Ícone do site Postgrain

Instagram Insights para Reels e Lives: como acessar as métricas

Insights para Reels e Lives

Finalmente, eles chegaram: os Insights para Reels e Lives do Instagram!

Depois de quase um ano do lançamento da feature de vídeo e do boom das transmissões ao vivo proporcionado pelo isolamento na pandemia, os criadores de conteúdo agora também terão acesso às métricas do conteúdo feito para esses formatos.

Vamos te contar a importância de ficar de olho nos Insights do seu conteúdo, quais métricas novas você deve ficar de olho e como a novidade deve impactar o trabalho de quem cria conteúdo.

O que é o Instagram Insights?

O recurso do Instagram Insights foi lançado em 2016 e permite que os usuários tenham acessos a informações até então desconhecidas sobre as suas publicações, mas que podem ser muito úteis na hora de montar uma boa estratégia de conteúdo.

As métricas incluem alcance, engajamento, impressões, cliques em cada post, melhor horário pra postar, entre outros dados disponíveis, como o número de curtidas e comentários.

Para ter acesso a esses dados, basta que o seu perfil esteja configurado na modalidade de Conta Business (ou Conta Comercial). Se você ainda não sabe como converter seu perfil para essa modalidade, é só seguir esse passo a passo aqui, bem fácil! 

As métricas incluídas no Insights para Reels e Lives

Para o Reels, que antes não tinha acesso liberado para esses dados, a novidade conta com números relacionados a:

Já no caso das Lives, o detalhamento inclui as métricas de:

Como acessar as métricas do Instagram Insights?

Se você já tem uma conta business, é só seguir essas etapas pra acessar os Insights da sua conta:

  1. Entre no seu perfil;
  2. Clique em “Ver painel profissional” e depois “Ver todos os Insights” ou vá diretamente no botão “Insights“;
  3. Escolha o período de análise (últimos 7 dias ou últimos 30 dias).

Pronto! Depois é só ir explorando os dados disponíveis.

Como as métricas ajudam as marcas e criadores de conteúdo?

O Reels e as Lives foram dois formatos de sucesso em 2020 e o Instagram já indicou que pretende continuar apostando no crescimento de ambos. Recentemente, já foram lançadas novidades como o Remix no Reels, o Live Rooms para transmissões ao vivo com até quatro pessoas e algumas possibilidades de monetização em vídeo.

As novas métricas adicionadas devem ajudar os criadores a entenderem melhor esses dois formatos e adequarem suas estratégias de marketing. Agora, ficará mais claro o que realmente funciona em cada tipo de publicação e será mais fácil traçar e analisar os objetivos definidos pra cada conteúdo. Consequentemente, isso deve melhorar a qualidade e direcionamento dos vídeos que serão criados, além de trazer mais resultados para os negócios. 

Outras novidades vindo aí!

Além do lançamento das métricas para Reels e Lives, o Instagram também fez outras atualizações na seção de Insights, que agora traz informações mais detalhadas. 

A rede social também anunciou a adição de informações detalhadas sobre o alcance nos Insights da conta. Isso deve ajudar as marcas e criadores de conteúdo a entender melhor como o conteúdo está sendo distribuído na plataforma.

A diferença é que agora o número de perfis alcançados pelas publicações será dividido entre seguidores e não-seguidores. Além disso, o conteúdo também será classificado por formato e alcance.

Segundo o Instagram, “as novidades fornecem transparência sobre quais tipos de contas você está alcançando e quais formatos de conteúdo têm surtido mais efeito para impulsionar o seu alcance.”

Em breve, a plataforma também deve lançar novos intervalos de tempo para análise das métricas – hoje, é possível escolher somente entre 7 e 30 dias – e oferecer um suporte específico para os Insights na versão para desktop.

Conta pra gente nos comentários o que achou das novidades e se você ainda sente falta de algo no Instagram Insights!

Sair da versão mobile