Ícone do site Postgrain

Instagram testa limitar usuários pra prevenir ataques em massa

Instagram testa limitar usuários

O Instagram está testando uma nova ferramenta, por enquanto chamada de Limits. A funcionalidade permitirá que um usuário proteja temporariamente sua conta quando estiver recebendo ataques em massa.

Vem entender o que já sabemos sobre essa novidade, a previsão de liberação pra todo mundo, pra que utilidades pode servir o Limits e como deve funcionar na prática.

Como vai funcionar a limitação temporária no Instagram

Uma prévia do Limits, ainda em fase de testes, foi publicada no Twitter pelo consultor de social media Matt Navarra, que contou que a mecânica da feature vai funcionar assim:


Entre as opções de limitação estão:

Qual a diferença entre limitar e restringir uma conta?

Como o objetivo da atualização é diminuir o assédio moral e ataques em massa que envolvam racismo, machismo, LGBTfobia, ódio direcionado e qualquer tipo de preconceito, a principal diferença entre limitar e restringir uma conta vai ser o foco em grupos, e não apenas indivíduos.

Ao restringir uma conta, você restringe as interações de apenas um usuário com você. Já no caso da limitação, a ação irá proteger seu perfil limitando grupos de contas que tenham esse tipo de atitude.

Preocupação do Instagram com assédio e racismo

Adam Mosseri, Head do Instagram, vem reconhecendo em alguns pronunciamentos que os ataques racistas que ocorrem dentro do Instagram preocupam a plataforma. Em 2020, após a final da Eurocopa, a rede social observou uma falha na detecção de racismo após a denúncia de comentários preconceituosos contra alguns jogadores. Automaticamente, o algoritmo terminou identificando alguns comentários como “inofensivos” ao invés de passar para moderadores humanos determinarem melhor.

Um dos problemas que podem levar a esse erro é o uso de emojis na hora dos ataques. Como as figuras tendem a ser detectadas pelo algoritmo como “neutras”, muitos comentários que usaram apenas emojis de macaco ou banana pra propagar o racismo não foram identificados como ofensivos.

A ideia é que, ao limitar grupos de pessoas que estejam floodando os comentários (ou seja, comentando muito, repetidamente), os usuários consigam se proteger desses ataques sem precisar esperar o Instagram avaliar cada denúncia.

Uma nova forma de gerenciamento de crise?

O objetivo divulgado é nobre, e é sempre bom saber que podemos contar com mais ferramentas de proteção dentro das redes sociais. Porém, olhando pelo lado comercial, existe um outro tipo de utilização que deve surgir pra essa funcionalidade, caso ela seja liberada para todo mundo: o gerenciamento de crises.

Diante da “cultura do cancelamento” que vemos nas redes sociais, é comum que famosos, influenciadores e marcas limitem suas contas ao se envolver em alguma polêmica, aproveitando algumas opções já disponíveis pra se “blindar” dos ataques.

Pra usar um caso de repercussão como exemplo, é só lembrar do episódio com a influencer Gabriela Pugliesi. Ao ser criticada por dar uma festa cheia de convidados em meio ao auge da pandemia e isolamento social no Brasil, ela primeiro limitou os comentários em seus posts e, ao ver que estava tendo uma perda muito grande de seguidores e ainda recebendo muitos ataques, desativou o Instagram temporariamente até as coisas se acalmarem. 

É possível que, com o Limits, a ferramenta seja utilizada nesse tipo de situação também para auxiliar no gerenciamento de crise e dar uma “segurada” nos ataques e comentários em massa que vem com o cancelamento.

Leia também:

Social Media: o que faz, quanto ganha e como trabalhar com redes sociais

10 erros no Instagram pra você não cometer mais

Ação bloqueada no Instagram: como resolver?

Como tudo na vida, use com moderação

Fica aqui o conselho do Postgrain: o ideal é não ignorar o problema e nem fugir das suas responsabilidades!

Claro, estando certo ou errado, ninguém gosta de receber ofensas. Afinal, muitas vezes as pessoas podem passar do ponto nas opiniões que publicam. Mas, se a ferramenta for realmente liberada, é preciso usar com sabedoria e entender que assumir responsabilidades e até mesmo se desculpar por ações ou palavras faz parte de um bom gerenciamento de crise. Ignorar a repercussão negativa de alguma ação da sua marca nunca vai fazer bem pra ela.

Ou seja, se precisar, evite os ataques em massa, mas leve sempre em conta o feedback e a opinião dos seus seguidores para melhorar.

E aí, o que achou da novidade? Acha que é uma ferramenta útil?

Conta pra gente nos comentários! 

Sair da versão mobile