Cadastre-se
Por
Katarina Nápoles
10/05/2018
às 17:09

Tamanhos de imagens para o Instagram em 2019

As imagens em formato quadrado – apesar de terem se tornado clássicas – já deixaram de ser o único formato de publicação aceito pelo Instagram há pouco mais de dois anos. Com a liberação de postagens em formato horizontal e vertical, a rede social conseguiu diversificar as publicações e deixou de lado as limitações que o modelo quadrado trazia para a plataforma.

Ainda que os tamanhos certinhos desses formatos não altere a vida de um usuário comum, a história muda de percurso quando estamos falando dos Social Media e designers que criam, todos os dias, peças nas redes sociais dos clientes e precisam produzi-las de forma otimizada, gerando os melhores resultados possíveis.

Foi pensando nisso que criamos esse guia super completo de tamanhos, dimensões e todos os detalhes que você precisa saber pra produzir uma publicação otimizada no Instagram em 2019. Vamos lá? 😉

Por que saber o tamanho certo é importante?

O Instagram vem se consolidando cada vez mais como rede social determinante em qualquer estratégia de marketing digital. Se levarmos em consideração que a maior parte das pessoas acessam a Internet pelo celular e que o Instagram foi criado inicialmente só para o mobile, dá pra entender melhor como o tamanho da imagem pode impactar nas experiências das pessoas que estão segurando cada aparelho.

É muito importante pensar em como otimizar a experiência desse usuário pra que ele se engaje da forma certa. Seguindo as dimensões indicadas, a gente garante que o público receba a mensagem por completo, sem ruídos na comunicação.  

E esse texto é pra isso: te ajudar a conseguir conquistar ainda mais seus clientes com apelos visuais na plataforma. Dá uma olhada nas nossas instruções:

Imagem do perfil

Diferentemente do Facebook, o Instagram não permite que a gente edite e corte a imagem do perfil. Como não é possível ajustar o tamanho da imagem pelo app, você deve criar o seu avatar com um tamanho mínimo de 180 x 180.

arte representando tamanho da imagem do perfil

Nossa recomendação é que você crie uma foto com a resolução maior – como 500 x 500, por exemplo – pra garantir a qualidade da foto, com proporção sempre de 1:1.

Só lembre que o Instagram faz um corte circular na sua imagem quadrada. Então, as informações mais importantes da sua imagem devem estar no centro da foto.

Tamanhos de posts

  • Formato quadrado

É o formato “clássico” do Instagram. O tamanho de mídia máximo para esse tipo de post é de 1080 x 1080 (proporção de 1:1). Se você estiver produzindo um vídeo nessa resolução, escolheu uma boa opção: esse formato costuma gerar de 30% a 35% mais em views do que os vídeos horizontais, de acordo com este estudo da Buffer.

arte representando tamanho do post quadrado

  • Formato horizontal

Quer postar uma foto panorâmica ou em widescreen? Esse é o formato ideal! Utilize o tamanho 1080 x 566, com proporção de 16:9. Mas se preferir dividir a foto panorâmica em várias fotos quadradas, a gente deu uma dica de um aplicativo gratuito que faz isso nesse blog post!

arte representando tamanho do post horizontal

  • Formato vertical

O formato vertical nos dá a possibilidade de preencher todo o feed do usuário pela tela do celular. Para fazer uma publicação neste formato, use a resolução 1080 x 1350.

Tamanhos de imagens para o Instagram em 2019 1

Em qualquer um desses formatos de publicações que vão diretamente no feed do usuário, os vídeos postados devem ter, no mínimo, 3 segundos de duração e, no máximo, 60 segundos.

No Postgrain, o tamanho máximo para upload de fotos é 16MB. Já para vídeos, o usuário pode subir um arquivo de até 50MB na nossa plataforma. Além disso, em alguns casos o formato ideal no Postgrain pode diferir do formato aceito no Instagram.

Stories e Vídeo para IGTV

Agora que o Instagram deixa a gente subir mídias da nossa galeria no Stories, ficou ainda mais difícil de criar as histórias pro nosso perfil com o tamanho certinho.

Outro problema é que as dimensões podem variar de acordo com o aparelho celular que a história está sendo carregada. Você com certeza já deve ter aberto uma história em que o texto que a pessoa colocou – ou um sticker ou uma imagem – acabou sendo cortado pela tela do seu celular.

A notícia boa é que os vídeos do IGTV usam exatamente a mesma resolução que a dos stories. Então sempre que você fizer um vídeo para a plataforma, é possível replicá-lo na história sem maiores problemas.

Nossa recomendação é que você crie imagens e vídeos com resolução de 1080 x 1920, com uma proporção de 16:9. A dica extra pra tentar sanar os problemas que falei acima é: evite colocar informações importantes nas bordas dos Stories ou nos vídeos do IGTV. Assim, você garante que a visualização não será atrapalhada por elementos de diferentes aparelhos.

arte representando tamanho dos stories

Nos stories, imagem dura cerca de 5 segundos quando publicada. Já os vídeos podem ter uma duração de até 15 segundos.

Os vídeos do IGTV de canais comuns podem ter uma duração de até 10 minutos. Se você for sorteado na rede social, pode conseguir postar vídeos de até uma hora! 😱

Capa de vídeo do IGTV

Anota pra não esquecer: sempre que criar um vídeo para o IGTV, lembre-se de fazer uma thumbnail, uma capa, bem chamativa e visualmente bonita, para atrair mais visualizações. Dá uma olhada nos exemplos do nosso canal:

capas de vídeos do IGTV

Para criar imagens no tamanho certinho, utilize a resolução 420 x 654. Evite colocar informações importantes ou textos na parte de baixo da imagem, já que é o lugar em que o título dos vídeos do IGTV aparecem.

resolução da capa de vídeo do IGTV

Se restou alguma dúvida por aí, não deixa de deixar aqui nos comentários pra gente, beleza? =)