Ideias para redes sociais podem ser difíceis de ter, mas tornam-se naturais ao utilizar um software de anotações chamado Obsidian.
Neste conteúdo, vamos mostrar como esse software é incrível para quem trabalha com produção de conteúdo.
Ideias para redes sociais: O que é Obsidian?
Ideias para redes sociais não surgem do nada, certo? É necessário realizar uma boa pesquisa de palavras-chave, compreender os principais fundamentos do tema abordado e acompanhar as notícias para verificar as novidades.
O Obsidian é um dos melhores softwares para manter todas essas ideias organizadas e, mais importante, conectadas, aumentando sua criatividade e mantendo o trabalho sempre produtivo. Trata-se de um software de anotações com foco na interconexão de notas.
Em outras palavras, todas as notas podem ser conectadas entre si, permitindo o registro de ideias rápidas, a construção de roteiros completos e o armazenamento de pesquisas de forma simples para fácil acesso no futuro.
Imagine que você teve uma ideia para uma postagem e a anotou no software. No dia seguinte, ao começar a trabalhar nessa postagem, surge uma nova ideia para outro tema, que também é anotada. Durante a elaboração do roteiro, você registra todas as referências e o finaliza no próprio software.
Leia também:
-
Estratégia de conteúdo para redes sociais: melhores práticas!
-
SEO para redes sociais: melhores estratégias para seu perfil!
A magia do Obsidian está justamente nessa capacidade de armazenar todas essas informações em um único lugar: referências, roteiros completos, ideias para o futuro, entre outros.
Ele remonta o caderno de registro (Commonplace Book) e as notas pautadas (Index cards). Tudo pode ser anotado para consulta posterior, afinal, como diz David Allen: “Sua mente é para ter ideias, não para guardá-las”.
Pode ser que você não veja de imediato o quanto o Obsidian pode revolucionar sua produção, já que é possível anotar em qualquer outro lugar. No entanto, é o hyperlink do Obsidian, ou seja, a conexão fluida entre uma nota e outra, que torna o software único e altamente organizado.
Ideias para redes sociais: Como funciona o hyperlink dentro do Obsidian?
Agora que você já sabe o que é o Obsidian, vamos explicar com mais detalhes como funciona o hyperlink. Para facilitar, pense no “link da bio”, que contém um título e um link clicável.
No Obsidian, ao longo de cada nota, é possível criar um link interno (hyperlink) entre uma nota e outra de forma semelhante, simplesmente digitando dois colchetes no teclado. Em menos de 2 segundos, uma nova nota é criada.
Num primeiro momento, isso pode parecer apenas uma conveniência, mas não exatamente revolucionário. Para entender melhor, vamos pensar em um exemplo prático do uso do hyperlink.
Imagine que você criou uma nota sobre “Tendências de Marketing Digital”. Dentro dessa nota, você pode criar outras notas relacionadas, como:
- SEO e Conteúdo escrito
- Análise de relatórios nas redes sociais
- Mudanças no algoritmo
Ao clicar em cada um desses links, você é rapidamente direcionado para uma dessas notas, onde pode inserir referências, anotar suas ideias ou até mesmo iniciar o rascunho de roteiros. As vantagens práticas disso são:
- Não é necessário refazer uma pesquisa, pois todas as principais referências estão anotadas e descritas no mesmo lugar.
- Conecta ideias de conteúdos semelhantes, tornando seu material mais coeso e perfeito para Link Building, o que é essencial para o SEO.
- Incentiva a conexão de ideias semelhantes com seu fluxo de trabalho, o que é incrível, pois é assim que o cérebro naturalmente funciona.
- Os hyperlinks ajudam a evitar a repetição de ideias, já que só podem existir títulos únicos.
Além disso, o Obsidian conta com um criador de fluxogramas, uma visão gráfica para visualizar quais conexões foram feitas e quais notas possuem mais ligações.
Também é possível gravar áudios, organizar notas em pastas, e as notas ocupam apenas alguns kilobytes de espaço, então o armazenamento não será um problema.
Ideias para redes sociais: Como começar a utilizar?
Para começar a utilizar o obsidian e garantir que você tenha mais ideias para redes sociais é necessário fazer a instalação do software clicando aqui, disponível para iOS, Windows, Linux, Android e Mac.
Após a instalação, siga os passos no software para criar seu primeiro “vault”, que é como o Obsidian chama a pasta com todos os arquivos. Depois de criar o “vault”, use o atalho “Ctrl+N” para criar sua primeira nota. Vamos nomear essa primeira nota como “Ideias para conteúdo”.
A verdadeira mágica do Obsidian acontece quando você segue a filosofia das notas pautadas (Index Cards), em que cada nota deve conter uma ideia única e específica.
Por exemplo, uma nota chamada “Referências para conteúdo de Natal”, onde você armazena links externos de publicações interessantes que encontrou.
Isso é fundamental porque, como o Obsidian foca na conexão entre notas, você pode replicar essa mesma nota várias vezes em outras notas, de forma organizada. Assim, crie sua primeira nota e siga essa filosofia para que todas as outras se conectem entre si.
Ao mesmo tempo, não se preocupe tanto com a estrutura que deve seguir. Organize o conteúdo das suas notas como preferir, desde que mantenha uma única ideia específica, como mencionamos antes. Algumas notas que recomendamos que você tenha são:
- Frases marcantes para serem usadas no conteúdo da sua empresa ou de grandes nomes da história.
- Links de artigos e vídeos com tutoriais úteis para assistir mais tarde, evitando a perda de informações valiosas.
- Referências para novos conteúdos ou temas específicos.
- Hashtags mais utilizadas para cada empresa em que você trabalha.
- CTAs que mais funcionaram, de acordo com a ação desejada pelo usuário ou lead.
- Estudos de caso pessoais para entender problemas enfrentados em projetos e as soluções encontradas.
O obsidian fica melhor ao longo do tempo
A prática regular de anotações é o que permite que você aproveite ao máximo o Obsidian. Portanto, recomendamos que você adote uma prática simples, mas poderosa, para garantir que sempre volte ao Obsidian.
Durante os próximos 30 dias, anote todo conteúdo, frase, vídeo, artigo ou ideia que você tiver primeiro no Obsidian. Se preferir, você pode usar um aplicativo como Apple Notes ou Google Keep e, depois, transferir para o Obsidian.
Viu um vídeo interessante? Não assista agora; anote. Encontrou uma referência interessante? Não pesquise sobre isso agora; anote. Criou um CTA perfeito? Não o replique ou deixe apenas em um conteúdo; anote.
Não é necessário realizar uma pesquisa intencional diariamente. Torne o processo simples, focando apenas em perceber esses momentos em que você encontra uma boa ideia ou a cria. Anotar permite que você reúna naturalmente mais informações sobre aquele tópico, independentemente de qual seja.
Uma vez por semana, reserve uma hora para abrir o Obsidian, Apple Notes ou Google Keep e verificar as notas que você fez.
Em seguida, exporte para o Obsidian ou organize no software, conectando as notas que funcionam bem entre si. Faça isso nas próximas semanas.
Garantimos que, ao final dos 30 dias, você terá muitas notas e boas ideias para criar conteúdo de qualidade para sua audiência.
Se você quer ver mais conteúdos estratégicos e informativos como este, clique aqui para ver nosso blog.
Aqui, você vai encontrar as últimas tendências e novidades de todas as redes sociais e técnicas de marketing para se manter atualizado.