Ícone do site Postgrain

Instagram libera figurinha de link nos Stories para todos

Quem usa Instagram profissionalmente e nunca sonhou em poder usar o tão desejado “arraste pra cima”, né? O recurso de link nos Stories, até então disponível apenas para usuários com mais de 10 mil seguidores ou com contas verificadas, agora está liberado para todos os usuários da rede social através dos stickers!

O Instagram anunciou na quarta-feira, 27 de outubro, que as figurinhas de links clicáveis nos Stories foram lançadas para todos os usuários da rede social globalmente, independente de quantos seguidores tenham. Vem entender a novidade e como funciona! 

Como funciona a figurinha de link nos Stories

Segundo informações do site The Verge, como a ideia é abranger um público maior, o Head de Produto do Instagram, Vishal Shah, explica que a plataforma quer que o recurso seja acessível e esteja de acordo com o modo que os usuários de modo geral já usam os Stories atualmente.

Para a equipe da rede social, faz mais sentido que o link clicável venha em formato de sticker ao invés do “Arraste para cima”, como acontece nos anúncios ou no molde atual liberado para os usuários que já atendem as especificações necessárias. 

Além disso, com a atualização, as pessoas agora passam a poder responder os Stories publicados com links, diferente do que acontecia antes, em que a função de resposta direta não fica disponível quando o stories tem um link.

O que foi levado em consideração nos testes

Como a atualização era algo grande e muito esperado pelos usuários, a ideia do Instagram em liberar era permitir que as pessoas que usam a rede social como uma plataforma para dar voz às suas ideias, projetos pessoais ou profissionais ou para expandir um pequeno negócio tenham uma nova oportunidade de levar mais facilmente esses usuários aos seus sites de compra ou quaisquer outros links que queiram compartilhar.

Mas, como nem tudo são flores, alguns problemas também foram levados em consideração. Essa facilidade para qualquer conta compartilhar links preocupou o Instagram, já que o recurso poderia ser usado de forma maliciosa. Um dos problemas citados pelo Head de Produto da rede social é o compartilhamento de spam ou notícias falsas, um problema crescente em todas as redes sociais e contra o qual o Instagram já vem tomando algumas medidas. Por isso, os testes foram importantes pra avaliar o comportamento dos usuários e mapear formas de impedir esse uso malicioso. 

Onde é possível inserir links clicáveis no Instagram, além do Stories?

Quem usa o Instagram com o objetivo de divulgar algum projeto, serviço ou produto sabe bem a falta que faz mais opções de links clicáveis na rede social, principalmente no Feed.

Atualmente, além dos links nos Stories, agora liberados para todos independente do número de seguidores, os locais onde qualquer pessoa pode inserir links clicáveis são:

Nesse outro texto do blog, te ensinamos todas as formas de inserir links no Instagram e como fazer isso estrategicamente.

Agregadores de links

Se você já tem muitos links pra divulgar e não quer ficar parado esperando o Instagram facilitar sua vida, usar agregadores de links é uma ótima maneira de reunir vários links clicáveis em um dos poucos espaços disponíveis pra isso: a sua bio!

Por isso as legendas chamando pra clicar no “link na bio” são tão populares quanto o famoso “arraste pra cima” dos Stories.

O Linklist é o agregador de links do Postgrain e é totalmente gratuito e customizável. Por lá, você consegue montar o seu perfil com a sua cara, na ordem que for melhor pra você e ainda adicionar vários links, players de vídeo e faixas de música. 

Ou seja, dá pra reunir todos os links importantes em um lugar só, facilitando a divulgação pelo Instagram!

Para começar a usar, basta criar uma conta gratuita e colocar seus principais sites por lá. Depois, é só colar o link do seu Linklist na sua bio do Instagram e pronto! Você pode ir atualizando seu Linklist de acordo com a sua demanda, sem precisar ficar alterando a URL na bio.

Conclusão

A demanda por links sempre foi grande no Instagram e a rede social parece estar atenta a isso, como mostrou com a liberação mais ampla do recurso no Stories. Mesmo ainda não havendo previsão de links clicáveis em outros tipos de post, esses testes já são um sinal de que o Instagram está de olho nas necessidades dos usuários. 

Vamos ficar atentos (e sempre te atualizando por aqui!). 

Enquanto isso, conta pra gente nos comentários:

O que você acha dessa ideia de liberar os links para todos os usuários?

Sair da versão mobile