Gerar autoridade e confiança
Criar conteúdo é a melhor e mais fácil forma de gerar confiança em potenciais clientes. Afinal, quando se cria um conteúdo de qualidade, conseguimos demonstrar para nossos leads que temos conhecimento e experiência na prática.
Além disso, como profissional de social media, obter resultados em suas próprias redes sociais permite que você compreenda outros aspectos do marketing e da jornada do cliente, como o controle de expectativas, estratégias eficazes no momento e aquelas que precisam de manutenção, por exemplo.
Além disso, esse conhecimento prático permite que você entenda como seus conteúdos afetam a estratégia e quais resultados práticos você alcança.
Dessa forma, com a criação de conteúdo, você conseguirá se posicionar como a melhor opção em relação à concorrência.
Melhorar seu portfólio e habilidades
Estratégias para social media: Como criar conteúdo na prática?
Passo 1: Busque referências e defina o formato de conteúdo
Quando não sabemos como fazer algo, buscamos referências de pessoas que já estão fazendo, não é verdade? Dessa forma, busque referências, especialmente no LinkedIn, de outros profissionais de social media.
Nesse primeiro momento, seja como uma esponja absorvendo o formato de conteúdo, a linguagem usada nas postagens, a quantidade de conteúdo e outras nuances que você vai observar.
Após entender os padrões que surgem, defina o seu próprio formato de conteúdo considerando três aspectos:
- Linguagem: Formal, informal ou mista
- Quantidade de conteúdo por semana: Quantos posts por dia ou em dias definidos da semana
- Tipo de conteúdo: Vídeo curto vertical, imagem e texto, artigos, gravações ao vivo, etc.
É importante ser bastante realista ao considerar esses três aspectos, tanto em relação ao investimento quanto ao tempo livre disponível.
Por exemplo, criar conteúdos em vídeo é muito mais complicado do que criar um conteúdo ao vivo, não é verdade? Afinal, no vídeo é necessário fazer edições.
Dessa forma, você deve entender se é capaz de produzir aquele conteúdo na quantidade definida ou se será necessário investir, como pagar um profissional para editar seus vídeos, por exemplo. Ser realista é fundamental para evitar retrabalho no futuro.
Passo 2: Crie um calendário de conteúdo
Após definir o formato de conteúdo e ter buscado referências suficientes, crie um calendário de conteúdo, ou seja, estabeleça o que será postado e em que dia será postado. Com base nas referências pesquisadas, você provavelmente já terá algumas ideias para conteúdos.
É importante lembrar que não é interessante ter essas referências com o objetivo de copiá-las, mas sim de se inspirar nos temas. Existem várias formas de criar um calendário de conteúdo, mas recomendamos os seguintes passos:
- Liste pelo menos 10 conteúdos que você se interessou em produzir a partir das suas referências.
- Organize esses conteúdos em uma planilha com as seguintes colunas: Tema do conteúdo, Link para o conteúdo e Quantidade de curtidas.
- Defina os dias em que serão postados esses 10 primeiros conteúdos, começando pelos conteúdos com mais curtidas da sua lista.
Após postar todos esses 10 primeiros conteúdos, crie um calendário utilizando os mesmos passos para 30 dias de conteúdo e faça isso mensalmente. Organizar um calendário de longo prazo pode ter a desvantagem de fazer você perder muitos temas atuais que estão sendo discutidos no momento.