Nova IA do Tiktok: A função de “clonar” a voz chega ao app
A nova IA do TikTok é uma ferramenta que promete mudar para sempre a criação de conteúdo, mostrando que a inteligência artificial ainda está em alta.
Neste conteúdo, vamos discutir qual é essa funcionalidade em detalhes, como ela vai funcionar em um futuro próximo e ainda quando essa função vai chegar ao Brasil.
Nova IA do Tiktok: Qual é a funcionalidade de “clonar” voz?
Segundo o site thespandroid, a rede social chinesa vai trazer em breve uma nova funcionalidade para que todos os usuários consigam clocar sua voz utilizando IA.
Pelo que foi visto pelo assembleDebug, dono do website, com apenas alguns segundos da sua própria voz, a inteligência artificial da rede social vai conseguir recriá-la para que você consiga usar livremente no seu conteúdo.
A rede social já foi pioneira em trazer vozes artificiais para narrar vídeos e hoje já estamos acostumados com essa tecnologia.
Porém, essa funcionalidade traz uma nova mudança de paradigmas. Afinal, sua voz é como sua impressão digital; todo mundo pode tentar te imitar, mas nunca será a sua voz.
Essa singularidade será muito importante para mais criação de conteúdo único.
É claro que tudo isso são apenas expectativas que estamos discutindo no nosso artigo, mas com base na nossa experiência, se for bem implementado, essa função vai mudar para sempre as redes sociais.
Por que vai ajudar na produção de conteúdo?
Grande parte dos criadores de conteúdo hoje em dia gravam o vídeo e inserem a sua voz no formato de narração para deixar o conteúdo mais dinâmico, onde o usuário vai ver diversos vídeos ao mesmo tempo que acompanha o que está sendo dito na tela.
Precisamos considerar que em alguns casos, os criadores de conteúdo escrevem um pequeno roteiro para finalmente gravar o vídeo.
Dessa forma, essa ferramenta vai conseguir facilitar esse processo de gravação e assim reduzir erros durante a gravação.
Em outras palavras, se a ferramenta for tão boa quanto estamos esperando que seja, mais conteúdo estará na plataforma.
Com isso em mente, criadores de conteúdo vão conseguir dar prioridade para outras partes do processo de criação que precisam de mais atenção.
Afinal, a inteligência artificial serve como uma ferramenta para potencializar o que o humano já vai fazer.
Clique aqui e conheça nosso conteúdo o futuro da inteligência artificial e o que será da humanidade.
Nova IA do Tiktok: Como vai funcionar?
Segundo os prints tirados pelo assembleDebug, basicamente o TikTok vai pedir para que você grave sua voz por dez segundos e, através de inteligência artificial, sua voz artificial será gerada para ser utilizada como narração em textos dos seus vídeos.
Assim como as vozes artificiais comumente usadas nas redes sociais e no Reels do Instagram. Nesse tópico, vamos aprofundar um pouco mais sobre como a funcionalidade vai ser usada.
Será que vai funcionar perfeitamente?
Uma das preocupações das pessoas é se essa funcionalidade realmente vai funcionar perfeitamente para ajudar os criadores de conteúdo.
Com o avanço das inteligências artificiais, o processo de clonagem de voz é bastante simples, como provam as vozes artificiais existentes.
Prova disso é o incrível reconhecimento de voz nos vídeos e as legendas automáticas para os vídeos, tanto no próprio TikTok quanto no CapCut, afinal ambos são da empresa chinesa ByteDance.
Mesmo com os vários sotaques e diferenças dos idiomas, essa funcionalidade é uma das mais impressionantes.
É claro que tudo pode ser melhorado com o tempo e que a função ainda não saiu, mas podemos dizer com certa segurança que tudo vai funcionar perfeitamente e melhorar ainda mais no futuro.
Minha voz pode ser usada com qualquer pessoa?
Não, segundo os próprios prints do assembleDebug, a sua voz será privada e você pode excluí-la em absolutamente qualquer momento. Dessa forma, segundo o próprio TikTok, nenhuma pessoa pode usar sua voz.
É claro que isso abre margem para desconfiança na rede social, uma vez que muitos países já baniram a rede social. Além disso, o TikTok pode ser banido dos Estados Unidos, clique aqui e saiba mais.
Onde posso utilizar minha voz criada por IA?
Por enquanto, sua voz criada pela nova IA do TikTok poderá ser usada como narração de textos nos seus vídeos da rede social.
Porém, não é exagero pensar que sua voz pode ser usada em outros elementos na rede social. Talvez no futuro, as pessoas que desejarem poderão permitir que sua voz seja usada pelo público com algumas limitações de palavras e certos termos.
Afinal, as vozes artificiais podem ser usadas para objetivos criminosos ou com o objetivo de difamar o dono da voz. O TikTok provavelmente já está ciente disso e vai prevenir para que isso aconteça.
Ou talvez seja possível, com base na sua voz, criar conteúdo em outro idioma, mesmo que você não fale aquela determinada língua.
Nova IA do Tiktok: Quando vai chegar no Brasil?
No momento desta postagem, essa função ainda está em fase de desenvolvimento final e testes. Ou seja, poucos usuários estão utilizando para verificar a funcionalidade.
Muito provavelmente são os próprios desenvolvedores do TikTok, porque se estivesse aberto para o público, mesmo que para uma pequena parcela de pessoas, provavelmente iríamos ver um teste prático com essa função.
Ou essa função ainda está nos estágios de desenvolvimento e o resultado não está sendo satisfatório no momento.
Com isso em mente, podemos esperar que essa funcionalidade chegue às regiões principais em alguns meses.
Felizmente, o Brasil é um dos mercados onde a rede social mais se destaca, então provavelmente seremos um dos primeiros a testar a nova funcionalidade.
Podem haver atrasos
Como se trata de inteligência artificial do usuário, muito provavelmente a rede social precisará se adaptar à legislação de cada país e suas regulamentações.
Dessa forma, mesmo com ágil desenvolvimento da ferramenta, precisamos ter em mente que o cronograma pode sofrer atrasos devido a essas questões legais.
Se você quer ver mais conteúdos informativos sobre o Tiktok e outras redes sociais, veja o nosso blog.
Aqui, você vai encontrar as últimas tendências e novidades de todas as redes sociais e tecnologia para se manter atualizado.