Ícone do site Postgrain

Flat Lay: aprenda como fazer a foto perfeita para o Instagram

Você é daquele tipo de pessoa que ama um feed de Instagram organizado? Passa horas harmonizando objetos e cores para que o resultado da fotografia saia perfeito em cada milímetro? O Pinterest está na sua aba de favoritos, ou, me arrisco até a dizer, na sua homepage? ?

Então se prepara que eu vou te ensinar um jeito muito prático e rápido de tirar ótimas fotos e ainda criar conteúdos relevantes para a sua marca. Nesse texto falaremos sobre uma tendência que virou febre no Instagram e que é a queridinha dos apaixonados por feeds elaborados. 

Afinal, o que é Flat Lay?

A técnica ficou conhecida em 1987, quando o então funcionário Andrew Kromelow decidiu organizar, em uma superfície plana, alguns objetos que tinha encontrado no chão do local onde trabalhava, mas com um detalhe: todos os objetos foram muito bem organizados num ângulo exato de 90 graus. :O

Esse método ficou conhecido na época como knolling, uma espécie de “organização inteligente”. Mas calma, não acaba aí! Em 2009 essa técnica foi aperfeiçoada quando o escultor americano Tom Sachs otimizou o knolling para o que conhecemos hoje como a técnica do Flat Lay.

De lá pra cá, o Flat Lay virou tendência no Instagram (dá uma pesquisada em #flatlay para entender bem o que eu estou falando?) e tomou conta do feed de diversos perfis na plataforma. Tanto que até nós do Postgrain aderimos e fizemos um tutorial, na nossa seção  especial do Pimp My Feed, em que você aprender como utilizar o #flatlay nas suas redes sociais:

Dicas incríveis:

Escolha uma paleta de cores

O fundo não precisa ser necessariamente branco, mas precisa ser básico. O destaque deve ficar por conta dos elementos que estão compondo a foto. Eles precisam conversar entre si, e uma boa maneira de estabelecer esse critério inicial é definindo uma paleta de cores. Isso auxilia o leitor  a relacionar o conteúdo à mensagem que aquela imagem quer passar.

 

Conte uma boa história

Sim, amigos o storytelling também se encaixa nessa técnica. Escolha um tema (viagens, culinária, moda, beleza… use a imaginação) e um objeto que se destaque de acordo com ele. Depois insira elementos que completem a narrativa. Termine compondo a cena com objetos que sejam da mesma temática para transmitir uma mensagem clara para não confundir o leitor.  

 

Luz, câmera, ação!

Um boa iluminação vai fazer a diferença na finalização da fotografia. Sim! Evite fazer fotos com uma luz direta e seja adepto da iluminação natural. Ela ajuda a evitar as sombras muito duras. O ideal é fotografar de manhã ou pela tarde.

 

Formas e objetos

Brinque com objetos de diferentes tamanhos para compor. Essa tática prende a atenção de quem está vendo a foto e traz equilíbrio para a criação. É importante também que esses objetos sejam bons de serem fotografados de cima. Lembre-se: uma boa imagem plana, com “visão no estilo olhos de pássaro” – aquelas fotos vistas de cima – é o conceito principal do Flat Lay.

 

Explore espaços vazios

A imagem não precisa estar completamente preenchida para ser interessante. Às vezes, saber como aproveitar um espaço em branco é mais válido. Principalmente quando a intenção é transmitir um conteúdo simples e minimalista. Você pode se surpreender com o resultado e perceber que menos também é mais.

 

Hora da edição

Feita a composição e a fotografia, agora chegou a hora da pós-produção. Capriche nos detalhes que realçam os elementos da imagem. Use filtros que realcem as cores que você escolheu e faça com que o background da sua foto pareça mais destacado. Faça correções simples como aumentar o brilho, destacar algumas cores, ajustar o contraste e estrutura da imagem. No mais, siga sua imaginação para criar sem exageros.

 

Teste, teste, teste

Como que a gente sabe se algo funciona ou não? Testando. Imagine, faça, experimente. Esse é o passo a passo que deve sempre ser seguido em qualquer estratégia. Observe o que causou uma boa repercussão e invista. Analise o que não deu tanto engajamento assim e descarte ou refaça sob nova perspectiva. Somente dessa maneira você vai descobrir o que cabe ou não no seu estilo ou da sua marca, trazendo mais maior número de público interessado no seu conteúdo.  

 

Conclusão

Com essas dicas você já pode aperfeiçoar a técnica de Flat Lay e inseri-la na sua estratégia de marketing digital do Instagram. Lembrando que é preciso pensar em toda a narrativa visual e composição antes de fazer a imagem e misturar elementos, ângulos e cores. Definir um tema, manter sempre o equilíbrio e harmonia nas fotos e não exagerar na edição são os mandamentos dessa “tendência à la Pinterest” que veio para ficar.

As alternativas são as mais variadas possíveis, e o grande segredo está em entender identidade da sua marca e da sua persona, para depois representá-la da melhor forma possível nas mídias.

Você já conhecia essa técnica? Já utiliza? Conhece mais dicas que possam acrescentar? Tá esperando o quê? Conta pra gente! Vamos adorar conversar mais sobre o assunto. ?

Sair da versão mobile