Ícone do site Postgrain

Como fazer um portfólio online: 12 sites gratuitos para usar

Sites gratuitos pra criar portfólio online gratuito

Seja para se destacar em um processo seletivo de emprego ou passar mais credibilidade como freelancer, um portfólio online bem feito é mais do que importante pra qualquer profissional: ele é essencial! E ousamos dizer que hoje em dia ele já vale tanto quanto um bom currículo (ou até mais!).

Um currículo serve pra mostrar a relação de empresas que você já trabalhou, sua formação, habilidades e cursos feitos. Já o portfólio mostra os detalhes de cada experiência, do que foi feito na prática.

Isso é indispensável principalmente pra quem trabalha com produções voltadas pro digital e, sobretudo, pras redes sociais. É o caso de redatores, designers, fotógrafos, videomakers e social medias, por exemplo.

Se você já sabe dessa importância e está pensando em montar um portfólio online de destaque ou deseja apenas conhecer novas opções de templates prontos para atualizar o seu, veio no lugar certo!

Bora lá?!

Como criar um bom portfólio online

Separamos dicas básicas pra você saber o que inserir no seu portfólio online para atrair novos trabalhos e uma lista com os melhores sites gratuitos pra divulgar suas experiências de maneira criativa e organizada.

Tem pra todos os gostos: alguns mais voltados pra textos, outros mais visuais, alguns simples, outros mais customizáveis. Porém, todos eles são ideais pra se destacar e garantir freelas ou aquela tão sonhada vaga de emprego.

Antes de seguir pra nossa lista de sites, queremos te dar 3 dicas simples que valem ouro! Elas vão fazer toda diferença na hora de criar um portfólio online de sucesso, independente da plataforma que você escolher.

1. Filtre bem o que vai mostrar

Não precisa encher seu portfólio com todos os seus trabalhos pra mostrar serviço. Faça uma seleção criteriosa dos melhores projetos e opte por aqueles que mais te dão orgulho e/ou transparecem as habilidades que deseja mostrar.

2. Dê atenção especial à organização

Pense em como você quer apresentar seus trabalhos e em como facilitar a navegação de quem está acessando seu portfólio online. Você pode, por exemplo:

Organize de forma fácil de compreender os seus projetos e que cause um bom impacto em quem está conferindo-o.

3. Deixe seus contatos à vista

Normalmente é o candidato quem envia o portfólio para recrutadores ou potenciais clientes checarem. Também acontece de alguém acessá-lo por indicação de um amigo ou porque te encontrou na internet por acaso. De qualquer modo, garanta que seus canais de contato (telefone, e-mail, rede social) estarão bem visíveis.

A depender da plataforma que você escolher, algumas têm a opção de inserir chat em tempo real. Então é importante ficar atento às mensagens que podem chegar por lá também pra não perder nenhuma oportunidade.

11 sites gratuitos pra criar um portfólio online de destaque

Conheça as especialidades de cada site de portfólio online com opções de templates prontos, rede social ou criar um site. São várias opções pra você abandonar de vez o portfólio físico, hein! Confira a lista completa.

1. Wix

O Wix é uma plataforma que permite aos usuários criar um site do zero, personalizado e sem precisar entender de programação ou design. Baseado no modelo conhecido como “drag and drop” (arraste e solte), é possível moldar o site pras suas necessidades.

Dá pra incluir galeria de imagens e vídeos; blog; e-commerce; além de poder integrá-lo ao YouTube, Facebook ou Instagram, por exemplo. Além disso, conta com versão responsiva em todos os templates (função que adapta o conteúdo para caber em telas mobile e desktop). 

Pra facilitar, o Wix oferece uma lista de templates prontos totalmente gratuitos e personalizáveis pra diversos propósitos, incluindo uma seção específica pra portfólios.

 

2. SquareSpace

O Squarespace oferece modelos de sites pré-construídos pra facilitar a criação de sites para portfólio (e outros propósitos), também no esquema drag and drop, como o Wix.

Ele tem opções tanto pra quem trabalha com criações visuais, quanto pra quem atua com a criação de textos (dos mais curtinhos aos mais longos, como aqueles feitos pra blogs).

 

3. Behance

O Behance é uma plataforma pertencente à Adobe e, por isso, é mais voltado para trabalhos visuais, portfólios de design. Ele atrai profissionais da área de publicidade, design, artes, comunicação, fotografia e audiovisual.

É possível dividir os trabalhos em projetos, integrar com vídeos do YouTube, Vimeo e faixas de áudio do SoundCloud. 

O fato do site ser voltado pra criações visuais não significa que quem trabalha com textos não possa exibir seus projetos nele.

A plataforma oferece a opção de criar projetos colaborativos e mencionar o nome de todos os participantes e suas respectivas contribuições no processo.

 

4. Adobe Portfólio

Também pertencente a Adobe (como o nome já entrega), o Adobe Portfólio é um aplicativo repleto de templates prontos pra criar portfólios completos e feitos através das ferramentas da empresa (Photoshop, Illustrator, Premiere).

Além de disponibilizar um espaço para um mini resumo profissional, ele pode ser facilmente integrado ao Behance e conta com botões de compartilhamento das principais redes sociais. 

 

5. Carbonmade

O Carbonmade também é bastante popular pra criação de sites para portfólios online, oferecendo templates prontos e facilidade na edição das páginas. Dá pra fazer upload de textos e imagens e separar os projetos em diferentes álbuns, como no Behance.

É possível especificar suas informações de contato, experiências, formação, área de atuação e o que mais achar relevante destacar. O site ainda tem uma seção que facilita encontrar outros perfis de profissionais da mesma área de atuação que a sua, pra você se inspirar ou acompanhar.

A única desvantagem do Carbonmade, na versão gratuita, é a limitação de uploads (áudio e vídeo, por exemplo, só na versão paga).

6. Cargo

O Cargo Collective também foca em exibir fotos e ilustrações, mas também dá pra acrescentar texto ou criar apresentações criativas e bem organizadas em slideshow. O site disponibiliza cerca de 30 templates, a maioria com um layout minimalista, com poucos elementos.

Pra editá-los, também não é necessário conhecimento em programação de sites, mas, se você souber mexer no HTML e CSS, pode ficar à vontade pra dar uma boa incrementada nos modelos disponíveis. 

 

7. Medium

O Medium funciona como uma mistura de blog com rede social e foi criado pelo co-fundador do Twitter. A plataforma é popular principalmente por quem trabalha com textos mais longos — como artigos de blog, resenhas ou matérias jornalísticas — e deseja hospedá-los com facilidade e praticidade.

No Medium é possível seguir outros autores, acompanhar textos sobre áreas específicas e pesquisar por temas ou pessoas. É uma ótima opção pra criar uma rede de leitores assíduos que podem curtir, comentar e compartilhar seus textos dentro da rede.

E mesmo quem não atua diretamente com textos, dá pra tirar proveito do Medium pra mostrar seu trabalho. É possível:

8. Clippings.me

Embora tenha sido criado pra hospedar trabalhos de jornalistas freelancers, o Clippings.me também pode ser útil pra redatores web que buscam algo mais simples de ser criado e atualizado.

Como o nome já indica, seu principal atributo é a possibilidade de gerar uma galeria de clippings de sua autoria, com links que levam diretamente pras publicações originais dos seus projetos.

O site permite replicar os textos diretamente na plataforma; embedar vídeos do YouTube, do Vimeo e áudios do SoundCloud; além de incluir PDFs.

 

9. Instagram

O Instagram pode ser muito mais que uma rede social de fotos: ele pode ser seu portfólio online! Justamente por ser uma das redes sociais mais populares do mundo, ele pode ser uma ótima vitrine pros seus projetos e te mostrar para as pessoas certas. Ainda mais se seu trabalho envolve a plataforma (social media, redator, designer etc.).

10. Pinterest

Assim como o Instagram, o Pinterest também pode ser muito mais do que uma rede social para passar o tempo. Por ser uma plataforma na qual as pessoas costumam buscar referências visuais, é um ótimo espaço pra você expor seu trabalho e ser encontrado por essas pessoas que buscam inspiração.

O mais legal é que o Pinterest permite a inclusão de um link a cada imagem que postar por lá (hiperlink), então ele funciona como vitrine pro seu trabalho, quase como numa loja mesmo. Os usuários vêem a “amostra” do que você faz e, se gostarem, podem clicar pra ver mais do que você tem a oferecer. 

11. Notion

Uma passeada pelo perfil de LinkedIn de alguns profissionais de conteúdo web e logo você encontrará alguns deles usando e recomendando a plataforma modular para organizar tarefas, projetos, cronogramas, materiais e arquivos: o Notion.

O Notion virou o queridinho entre os profissionais que atuam na web por permitir customizar sua própria página com muita facilidade e por conta das suas diversas funções colaborativas que ajudam a criar e acompanhar projetos em equipe. As integrações com outras ferramentas digitais também estão presentes nesse site.

12. Linklist

No mercado de trabalho, é preciso estar sempre se reinventando e buscando novos diferenciais. O portfólio é uma das melhores formas de apresentar seus trabalhos para o mundo e é muito melhor se esses conteúdos forem de fácil acesso, não é mesmo?

Com um agregador de links, você reúne seu currículo, portfólio, arquivos, suas redes sociais e outros meios de contato em um única página simples e personalizada.  O Linklist é a melhor opção para criar o seu portfólio rapidamente, incluindo todos os seus links em uma página que se assemelha a um mini site. Vale a pena testar!

E aí, o que achou das nossas sugestões para criar seu portfólio online? Dizer o que você sabe fazer ou já fez profissionalmente (currículo) é fundamental. Mostrar o que fez (portfólio) é diferencial e também a forma mais palpável que recrutadores ou possíveis clientes têm de avaliar o seu trabalho. Com o portfólio em mãos, é a hora de partir pra a procura de trabalho. Recomendamos o Jooble, que tem mais de 290 mil vagas de 2.290 sites diferentes. 

Comente abaixo quais dessas ferramentas você mais gostou e se tem outras dicas gratuitas para complementar a nossa lista!

Agilize a sua produção de conteúdo para Instagram com agendamento de posts e gerenciamento da conta direto do Postgrain. Faça um teste grátis e aproveite todos os recursos da nossa plataforma. 

Sair da versão mobile