Ícone do site Postgrain

Nametag do Instagram: o que é e como usar a Tag de Nome

Celular aberto na nametag do Postgrain, que tem um fundo azul

Depois de passar um tempo testando, o Instagram finalmente lançou a Nametag! Apesar de muito aguardado, o recurso ainda é um mistério para muitas pessoas. Como funciona? Pra que serve? Como usar?

Nesse artigo a gente vai explicar TUDO o que você precisa saber sobre a Nametag e como usá-la no Instagram. Vem ler!

O que é a Nametag do Instagram

Quando o Instagram começou a testar a nametag em meados de março deste ano, muita gente especulou que seria uma cópia do snapcode, utilizado no esquecido Snapchat. Porém, a funcionalidade do Instagram é bem diferente.

Enquanto o snapcode era usado para descobrir novos amigos e desbloquear filtros por meio de um QR Code, a nametag do Instagram foi feita exclusivamente para seguir novas contas e, o mais absurdo, sem precisar de um QR code! ?

Apesar de funcionar da mesma forma que um QR code, a Nametag do Instagram (ou Tag de Nome) se parece mais como um número de cartão de crédito. O Instagram consegue ler as palavras e elementos da tag, direcionando o usuário para o perfil correspondente no aplicativo.

Como criar sua Nametag no Instagram

O único requisito para criar uma Nametag no Instagram é ter o aplicativo instalado no seu celular, já que não é possível criar a tag pelo computador. Produzir a sua é super fácil. Se liga no passo a passo:

  1. Acesse seu perfil
  2. Clique nas três linhas do canto superior direito
  3. Selecione a opção Tag de nome

Pronto! Agora você pode editar a Nametag da forma que preferir. Uma das opções é usar apenas seu nome com um fundo colorido. Para mudar as cores, basta clicar em qualquer lugar da tela.

 

Você também pode usar emojis para produzir sua Nametag! Clique em qualquer emoji e escolha o da sua preferência. 

 

Se preferir, use o seu próprio rosto como Nametag! O Instagram já deixa uns stickers disponíveis para turbinar a selfie. Clique em qualquer lugar da tela para trocar.

 

E olha, não precisa encucar com a Nametag, hein? Você pode editá-la a qualquer momento!

Por final, é possível compartilhar a Nametag com outros usuários em redes como WhatsApp, Twitter, Messenger e Skype. Clique no símbolo de compartilhamento que fica no canto superior direito e escolha a rede que desejar!

Também dá pra compartilhar sua Nametag a partir de um print! Tire um screenshot da tela da sua Nametag e envie pra quem quiser, por onde quiser! =)

O mesmo acontece para materiais impressos. Se você quiser divulgar seu Instagram de forma mais escalável, imprima a Nametag no material. Sério, funciona!

Como escanear uma Nametag no Instagram

Quer começar a utilizar agora o novo recurso do Instagram e já tem um amigo para adicionar? A gente também te ensina como! Há duas formas de fazer isso:

É possível escanear uma Nametag pela câmera do Instagram dos Stories. Enquadre a Nametag que você quer adicionar à câmera dos Stories e segure o dedo na tela até que o usuário seja reconhecido.

A outra opção é ir direto para o recurso da Tag de nome na parte superior da tela e depois clicar em Ler uma tag de nome. Depois, basta passar a câmera na Nametag até que o perfil seja reconhecido.

O mesmo funciona para o caso de alguém ter enviado uma Nametag por outro aplicativo, como imagem ou print. Salve a imagem na galeria do celular e escolha a foto no rolo de câmera quando estiver com o recurso aberto. 

Por que usar Nametag no seu negócio

O novo recurso do Instagram é uma ótima forma de se conectar com novos usuários. A novidade da rede social simplifica a promoção de contas e torna muito mais prática a divulgação do seu perfil.

Você pode imprimir sua Nametag em posters, cartões de visita ou qualquer outro material promocional. Dá até pra adicionar a Nametag na embalagem do seu produto, que vai oferecer pro usuário uma solução muito mais fácil pra te seguir no Instagram. Já pensou?

Você tem usado a Nametag por aí? O que achou do novo recurso? Conta aqui pra gente nos comentários!

 

 

Sair da versão mobile