Ícone do site Postgrain

Desative as distrações: 7 dicas pra ganhar tempo e aumentar a produtividade

Dicas pra ganhar tempo e aumentar a produtividade

Plim, Plim! Quando você escuta o sonzinho de uma notificação chegando, não levam segundos, o celular já tá na mão para checar as novidades. É o Twitter bombando, o meme do momento que não pode deixar de compartilhar, o like naquela foto que te marcaram, o(a) crush que você não quer deixar de responder. Ufa! A gente que lute para resistir ao combo de tentação e curiosidade para não olhar o celular (admito: nem no modo silencioso deixo o meu!). 

Mas vamos ser sinceros? Pensando na otimização do seu tempo e utilizando as redes sociais de forma equilibrada, você consegue se manter atualizado e produtivo, principalmente em tempos de home office

Inclusive, tenho um desafio: deixa o celular no silencioso por 5 min e vamos bater esse papo legal!

via GIPHY

O dedo chega a coçar! ?

O escritório não é na praia, mas é em casa! 

O home office foi adotado por muitas empresas devido a propagação do COVID-19 (nós do Postgrain adotamos este modelo ?). O fato de não estarmos sendo observados pode nos causar uma falsa sensação de “liberdade”. Ou seja, fica mais fácil de nos perdermos no tempo. Lembre-se: estamos de quarentena e não de férias! 

As redes sociais acabam sendo uma faca de dois gumes. Ao mesmo tempo que oferecem um grande leque de informações que podem ser utilizadas de forma positiva e produtiva para nosso desenvolvimento pessoal e profissional, estão aliadas à queda da produtividade e podem, sim, te levar à famosa e pacata procrastinação sem que você perceba. Claro, isso só vai acontecer se essas informações não forem analisadas e filtradas com cuidado.  

But… don’t panic! O equilíbrio entre produzir e relaxar pode coexistir tranquilamente. Ainda continua se sentindo perdido(a), separei algumas dicas que podem ser aquela “luz” que estava faltando no seu dia a dia.

Desative as distrações! Vem aprender a ganhar tempo e melhorar sua produtividade:

> Tenha um propósito na vida e nas redes sociais

Ter um motivo (networking, pesquisa, negócio, entre outros) para estar em uma determinada rede social vai te ajudar a ser mais seletivo e, consequentemente, usar melhor o seu tempo. Exemplo: o Linkedin você pode utilizar para buscar vagas de trabalho, parcerias de negócio. Já o Twitter para pesquisar assuntos que estão em alta e assim por diante. Foque na produção e não na interação!

> Notificação? Pode cancelar!

Na configuração de todo aplicativo e até mesmo nos nossos smartphones, é possível bloquear o recebimento das notificações. Assim, você se ajuda a adotar uma postura mais ativa em relação às redes sociais: só abrir um aplicativo se esse for realmente o seu desejo, em vez de passar o dia respondendo notificações, de forma passiva.

> Tempo é ouro e você não pode perder

Administre o tempo! Tem uma técnica muito legal que pode te ajudar chamada “Pomodoro”. Funciona assim: você foca na atividade por 25 minutos ininterruptos e descansa 5 minutos. Você vai se surpreender com o quanto consegue aumentar sua produtividade focando nesse tempo! Não é absoluto, mas você pode testar. (Eu uso esse método e super funciona!).

> Bloqueadores de sites

Alguns navegadores, como o Google Chrome, disponibilizam extensões que bloqueiam sites e conteúdos. No Chrome a extensão disponível é a “Block & Focus”. Ela bloqueia, automaticamente, o acesso às principais redes sociais. Ah! É super fácil de utilizar: acesse o Chrome Web Store > busque por “Block & Focus” > Clique em Usar no Chrome > Adicionar Extensão. Prontinho! Ela ficará no canto superior do navegador e, para ativar ou desativar o bloqueio, é só clicar na extensão. Para removê-la, basta clicar com o botão direito do mouse que aparecerá a opção Remover do Chrome

> Priorize!

Salve. Isso mesmo! Todo conteúdo que desejar ler ou ver você pode salvar e consumi-lo à vontade depois da jornada de trabalho. Hoje, as principais redes sociais possuem a opção disponível para quando a gente não quer perder um conteúdo de vista.

> Use gerenciadores

Outro agregador que pode te auxiliar a melhorar a produtividade são os gerenciadores de perfis, como o Postgrain. Com eles, você poderá ter acesso as principais janelas do perfil do cliente, realizar as atividades na conta sem distrações e otimizar o tempo.

Viu? Organizando direitinho o tempo e priorizando as demandas de trabalho, você vai maratonar aquela série favorita no Netflix, se manter conectado nas redes sociais e ter tempo para relaxar mais cedo do que imagina! 

Se você tiver mais dicas, compartilha nos comentários. Vou adorar saber!

Sair da versão mobile