Novidades do Instagram II: um resumão das últimas atualizações

Novidades do Instagram II: um resumão das últimas atualizações

por Postgrain

Publicado em 27 de setembro de 2018

O Instagram não para mesmo! Desde o último post de atualizações do Instagram que fizemos em maio, muita funcionalidade foi lançada na plataforma.

E nós, como bons amigos dos nossos leitores que somos, fizemos aquele velho e bom resumão para você ficar por dentro de TUDO que rolou até setembro de 2018 e o que ainda vai rolar.

Então chega de conversa e vamos nessa!

novidades-instagram-postgrain

O que já tá rolando no feed

Modo online

Agora seus amigos já conseguem ver quando você está online (ou há quanto tempo esteve) no Instagram. Tudo isso por causa da nova atualização que a empresa lançou recentemente.

O recurso pode ser visto em várias áreas do aplicativo. Sabe quando você vai abrir a sua janela de directs ou quando vai enviar uma publicação para alguém da plataforma? Ao lado do @ da pessoa estará a bendita bolinha dedo-duro.

novidades-instagram-postgrain-modo-online

Mas não se preocupe, é possível desativar essa função em 3 passos:

  1. Acesse as Configurações.
  2. Vá até Status de Atividade.
  3. Desative a função Mostrar status de atividade.

Prontinho!

novidades-instagram-postgrain

Silenciar perfil

Sabe aquela pessoa que você não quer mais assistir os stories ou ver as selfies diárias que ela posta no feed?

SEUS PROBLEMAS ACABARAM! ??

Com a nova função da plataforma você pode silenciar tanto os stories quanto as publicações do feed de alguém, sem deixar de seguir aquela pessoa.

novidades-instagram-postgrain-silenciar

Esse recurso também é bem legal porque o perfil silenciado não saberá que você o silenciou e você ainda pode voltar atrás quantas vezes quiser.

Nova aba Explorar

Tivemos grandes melhoras na nossa já velha conhecida aba Explorar. O que antes era bem “bagunçado”, agora é separado por categorias como humor, estilo, tv e cinema, animais, beleza, quadrinhos, viagem, música, decoração, comida, fitness, esportes e uma aba personalizada chamada de “Para você”, com conteúdos selecionados de acordo com suas preferências.

novidades-instagram-postgrain-aba-explorar

Gifs no direct

Agora, assim como no WhatsApp e Facebook, é possível enviar gifs dentro do recurso de mensagens do próprio Instagram. Em mais uma parceria com o site GIPHY, as imagens animadas saem das histórias e ocupam lugar nas conversas diretas.

novidades-instagram-postgrain-gif-direct

O processo de usabilidade continua o mesmo: no canto inferior da aba de cada conversa fica o botão escrito “gif”. Clicando nele é possível visualizar as mídias mais usadas ou indicadas para você e um espaço para pesquisar o gif por palavra chave.

Chamada de vídeo

Continuando nas novidades para o direct, agora além das chamadas únicas, também é possível fazer chamadas de vídeo em grupo. Basta abrir a conversa desejada e clicar no botão de câmera de vídeo no canto superior direito da tela. A partir disso, você consegue adicionar um ou mais amigos à conversa.

novidades-instagram-postgrain-video-chamada

Mudanças na segurança

Após o episódio em que vários usuários do Instagram relataram ter suas contas hackeadas, o Instagram modificou e reforçou as medidas de segurança da plataforma com algumas novas medidas como:

Nova verificação de conta

Antigamente para ter uma conta com aquele selinho azul ao lado do nome no perfil era preciso passar por uma série de processos burocráticos, o que acabou trazendo perfis clandestinos para a plataforma e lotando a rede de contas fakes verificadas.

Por isso a empresa liberou a solicitação de conta para todos os perfis business do aplicativo de uma maneira mais simples e segura, através de um formulário dentro da aba de Configurações na plataforma.

Isso não significa que todos os perfis serão liberados, mas transparece ao usuário o controle que a empresa está implementando contras os possíveis hackers e evita a venda do selo azul por funcionários da empresa.

Sobre a conta

Outro ponto legal dessa atualização de segurança é a aba “Sobre a conta”. Nela é possível verificar informações sobre cada perfil business, quando foi criado ou se trocou de nome, por exemplo.

Inclusive, fizemos um post super completo sobre como manter a sua conta segura no Instagram, dá só uma olhada aqui.

novidades-instagram-postgrain

Emojis nos comentários

Como já acontece no Facebook, agora os usuários podem reagir aos posts no Instagram com emojis. Além de dar um “like” com o habitual coração do Instagram, agora é possível comentar com mais rapidez, usando os emojis disponíveis no campo rápido.

novidades-instagram-postgrain-emoji

IGTV

A nova aposta da empresa é definitivamente concorrer com o Youtube. Com o lançamento do novo aplicativo “spin off” do Instagram, o IGTV (ou Instagram TV) é um Instagram Stories com vídeos bem mais longos.

No novo recurso integrado ao aplicativo nativo, é possível seguir os perfis do Instagram, assistir vídeos de até uma hora e criar conteúdos na vertical, ponto muito solicitado principalmente pelos usuários que consomem muito conteúdo no mobile.

novidades-instagram-postgrain-igtv

Mas não se engane achando que basta fazer qualquer vídeo para engajar no IGTV. É preciso montar uma estratégia diferenciada, principalmente se você tem costume de criar vídeos somente para o Youtube.

Como nossa equipe é incrível, não poderíamos deixar você de fora e fizemos um guia completo sobre o IGTV.

“Isso é tudo”

Se você é aquela pessoa viciada e só sossega quando olha todo o conteúdo do feed e rola a barra até o final, seus problemas acabaram.

Isso porque o Instagram agora avisa quando você já viu todas as publicações do dia (ou dias). Essa estratégia foi lançada para ajudar os usuários a gerenciar melhor o tempo que passam na rede social.

novidades-instagram-postgrain-isso-e-tudo

 

O que já tá rolando nos stories

Marcação de produtos nos stories

Parece que o Instagram está investindo mesmo nos perfis business da rede social. Isso porque depois de lançar (e bombar) com a marcação de produtos no feed, a plataforma decidiu liberar a tag também nas histórias.

novidades-instagram-postgrain-shop

Isso já era esperado, até porque o Instagram Stories tem crescido absurdamente no último ano, o que fez com que os anúncios das empresas nas histórias aumentassem também. ma estratégia que tem sido muito usada pelas marcas ligadas nas tendências para impulsionar vendas.

Super superzoom

Passando pela segunda atualização em menos de um ano, o Superzoom, recurso famoso do Instagram Stories, ganhou melhorias neste mês de setembro.

novidades-instagram-postgrain

O recurso que cria vários vídeos divertidos ganhou 6 novos efeitos para agradar a todos os usuários da plataforma. Além dos efeitos de Bounce, Dramático, Batidas e Programa de TV, o função agora conta com os efeitos de:

  • Corações
  • Paparazzo
  • Fogo  
  • Não  
  • Tristeza
  • Surpresa

“Faça uma pergunta”

Semelhante ao sticker de enquete, o adesivo de perguntas serve para interagir mais de perto com cada usuário. Isso porque com ele não existe a limitação de respostas fechadas (como ocorre no adesivo de SIM ou NÃO, por exemplo).

novidades-instagram-postgrain-perguntas

Com o “Faça uma pergunta” você pode criar perguntas e respostas para os seus seguidores. Você consegue ver quem enviou uma pergunta ou resposta na visualização do story e ainda pode compartilhar a resposta com outros seguidores, mas somente em modo privado.  

O que ainda vai rolar

Contamos tudo que já rolou de mais novo nos últimos meses. Mas e o que ainda está por vir? Quer ser o primeiro a saber de tudo que a plataforma vai lançar? Então se liga!

 

novidades-instagram-postgrain

Aplicativo de compras

Devido ao grande sucesso da marcação de produtos no feed e agora nos stories, o Instagram pretende expandir o processo de compra e venda dentro do aplicativo.

A ideia é criar um recurso adjunto, no mesmo molde do IGTV, já que seria um aplicativo à parte do Instagram, mas que seja integrado à plataforma com um botão no feed, igualzinho a TV do Instagram.

Lá o usuário teria um leque de opções disponíveis somente para comércio. Será que vai funcionar? Só nos resta esperar.

novidades-instagram-postgrain-shopping

Marcação de perfis em vídeos

Esse recurso vai funcionar do mesmo modo que a marcação de outros @ em fotos do feed. A novidade já está sendo testada por usuários BETA da plataforma.

novidades-instagram-postgrain-video

Mudança nas hashtags

Calma que a mudança não será drástica. Quando vamos inserir uma hashtag, só podemos adicioná-la dentro de um comentário ou na própria legenda do post. Com a nova atualização, o Instagram vai permitir adicionar hashtags a partir de um novo botão, como mostra a imagem.

Dessa maneira a legenda ficaria menos “poluída” visualmente.

Quanto tempo você gasta no Instagram?

Como mais uma forma de ajudar os usuários a gerenciar o tempo que passam no Instagram, a empresa deve lançar em breve um recurso que exibe quanto tempo você já passou utilizando a plataforma.

novidades-instagram-postgrain-tempo

O novo recurso já está em teste para os usuários BETA.

 

Nota: Como sabemos e até já falamos aqui, as novas funcionalidades são liberadas aos poucos para cada usuário. Não existe uma ordem de priorização, mas é importante estar sempre com o aplicativo e o sistema operacional do celular atualizados

Gostou das novidades? Já usou alguma? Como foi sua experiência? Conta pra gente! ?⚡️