluções que podem ser adotadas estão:

  • SEO;
  • conteúdo;
  • mídias sociais;
  • e-mail marketing;
  • mídias pagas.

Ao pensar em uma estratégia integrada, não necessariamente a marca precisa executar todas essas ações digitais, mas é possível monitorar quais delas são mais relevantes de acordo com as demandas do público.

O Inbound Marketing, por exemplo, é uma metodologia que prioriza a integração das ações, pois nutrir e relacionar-se com os leads envolve diferentes soluções. O próprio marketing de conteúdo engloba, além das estratégias de criação, as formas de divulgação, incluindo e-mail marketing e mídias sociais.

Dessa forma, ao pensar em marketing digital, a integração das soluções está muito mais presente do que pensar as ações separadamente. Isso se deve inclusive às novas demandas comportamentais dos consumidores, que exigem um novo posicionamento das marcas.

Quando se fala em integração, entretanto, não significa apenas o planejamento e execução das diferentes soluções, mas o desenvolvimento de uma estratégia conjunta, com um objetivo comum, para a presença digital da marca.

Como fazer marketing digital de forma integrada?

As empresas podem desenvolver ações específicas que atendam demandas da companhia. Algumas delas, no entanto, são mais eficientes quando o tema é desenvolver o marketing digital de forma integrada.

Selecionamos 5 ações para integrar as práticas de marketing digital da empresa. Confira!

1. Adotar ferramentas para produzir e analisar resultados

O uso de ferramentas de automação é um dos recursos mais práticos e eficientes para a integração das soluções. Principalmente no caso das redes sociais, alguns softwares permitem gerenciar postagens, programar publicações, melhorar campanhas, segmentar público, entre outros recursos.

Nesse sentido, as ferramentas podem ser usadas para a produção dos conteúdos e publicações da rede social assim como para analisar os resultados obtidos.

Entre as oportunidades de integração estão as ferramentas para social media, que permitem gerenciar mais de um perfil ao mesmo tempo ou integrar Instagram e Facebook, por exemplo, executando nas duas mídias sociais um plano de marketing comum.

2. Identificar estratégias mais eficazes de acordo com o público

Uma ação necessária para quem deseja integrar as técnicas de marketing é identificar quais ações são mais eficazes para o público-alvo do negócio. Por exemplo, o perfil de cliente da empresa consome informações nas redes sociais ou ele prefere usar a busca do Google para realizar pesquisas?

Tais informações permitirão que a companhia tenha uma visão mais ampla das necessidades do público e, assim, possa atuar mais intensivamente nos canais mais relevantes para ele.

As pesquisas de comportamento do consumidor ainda fornecem outros indicativos para a empresa como, por exemplo, quais horários são mais interessantes publicar, com qual frequência e quais os formatos de conteúdo mais consumidos.

Dessa forma, são as preferências do público que vão delineando quais soluções serão adotadas pela marca, uma vez que só faz sentido investir onde o cliente está.

3. Pensar diferentes estratégias conjuntamente

Uma vez que a empresa opte por desenvolver diferentes estratégias de marketing, abordá-las separadamente será oneroso e pouco eficiente. Ainda que possa ter objetivos específicos para um canal, como aumentar o número de seguidores do Instagram, tal meta só faz sentido quando alinhada a expectativas maiores de consolidação da marca e aumento das vendas.

Assim, para fazer marketing digital de forma integrada, além de explorar diferentes canais, é importante que a empresa desenvolva as estratégias conjuntamente.

Por exemplo, uma ação para aumentar o número de leads de uma campanha pode desdobrar-se entre práticas de mídias pagas, redes sociais e newsletter, atingindo um objetivo comum.

4. Criar um plano de marketing

A criação de um plano de marketing digital é uma prática essencial para as empresas que desejam integrar as soluções realizadas. No plano, devem ser especificados diversos aspectos da presença digital, como:

  • orçamento disponível para a área, subdividido pelas diferentes soluções;
  • perfil do público-alvo;
  • canais que a empresa pretende atuar;
  • objetivo geral e específicos do marketing digital;
  • necessidades técnicas, materiais e intelectuais para execução do plano;
  • pesquisa de mercado.

Essas são algumas das informações que podem constar em um plano de marketing para que ele se torne mais completo e seja capaz de atender as demandas da empresa e, claro, as dos clientes.

5. Usar uma linguagem comum nos diferentes canais

Ao integrar as ações de marketing de uma empresa é necessário ter clareza em relação à linguagem e ao tom que serão usados nas diferentes formas de se comunicar com o público.

Obviamente, as ações nas redes sociais e de e-mail marketing exigem que os desenvolvedores respeitem as especificidades de cada canal, como tamanho do texto, palavras, formalidade, etc. No entanto, todos os canais da empresa devem prezar por uma linguagem comum.

Assim como a identidade visual, ela é uma das características que formam as bases da empresa e que permitem que o cliente saiba com quem está dialogando. Os valores da companhia devem guiar tais definições, sendo, portanto, fundamental a coerência entre as estratégias adotadas.

A integração do marketing digital proporciona diversas facilidades para a companhia, pois permite definir um único foco de atuação da equipe, tornando a linguagem mais clara e objetiva tanto para os clientes quanto para os colaboradores.

A escolha de quais ações e canais integrarão o plano de marketing digital da empresa vai variar de acordo com as demandas do público, comportamento de consumo, segmento da companhia, entre outros aspectos.

Cada empresa tem autonomia para decidir um conjunto de ações que seja mais relevante para ela, fator que torna o marketing digital acessível a diferentes perfis de negócios.

Quer saber mais como juntar o marketing digital de forma integrada com as principais tendências da área? Confira o conteúdo 6 tendências de marketing digital que vão bombar em 2017 e dê destaque para a sua empresa!