O e-mail profissional para empresas é um dos aspectos mais importantes na apresentação online. Neste conteúdo, vamos falar sobre o que é, quais são as vantagens e como criar um e-mail profissional para sua empresa.
E-mail profissional para empresas: O que é?
A grande diferença entre um e-mail comum e um e-mail profissional é que o e-mail para empresas utiliza um domínio próprio. O domínio é o endereço que aparece após o arroba (@), como Gmail, Yahoo ou Outlook.
Dessa forma, um e-mail comum seria suporte@gmail.com, enquanto um e-mail profissional seria suporte@suaempresa.com, por exemplo.
Perceba que todos os e-mails que você recebe de grandes empresas, como bancos, provedores de internet e outras, possuem seu próprio domínio. Isso é feito para transmitir seriedade e facilitar a divisão entre departamentos, como explicaremos no próximo tópico.
É necessário criar um e-mail para minha empresa?
Sim, quanto mais cedo for criado, melhor por inúmeros fatores. Porém, o principal deles é que, com um domínio da sua empresa, será possível impedir que alguém se passe pela sua empresa e engane seus clientes com atendimentos falsos e outros crimes.
Além disso, hoje em dia, a maioria das pessoas sabe da existência de um e-mail profissional. Fazer contato com uma empresa que não tem esse tipo de e-mail gera desconfiança logo no primeiro contato, o que é péssimo para conquistar potenciais clientes e manter os que já possui.
Afinal, qualquer pessoa pode criar um e-mail se passando pela sua empresa, não é verdade? Então, criar um e-mail para sua empresa é algo fundamental.
Mesmo que sua empresa ainda esteja dando os primeiros passos, é possível comprar um e-mail por R$10,00 por mês, em média, e garantir todas as vantagens que vamos falar a seguir.
E-mail profissional para empresas: Quais são as vantagens?
Agora que você entendeu o conceito de e-mail profissional para empresas, vamos falar sobre as diversas vantagens que esse tipo de e-mail oferece.
Fundamental para e-mail marketing
A estratégia de e-mail marketing, que envolve o envio de e-mails automáticos para potenciais clientes com o objetivo de converter em vendas, precisa de um e-mail profissional.
Afinal, quando e-mails de domínios comuns enviam grandes volumes de e-mails, eles acabam caindo diretamente na caixa de spam.
A única forma de evitar isso é com um e-mail profissional e enviando os e-mails gradualmente, para que os principais sistemas de e-mail, como Yahoo, Outlook e Gmail, identifiquem seu domínio próprio e reconheçam que se trata de uma empresa legítima.
Com isso em mente, se sua empresa deseja utilizar essa estratégia ou já está utilizando, é fundamental ter um e-mail profissional para alcançar resultados expressivos.
Integração de todos os setores
O e-mail profissional possibilita que sua empresa tenha uma caixa de entrada para todos os departamentos de forma integrada ao mesmo domínio. Perceba na sua caixa de entrada que os e-mails recebidos de empresas sempre possuem uma divisão por departamento. Os principais são:
- Marketing@nomedaempresa.com
- Atendimento@nomedaempresa.com
- Vendas@nomedaempresa.com
- Suporte@nomedaempresa.com
Dessa forma, sua empresa consegue organizar muito melhor as informações e a troca de mensagens entre colaboradores, clientes e liderança. Além disso, é possível integrar cada e-mail com ferramentas de produtividade, como calendários, gerenciadores de tarefas e outros aplicativos.
Segurança aprimorada
Os principais sistemas de e-mail que citamos anteriormente oferecem medidas de segurança, mas estas são incomparáveis quando falamos dos provedores de e-mail profissionais.
Eles oferecem funcionalidades como criptografia de dados, autenticação de dois fatores e muitas outras para aprimorar a segurança.
Dessa forma, as informações mais sensíveis da sua empresa estarão protegidas com uma ou duas camadas adicionais de segurança contra vazamentos de dados e ameaças de cibercriminosos.
Com isso em mente, se sua empresa utiliza muito o e-mail para controle de produtividade do time e para conversas internas, é fundamental garantir um e-mail com domínio próprio.
Reforço da marca
Cada e-mail enviado com um domínio da sua empresa reforça a identidade da marca, aumentando o reconhecimento e a memorização entre clientes e parceiros. Afinal, grande parte das pessoas checa seus e-mails todos os dias.
Embora não seja o único fator decisivo para a compra, cada reforço da marca direciona o cliente a se tornar mais engajado, até o ponto de se tornar um embaixador da sua marca.
Embaixadores da marca são aqueles clientes que falam sobre sua marca para familiares, amigos e divulgam a marca nas redes sociais. Esses clientes, que “vestem a camisa” das empresas que amam, só fazem isso quando a empresa desperta confiança em cada aspecto.
E-mail profissional para empresas: Como criar para sua empresa?
Para finalizar nosso conteúdo, vamos falar sobre como sua empresa pode criar um e-mail profissional em apenas dois passos simples.
Passo 1: Registre o domínio
Primeiramente, registre o domínio da sua empresa. Se sua empresa já possui um site, basta usar esse mesmo domínio .com para configurar seu e-mail profissional.
Para registrar um domínio, você pode assinar o serviço de provedores como Hostinger, GoDaddy e muitos outros. Vamos usar a Hostinger como exemplo neste tutorial, mas basicamente todos os provedores seguem os mesmos passos.
- Entre no site da Hostinger clicando aqui
- Clique na opção “Hospedagem” no canto superior direito da tela.
- Procure pela opção “E-mail profissional” se deseja apenas criar um domínio profissional. Se deseja criar um site, clique na opção “Hospedagem de site”.
- Escolha o plano que melhor se encaixa nos objetivos da sua empresa.
- Pague pelo serviço e fique atento ao desconto!
Recomendamos escolher um nome de e-mail curto e simples, considerando que esse nome ficará após o arroba (@). Evite usar nomes como vendas, atendimento ou suporte, por exemplo. Normalmente, utiliza-se o nome da sua empresa nesta parte.
Passo 2: Escolha um provedor de e-mail
O segundo passo é escolher um provedor de e-mail para enviar os e-mails através dessas plataformas. Existem diversos provedores, sendo os mais comuns o Zoho Mail, Microsoft 365 e Google Workspace. Cada provedor oferecerá diferentes planos, mas o processo é bastante simples.
Após selecionar o provedor de e-mail, configure as medidas iniciais de segurança, registre os membros da equipe que utilizarão o e-mail e treine-os para usar a nova ferramenta.
Se você quer ver mais conteúdos estratégicos como este, veja o nosso blog. Aqui, você vai encontrar as últimas tendências e novidades de todas as redes sociais e técnicas de marketing para se manter atualizado.