Ícone do site Postgrain

Lives NPC: tudo o que você precisa saber sobre a tendência do TikTok

Lives NPC: tudo o que você precisa saber sobre a última febre do TikTok

Nos últimos anos, as lives se tornaram uma verdadeira febre entre artistas e criadores de conteúdo, uma maneira de aumentar a interação com os seguidores, de gerar mais conexão, atrair novos públicos e, de uns tempos para cá, um jeito de monetizar a produção de conteúdo. 

Apesar de já ser algo comum no mundo dos gamers há muito tempo, as lives ganharam força durante a pandemia de Covid-19 e continuaram crescendo para diversos formatos e temas, possibilitando que qualquer pessoa consiga fazer uma, desde pequenos a grandes criadores. 

Porém, nos últimos tempos, um tipo de live se popularizou no TikTok, se tornando uma verdadeira febre na plataforma: As lives NPC. 

Você pode não ter assistido alguma, mas com certeza ouviu falar. E neste artigo, vamos te contar tudo que você precisa saber sobre o assunto! 

Continue a leitura!

 Você vai ver neste conteúdo:

 Covid-19: Como a pandemia influenciou na popularização das lives? 

Quando a pandemia de COVID-19 atingiu o mundo em 2020, todos precisaram se adaptar a nova realidade e buscar novas formas de entretenimento em meio ao isolamento social. 

De acordo com os dados de um levantamento do Data SIM, mais de 8 mil shows e apresentações foram cancelados ou precisaram ser adiados no Brasil em 2020. 

Com isso, muitos artistas da indústria musical começaram a realizar transmissões ao vivo nas redes sociais, principalmente no YouTube, como forma de entreter, ter o apoio de patrocinadores e também arrecadar dinheiro para ajudar no combate ao coronavírus.

Porém, com o mundo parado, muitas pessoas buscaram no online novas formas de entretenimento, abrindo espaço para criadores de conteúdo de diferentes nichos. 

Assistir lives de treinos, de pessoas testando receitas, ensinando coisas sobre DIY ou até mesmo apenas conversando, se popularizou e conquistou a atenção dos usuários.

Monetização das lives 

Neste cenário, as plataformas passaram a incentivar seus criadores através da monetização das lives. O Instagram, por exemplo, criou o recurso de selos, que os espectadores podiam comprar para presentear o criador durante as transmissões.

No TikTok, as lives também ajudam muitos criadores não apenas a ganharem mais visibilidade, já que as lives mais curtidas têm mais chances de aparecerem na For You, como também de ter uma fonte de renda com a criação. 

Leia também: [2023] Criadores de conteúdo: Já ouviu falar sobre o Creator Mobile?

E, mais recentemente, um tipo específico de live ajudou diversos criadores a aumentarem seus ganhos com a monetização: As lives NPCs.

Live NPC: O que é e como surgiu?

As lives NPC podem ter se popularizado em 2023, mas a trend surgiu em 2021 com a tiktoker japonesa Natuecoco, tendo ganhado ainda mais destaque com a influencer Fedha Sinon, criadora do perfil Pinky Doll no TikTok. 

O termo NPC (Non-Playable Character), é bastante utilizado ao se referir a personagens não jogáveis em um videogame, programados com gestos repetitivos e poucas falas. Nas lives, os streamers imitam esses personagens com vozes infantis, movimentos repetitivos e poucas expressões. 

O personagem é “ativado” ao receber presentes das pessoas que estão assistindo a live e geralmente imita uma reação de acordo com o presente que ganhou, como rosas, milhos e chocolates. Depois, esses presentes são convertidos em dinheiro pela plataforma e é assim que as lives NPC geram tanto lucro para quem faz.

Principais criadores que fazem lives NPC

Alguns criadores têm se destacado neste formato, como é o caso da influencer Pinky Doll, que mencionamos acima. Em uma entrevista ao The New York Times, a criadora afirmou já ter faturado até US$ 4 mil em uma live, algo em torno de 15 mil reais. 

No Brasil, a streamer Prizza e as influenciadoras Kine Chan, Arara e Ca Martins também são nomes que se destacaram com esse formato. 

Porém, o verdadeiro fenômeno brasileiro foi o youtuber Felca, que conseguiu conquistar mais de 1 milhão de seguidores em poucos dias, atingindo o marco de 15 milhões de visualizações em sua primeira live. 

E apesar do sucesso, em uma entrevista, Felca demonstrou seu arrependimento por ter influenciado tantos criadores a fazerem lives NPC, embora não dê para negar a rentabilidade que as transmissões proporcionam.

Afinal, existem vantagens e desvantagens nesse tipo de conteúdo? Sim! Confira alguns:

 Vantagens 

Desvantagens

Como a popularização das lives NPC fez o TikTok reagir? 

Apesar de ser o principal foco dos criadores que fazem lives NPC, devido ao potencial de monetização da plataforma, o TikTok já deixou claro que não aprova esse tipo de transmissão por ir contra as Diretrizes da Comunidade.

Em um aviso, a empresa afirmou que o TikTok passou a restringir as lives nos resultados de busca e que a transmissão pode não ser recomendada por apresentar conteúdos com ações repetitivas, não autênticas ou degradantes, que induzem os espectadores a enviarem presentes.

Então, mesmo que não sejam proibidas, ficou um pouco mais difícil alcançar resultados tão impressionantes com as lives NPC.

As lives também são populares na rede vizinha?

Mesmo que o assunto tenha repercutido em diversas redes sociais, o TikTok segue sendo o principal canal para a transmissão deste tipo de live, já que, como mencionamos acima, tem um potencial muito maior de monetização. 

O preço do sucesso vale a pena?

As lives NPC podem ser uma ótima forma de conseguir uma renda extra com o TikTok, mas, mesmo com essa grande vantagem, é preciso avaliar se esse tipo de conteúdo faz sentido para o seu perfil. 

Como em qualquer outra trend, não dá para simplesmente se jogar e não pensar em como o seu público vai reagir ao que você está produzindo. 

Então, avalie o seu público, como você quer ser visto por seus seguidores e como as lives NPC podem repercutir na imagem do seu perfil.

Sair da versão mobile