Ícone do site Postgrain

Respostas Rápidas do Instagram: o que são e como utilizá-las

Celular aberto no recurso de respostas rápidas do Instagram. Atrás dele, um computador MAC ligado

Com o crescimento acelerado da comunidade do Instagram nos últimos anos, algumas ações que eram simples e pontuais se tornaram cada vez mais frequentes e, com isso, mais difíceis de dar conta.Exemplo disso são as respostas às mensagens enviadas via direct. Hoje em dia, em que 80% das contas do Instagram seguem pelo menos uma empresa, o fluxo de DMs em perfis de negócios aumentou muito.

Mas o Instagram sempre tá de olho nas necessidades que vão surgindo com o uso da plataforma e já tratou de resolver o problema: uma das últimas atualizações da rede foi o recurso Respostas Rápidas, que permite responder DMs com apenas um clique. Quer saber mais sobre elas e aprender a utilizá-las na sua estratégia de Instagram Marketing? Então continua lendo esse texto!

O que são as Respostas Rápidas do Instagram

As respostas rápidas do Instagram são mensagens prontas que você pode deixar salvas para usar na hora de responder alguém nas DMs. Cada mensagem é salva com um atalho, para facilitar a procura e evitar confusões na hora de usar.

O novo recurso foi implementado para reduzir o tempo de trabalho de quem precisa lidar com muitas DMs diariamente. Como esse é um trabalho comum para quem tem uma conta de negócios, é preciso ter um Perfil para Empresas para poder habilitar o recurso.

É importante lembrar que as respostas rápidas não são automações, ou seja, não são mensagens enviadas automaticamente em massa. Para que ela seja enviada, o usuário precisa selecioná-la manualmente. Isso porque o Instagram é contra qualquer tipo de ação feita de forma automatizada e que possa gerar spam na rede.

Como usar as Respostas Rápidas do Instagram

Para começar a usar as respostas rápidas do Instagram é preciso criar pelo menos uma mensagem pronta. Para isso, acesse as configurações do seu perfil e role a tela até Respostas Rápidas, em Configurações de Negócios.

Clique no + ou em Nova resposta rápida para configurar sua primeira mensagem. O que estiver em Mensagem é todo o texto que vai aparecer para o cliente. Já em Atalho, você deve escolher uma palavra ou termo que identifique aquela resposta, facilitando o processo de busca na hora de responder alguém. E fica tranquilo: o que estiver em Atalho só fica visível pra você.

Para começar a utilizar as respostas rápidas, clique no ícone de mensagens que fica embaixo de cada conversa. Depois, dê uma olhada nos atalhos e escolha a resposta rápida que desejar. Agora é só clicar em Enviar!

Por que usar as respostas rápidas no perfil da sua empresa?

Sabe aquele recurso que só vem pra ajudar e melhorar nossa vida? As respostas rápidas são um exemplo disso. Aqui vão os motivos para você terminar de ler esse texto e ir correndo configurar as suas:

1. Aumente a produtividade

Tempo é dinheiro. E se tem uma coisa que tira nosso tempo é a tarefa de responder clientes. Já parou pra pensar que boa parte das DMs que você recebe todos os dias são as mesmas perguntas escritas de formas diferentes?

Pois é! Utilizar as respostas rápidas vai te poupar de ter que responder todas essas perguntas “repetidas” manualmente. E sabe o que isso significa? Mais tempo para produzir conteúdo! Então, se existe uma forma de deixar a tarefa de responder DMs mais prática, fácil e rápida, por que não utilizar? 🙂

2. Melhore a comunicação com os clientes

A gente sempre quer responder o cliente da melhor forma possível. É por conta disso que, muitas vezes, entendemos que não vamos poder dar a total atenção a ele naquela hora e acabamos deixando esse atendimento para depois, quando estivermos mais “livres”.

Spoiler: nunca ficamos livres e o cliente passa mais de 24h pra receber uma resposta. Nesse caso, é melhor que você tenha respostas prontas para dar o suporte necessário que ele precisa naquele momento.

Além disso, você elimina o risco de escrever alguma coisa errada na correria ou esquecer de mencionar uma informação importante, o que é extremamente comum de acontecer quando estamos atendendo de um por um.

3. Não perca mais nenhum cliente

O cliente que esperou mais de 24h para receber uma resposta sua pode tentar achar a solução para o problema dele em outro lugar. E você não quer perder uma venda porque deixou de responder uma DM no Instagram, né?

Dando suporte aos clientes com agilidade, você consegue, inclusive, se diferenciar entre seus concorrentes e aumentar a possibilidade de vendas. 😉

4. Dê adeus às automações!

A gente sabe que ainda faltam muuuitas funcionalidades dentro do Instagram pra resolver todas as necessidades de quem vende dentro da plataforma. Por conta disso, muitos apps passam a fornecer essas funcionalidades por fora do Instagram. E foi o que aconteceu com as mensagens enviadas de forma automática.

Com o novo recurso das respostas rápidas, ninguém precisa se arriscar com alternativas desconhecidas, que não são confiáveis e nem seguras como o Instagram. O melhor disso é que você ainda economiza dinheiro! Perfeito, né?

5 respostas rápidas gerais para seu perfil de negócio

Cada tipo de negócio deve ter as próprias respostas rápidas, que se adequem  às necessidades da empresa ou marca. De toda forma, existem algumas respostas mais gerais que acabam servindo pra todo mundo.

Vamos te dar essas dicas com base no Postgrain e como nos comunicamos com os usuários. A partir disso, você pode adaptar essas mensagens da forma que fizer sentido para o seu negócio, combinando com a sua linguagem e tipo de comunicação que você utiliza. Vamos lá:

1. Cumprimento/Primeiro contato:

Olá! 🙂 Agradecemos o contato. No que podemos te ajudar?

2. Horário de funcionamento/Endereço

Nosso suporte funciona das 9h às 19h no horário de Brasília. Entra em contato com a gente dentro desse horário e te respondemos no mesmo instante, beleza? 😉

3. Informações sobre o produto/serviço

O Postgrain tem um modo gratuito, em que o usuário pode testar a ferramenta de forma ilimitada por sete dias. Depois disso, é necessário escolher um plano para continuar utilizando a ferramenta. 

4. Comprar/Assinar

Para assinar um de nossos planos, basta acessar o link na nossa bio e escolher o pacote que desejar na aba “Preço” =)

5. Despedida/agradecimento

Agradecemos o seu contato ? Qualquer dúvida que surgir, é só chamar, ok?

O que vocês acharam do novo recurso de respostas rápidas do Instagram? Já estão usando por aí? Conta pra gente aqui nos comentários!

Sair da versão mobile