Ícone do site Postgrain

Seu Instagram foi hackeado? Veja como recuperar

Existem diferentes formas de perigos virtuais na internet e ter o Instagram hackeado é uma delas. Por ser uma das redes sociais mais populares e usadas ao redor do mundo, o Instagram é alvo constante de ataques e invasões hackers. 

Para entender o porquê disso acontecer, os meios para proteger contas de ataques e como recuperá-las, continue lendo este texto.  🙂

 

Falhas de segurança no Instagram

 O último grande ataque ao Instagram havia sido realizado em setembro de 2018, quando contas tiveram senhas trocadas sem autorização e todas as publicações apagadas, inclusive aqui no Brasil. Porém, em junho de 2019, ataques à plataforma se intensificaram ao redor do mundo devido uma vulnerabilidade no processo de verificação de conta. Quem revelou o ocorrido foi o pesquisador de segurança indiano Laxman Muthiayh. 

Mesmo o Instagram possuindo um sistema de segurança para impedir isso, ainda era possível ter o Instagram hackeado ao se resetar a senha de contas, em menos de 10 minutos. O pesquisador mostrou como descobriu a falha de segurança num vídeo publicado no YouTube. Por ter descoberto a vulnerabilidade, Laxman ganhou 30 mil dólares como parte de seu programa de recompensas de bugs do Facebook.  

Apesar do Instagram contar com meios para tentar dificultar esse tipo de violação, nem sempre isso é possível. É por isso que, para não ter o Instagram hackeado, precisamos proteger as nossas contas criando um obstáculo a mais para possíveis invasores. 

Como proteger sua conta do Instagram?

Ter o Instagram hackeado é uma situação bastante difícil, mas é possível tomar algumas medidas para garantir a segurança do seu perfil.  Aqui no blog temos um artigo bem completo com algumas dicas de como proteger sua conta no Instagram. Se você ainda não leu, clica e já deixa aberto em uma nova aba do navegador! 😉

Em sua Central de Ajuda, o Instagram recomenda que o usuário: 

Seguindo cada uma dessas dicas, criam-se barreiras de segurança que podem proteger perfis no Instagram dos ataques cibernéticos.  

Quer mais ajuda? Dá uma olhadinha nesse vídeo do nosso canal no YouTube que explicamos mais.

Como saber se meu Instagram foi hackeado?

Você só notará que há algo de estranho com a sua conta do Instagram se o conteúdo do seu perfil for alterado subitamente sem o seu consentimento e/ou se não conseguir fazer login no seu perfil. Veja alguns dos indícios mais comuns que sinalizam que uma conta foi invadida:

Se apesar de haver mudanças que não foram feitas por você, você consiga acessar o perfil, talvez a conta tenha sido apenas deixada aberta em local público e utilizaram ela indevidamente. Aí, é só verificar em “Atividade de login” onde foi o último acesso anterior ao seu. Aproveita para trocar a senha!

Como recuperar a conta do Instagram que foi hackeada?

Tendo certeza que teve o Instagram hackeado, realize as ações abaixo para recuperar sua conta.

Veja se recebeu uma mensagem do Instagram no seu e-mail

O próprio Instagram avisa, na sua Central de Ajuda, que só envia informação sobre alteração de e-mail das contas através do endereço security@mail.instagram.com. Caso tenha recebido uma mensagem do Instagram informando que o seu e-mail de acesso a conta foi alterado, é possível desfazer essa alteração clicando na opção de reverter essa alteração, presente nessa mesma mensagem do e-mail. 

Caso não consiga reverter a situação com esse passo acima ou não consegue utilizar a senha que você utilizava, a próxima alternativa é solicitar um link de login ou um código de segurança ao Instagram, conforme explicado nos próximos tópicos.

Peça um novo link de login ao Instagram

Aqui já começa o processo de provar que a conta é sua, por isso é hora de fornecer os dados que você utilizava para acessá-la. O pedido faz com que o Instagram envie um link de login ao seu endereço de e-mail ou telefone que está cadastrado na conta. Para pedir um link de login, siga estes passos:

 

Solicite um código de segurança ou suporte do Instagram

Se o passo a passo acima não funcionou pra você, não se desespere ainda. Existe outra forma de recuperar seu Instagram hackeado. O passo a passo pede os dados pessoais que já citamos anteriormente e um código específico para a recuperação do acesso será enviado pelo suporte do Instagram. Veja como proceder:

Para usuários do app no Android

Para usuários do app no iOS

Prove a sua identidade

Durante o processo de recuperação de conta do perfil hackeado, o Instagram pedirá para verificar sua identidade, ou seja, provar que a conta é da pessoa que está solicitando a recuperação. Aqui há dois tipos de verificação de identidade: uma pra quem tem fotos do rosto no perfil e outra pra quem não tem.

Perfil com fotos: para uma conta que tem fotos em que o dono do perfil aparece, o Instagram pede que seja feito uma selfie de vídeo virando o rosto para diferentes direções. Isso serve para verificar se é uma pessoa de verdade e, assim, confirmar a identidade do usuário.

Perfil sem fotos: é pedido forneça o endereço de e-mail ou o número de celular cadastrado e o tipo de dispositivo usado no momento do cadastro (iPhone, Android, iPad ou outro).

Use o suporte adicional do Instagram

No final de 2022 o Instagram anunciou em seu blog oficial a criação de um suporte adicional para contas que estão enfrentando dificuldades de acesso ou suspeitam terem sido invadidas por hackers.Trata-se de uma página dedicada ao assunto, com formulário para pedido de ajuda: o Instagram.com/hacked.

A ideia do suporte adicional é minimizar os estresses devido a esse tipo de problema, agilizando o contato com o Instagram a partir de um único local. O link está disponível para qualquer usuário, tanto pelo celular quanto pelo desktop, seguir as etapas para recuperar o acesso à sua conta. 

Se você acredita que seu Instagram foi hackeado ou que alguém tomou controle do seu perfil, não hesite em aplicar as dicas que te damos aqui para solucionar o problema o quanto antes. E não custa nada tomar algumas medidas para proteger a sua conta criando uma barreira de proteção, hein? Qualquer dúvida, é só chamar nos comentários!  🙂

Agilize a sua produção de conteúdo para Instagram com agendamento de posts e gerenciamento da conta direto do Postgrain. Faça um teste grátis e aproveite todos os recursos da nossa plataforma.

Sair da versão mobile