Ícone do site Postgrain

Como criar lista de melhores amigos do Instagram: passo a passo

Já precisou mandar um story para pessoas específicas e teve que selecionar todo mundo manualmente? Pode ter certeza que você não está sozinho. A notícia boa é que nossos problemas acabaram. O Instagram finalmente resolveu esse contratempo com uma das últimas atualizações lançadas na plataforma: a lista de Melhores Amigos do Instagram.

Neste artigo te contamos tudo o que você precisa saber sobre o recurso, como começar a usá-lo e, o melhor: como aplicar no seu negócio para gerar lucro! Vamos nessa?

O que é a lista de Melhores Amigos do Instagram

O novo recurso dos Stories se tornou fundamental à medida que o Instagram foi crescendo. Afinal, contas que antes tinham 200 seguidores, alcançaram os primeiros 1000 com muita rapidez e, com isso, perderam privacidade.

O Instagram parece ter entendido o crescimento da plataforma e agora permite que usuário crie um grupo seleto de seguidores para receber um conteúdo específico nas histórias. Sabe aquela foto ou vídeo que você não quer divulgar pra sua lista inteira de seguidores? A lista de Melhores Amigos serve pra isso!

Como usar a lista de Melhores Amigos

O Instagram sempre dá show em termos de usabilidade da plataforma e dessa vez não foi diferente: usar a lista de Melhores Amigos é muito fácil. O melhor de tudo é que você pode adicionar ou remover pessoas a qualquer momento sem que elas saibam disso. Ninguém vai ser notificado ao ser adicionado ou removido da sua lista, pode ficar tranquilo.

A única diferença é que o ícone dos seus stories vai aparecer com um círculo verde – diferente do rosa comum – sempre que você postar algo para os melhores amigos. Mas só quem está adicionado à lista pode ver o círculo verde, tá?

Para configurar sua lista de Melhores Amigos, acesse seu perfil do Instagram e, depois, clique nas três linhas do canto superior direito. Agora basta clicar em Melhores Amigos e adicionar as pessoas que quiser!

O algoritmo do Instagram já vai te sugerir os seus melhores amigos, que são as pessoas com quem você mais interage e que interagem com você de volta. Mas se a plataforma acabar esquecendo de alguém, basta procurar pelo usuário na barra de pesquisa e depois adicionar.

Para compartilhar uma história “secreta” com seus melhores amigos, acesse a câmera de stories normalmente e, depois que seu story estiver pronto, clique no ícone verde com uma estrela no meio, no canto inferior esquerdo.

Como usar a lista de Melhores Amigos do Instagram no seu negócio

A nova atualização do Instagram não serve apenas para mandar aquela selfie mal feita pro seu melhor amigo ou esconder algum story da família ou do trabalho. É possível utilizar o novo recurso de várias formas criativas e o melhor: gerando lucro para sua empresa.

Se liga nessas três ideias super legais de como usar a lista secreta no perfil da sua empresa:

Comunicação com parceiros

Você tem uma empresa que trabalha com influencers ou faz parceria com outras marcas com frequência? Use a lista de melhores amigos para se comunicar apenas com eles! Por lá, você pode revelar alguns lançamentos em primeira mão ou até mesmo saber quem está disponível para uma próxima campanha, fechando parcerias com mais rapidez.

Bônus para clientes especiais

Sabe aqueles clientes que são especiais? Eles podem ser heavy users, aqueles que usam muito seu produto ou serviço e estão sempre em contato com você ou com a sua equipe, podem ser os que estão com você desde o começo do negócio ou podem ser seus clientes mais caros. O fato é: você precisa manter esse tipo de cliente mais do que satisfeito porque eles são potenciais divulgadores da sua marca.

A nova lista de Melhores Amigos pode te ajudar com isso! Adicione os clientes especiais à sua lista e crie conteúdo exclusivo para eles. Isso pode incluir uma dica sobre seu produto ou serviço, divulgação de novidades em primeira mão ou até mesmo ofertas de cupons e descontos. Outra opção é fazer com que os clientes adicionados à lista possam sugerir melhorias ou tomar decisões sobre o produto que você vende. Essa é uma ótima forma de fazer com que eles se sintam importantes! 🙂

Conteúdo exclusivo por assinatura

Quem trabalha com marketing digital, educação, cursos e palestras pode se dar especialmente bem com essa: monetizar a lista de melhores amigos com conteúdo exclusivo de alto valor.

A ideia é simples: quem quiser ter acesso ao seu melhor conteúdo, às melhores dicas, cursos e palestras exclusivas, vai poder pagar um valor X para entrar na sua lista de Melhores Amigos e receber um material diferenciado de alta performance.

Mas lembre-se: se você vai cobrar por isso, o conteúdo precisa entregar um altíssimo valor. As pessoas precisam sentir que vale a pena estar na sua lista de Melhores Amigos – e não que perderam dinheiro.

Gostaram das dicas? Se restou qualquer dúvida, manda aqui pra gente nos comentários, beleza? 🙂

Sair da versão mobile