IA da Apple: Conheça a IA de código aberto
A IA da Apple de código aberto está no forno e, neste conteúdo, vamos falar sobre as principais novidades da tecnologia e como será benéfica para o marketing.
Neste conteúdo, vamos falar sobre como a inteligência artificial vai funcionar, quais são as vantagens de ser de código aberto e como a recente parceria com a OpenAI pode ajudar no desenvolvimento dessa tecnologia.
Como você pode ver desde a introdução, este conteúdo está recheado de informações para você e, por isso, é fundamental que você leia até o final.
IA da Apple: Como vai funcionar?
A inteligência artificial se chamará Ferret e, até o momento, será uma inteligência artificial multimodal. Dessa forma, ela poderá ser aplicada em diversas situações e deve ser focada em ser leve para rodar facilmente em smartphones e outros dispositivos móveis.
Quais serão as aplicações do Ferret da Apple?
Como falamos acima, a IA será multimodal para a criação de conteúdo visual e até mesmo para a análise de imagens. Isso, trazendo para o nosso mundo do marketing, será bastante efetivo para realizar certas tarefas na criação de conteúdo.
Além disso, pela informação que temos até agora, a inteligência artificial também será capaz de criar avatares 3D para proporcionar um novo nível de interatividade e personalização para os usuários que testarem a ferramenta.
Assim como as outras IAs do mercado, o Ferret vai conseguir gerar textos com alta eficiência, pelo menos essa é uma das promessas da empresa.
Foco em dispositivos móveis
Como falamos anteriormente, o foco será no uso de dispositivos móveis, uma vez que a Apple tende a beneficiar seu “Apple Environment”. Isso também segue uma tendência de mercado, já que a maioria dos usuários de tecnologia possui dispositivos móveis.
Além disso, embora não haja confirmação, podemos imaginar com certa segurança que essa inteligência artificial seguirá o padrão do ChatGPT, Gemini e a Meta AI, rodando nos navegadores como assistentes para todo o mundo.
Isso também ajudará na produção de conteúdo e marketing, especialmente se pudermos utilizá-la nos navegadores ou como um aplicativo da empresa.
IA da Apple: Quais as vantagens de ser código aberto?
Pelo que foi falado acima, aparentemente a inteligência artificial da Apple é interessante, mas não traz nenhum recurso específico além do nome da marca. Entretanto, o que muda completamente é que o Ferret será uma inteligência artificial de código aberto.
Isso é um fator determinante e podemos afirmar, em certa medida, que é revolucionário. Para quem não sabe, grande parte dos softwares são de código fechado, o que significa que não se pode copiá-los ou usá-los livremente.
Por outro lado, softwares de código aberto permitem que qualquer pessoa ajude a desenvolver e verifique se não há nenhum item malicioso ou que comprometa a privacidade do usuário final.
Quais são as vantagens?
Um ótimo exemplo de um software de código aberto muito popular é o Android. Apesar de ser mantido prioritariamente pelo Google, é um software utilizado por diversas empresas como Samsung, Xiaomi e muitas outras.
Este é um ótimo exemplo porque o Android só é o sucesso de hoje por ser de código aberto, o que permite diversas vantagens:
- Colaboração de desenvolvedores ao redor do mundo
- Investimento da Apple na tecnologia
- Mais transparência e confiança, pois o código pode ser auditado por todos
- Mais flexibilidade, já que será possível usar em várias plataformas
- Potencial de crescimento muito maior em comparação com um código fechado
Essas vantagens dão ao Ferret um potencial longevo e de grande impacto no mercado. Afinal, muitas outras empresas poderão adotar o Ferret como software padrão.
É claro que quem está mais acostumado com software de código aberto sabe que o processo até a maturidade de um software assim demora. Afinal, não se trata de uma grande equipe dedicada ao desenvolvimento dessa solução.
Porém, ao chegar nesse estado de maturidade, não há mais volta. Novamente, o Android funciona da mesma forma e hoje compete com o iOS de forma bastante honesta.
IA da Apple: Parceria com a OpenAI pode ajudar
No dia 10 de junho deste ano, a OpenAI e a Apple anunciaram sua parceria para integrar o ChatGPT à Siri, o modelo de inteligência artificial conversacional dos produtos Apple.
A ideia não é substituir a famosa Siri, que há muito tempo é o rosto da Apple além da maçã, mas sim usar a tecnologia e o conhecimento da OpenAI para aprimorar o sistema da empresa.
Essa é uma parceria muito importante para ambas as empresas, porque o Google já saiu na frente com o Gemini e a Apple ainda não tem uma inteligência artificial equivalente.
Além disso, a OpenAI conta com parcerias de outras grandes empresas do ramo da tecnologia, como a Microsoft, que é a principal, e agora também a Apple.
Essa integração será feita aos poucos, mas chegará mais cedo do que imaginamos, ainda neste ano, segundo a própria OpenAI.
Como o Ferret foi anunciado antes dessa parceria, não sabemos exatamente se isso representa o melhor ou o pior cenário possível para a inteligência artificial de código aberto da Apple.
Afinal, a OpenAI pode auxiliar de alguma forma no desenvolvimento do Ferret, ou a parceria pode indicar que o projeto não terá continuidade.
É claro que tudo no momento é apenas especulação, portanto, só nos resta aguardar para entender quais serão os próximos passos do Ferret e como ele ajudará a impulsionar ainda mais o setor de inteligência artificial, que só cresce no mundo todo.
Gostou do conteúdo informativo sobre IA? Continue acompanhando o nosso blog clicando aqui para conferir muito mais!