Ícone do site Postgrain

Saiba as tendências para o Instagram em 2018

Homem segura um celular aberto no Instagram com a mão esquerda e, com a mão direita, segura uma xícara de café

Um leque de possibilidades foi aberto em 2017. A cada mês era lançada uma nova função na ferramenta, seja uma postagem em formato de álbum ou o notório crescimento da popularidade do Stories, com anúncios, lives, layout dinâmico dentre outras. O Instagram sem dúvida foi o foco das mídias sociais este ano, sendo considerada a rede que mais cresce, contabilizando cerca de 800 milhões de usuários. Porém com 2017 chegando ao fim, o que significa uma nova temporada de planejamentos e antecipações de tendências, a grande pergunta é: O que podemos esperar do Instagram para 2018?

Stories: Conte uma boa história

Indispensável no Instagram, o Stories virou febre e ultrapassou os números do seu concorrente, o Snapchat. A função iniciou com a proposta de que o usuário pudesse apenas adicionar vídeos e fotos em tempo real e com duração de 24h. Hoje além de filtros especiais, stickers, emojis, stop motion, integração com o boomerang, hashtags, inclusão de links e até enquetes, o Instagram Stories agora permite que você publique fotos e vídeos capturados há mais de 24h.

Para o próximo ano é esperado um maior desenvolvimento desta função relacionando marketing digital e storytelling. Sim, pois não adianta simplesmente “jogar” o conteúdo no Stories e desejar engajar público sem ao menos contar uma boa narrativa. Um ótimo exemplo é o perfil da empresa Airbnb, um serviço online de hospedagem, onde conseguiu ampliar o seu segmento de marca no Instagram após usar o Stories para compartilhar experiências dos clientes, aproximando o produto do consumidor e estreitando a relação com o usuário.

A era dos Chatbots

Você pode até não ter ouvido falar deles, mas com certeza já deve ter interagido com este tipo de tecnologia. Chatbots são robôs virtuais que usam da inteligência artificial para manter uma comunicação humanizada com as pessoas, aproximando o usuário da marca. Sabe aquele atendente virtual que responde as suas dúvidas no famoso “posso ajudar” ? Sim, são os chatbots atuando e não tem nada de Black Mirror nisso.

Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, já oficializou sua aposta neste tipo de inteligência artificial como grande tendência para o futuro, os chatbots já são realidade no Facebook Messenger, por exemplo e seguindo na mesma linha, grandes empresas do segmento como Google, Amazon, Microsoft também. Alguns fóruns já chegam a cogitar os chatbots integrados ao WhatsApp e Instagram para o próximo ano.

 

Pesquisando por imagens

Sim, a possibilidade é real. A pesquisa por imagens já existe no Pinterest, lá você pode pesquisar objetos que não sabe identificar dentro de uma determinada imagem, apenas com alguns cliques na aba de busca. No site do Google também já existe esta possibilidade, mas de uma forma diferente. Na aba de “Imagem” você pode carregar o arquivo direto do seu computador, copiar e colar uma URL ou ainda pesquisar clicando com o botão direito na imagem que você deseja, através de uma extensão do Google para os navegadores Chrome ou Firefox.

Apesar de não ter sido confirmada pela empresa, cogita-se a implementação dessa função tão aguardada para 2018, afinal o Instagram é uma rede social baseada em imagens, logo uma busca visual não é algo tão surreal.

O que dá base a essa teoria é o desenvolvimento de testes e recursos de reconhecimento de objetos em imagens, que está sendo trabalhado pelos desenvolvedores da plataforma desde o início de 2017.

Você pode também pode aprender como tirar boas fotos para o Instagram neste artigo.

 

Influenciadores digitais e credibilidade 

Sabemos que não é nenhuma novidade o marketing de produtos e serviços ligados aos influenciadores digitais. Porém a popularidade do mercado de influenciadores tornou difícil saber em quem confiar a sua marca. Nossos representantes brasileiros do seguimento, como Hugo Gloss, Kéfera, Thaynara OG, a blogueira Thássia Naves, o youtuber Whindersson Nunes e o jogador de futebol Neymar Jr. chegam a ganhar entre R$ 50 mil e R$ 150 mil por postagem, segundo matéria recente da Revista Época Negócios.

Com isso o consumidor ficou mais exigente e não aceita qualquer tipo de influenciador com mais de 10.000 seguidores representando algo sem existir uma conexão coerente entre eles. Por isso mesmo, toda marca que pretende trabalhar com influenciadores digitais no próximo ano deve avaliar não somente o engajamento que aquele representante pode trazer divulgando seu produto, mas sim se preocupar em construir relacionamentos significativos entre marca e influenciador.

Não dá mais para colocar uma determinada pessoa representando sua marca somente porque ela possui muitos seguidores, se o perfil dela (e o do nicho) não se aproxima do seu perfil de mercado.

 

Conteúdo em vídeo

Em 2017, uma boa parte do conteúdo compartilhado nas redes sociais era no formato de vídeo. De acordo com Sean O’Neal da Adaptly, uma das maiores empresa fornecedoras de serviços de publicidade nativa, o vídeo é o formato de anúncios que mais cresce no mundo. Estima-se que até 2020, este formato representará 80% de todo o tráfego online, sendo a maneira mais eficaz e direta de chegar até o seu público.

Vimos redes sociais como Facebook, Snapchat e Twitter investir em vídeo para gerar engajamento em 2017, então o que esperar para 2018 em questão de vídeo e marketing para o Instagram? O aprofundamento de funções como Instagram Live para gerar conteúdo novo e atrativo para o usuário e anúncios cada vez mais direcionados aos nichos no Stories.

Lembrando que não adianta adotar todas as tendências de 2018 para as mídias sociais sem antes fazer um bom planejamento estratégico de marca. É importante ter objetivos claros, pesquisar as preferências do seu público e não somente achar que todo e qualquer conteúdo é válido para gerar engajamento. Seguir as tendências é necessário e adaptar-se a linguagem do seu público também.

E você, está planejando algo para 2018? Conta pra gente nos comentários!

Sair da versão mobile