Novo nome, nova marca, estamos de cara nova: agora somos POSTGRAIN! Saiba mais
Cadastre-se
Por
Letícia Frota
11/09/2017
às 16:01

Tráfego de social media: entenda por que ele não está gerando conversões

Depois de quebrar a cabeça para montar uma bela campanha ou estudar bastante para criar seu cronograma de posts nas mídias sociais, você percebe que as conversões do tráfego estão muito aquém do esperado. Se isso vem acontecendo, fique calmo que vamos lhe ajudar.

Esse é o pesadelo de muitos profissionais da área e, acredite, é mais comum do que você imagina. A frase “quem nunca?”, comum no Facebook, cai muito bem aqui, quando a pauta é tráfego de social media.

O que fazer quando você já estudou a persona, pesquisou palavras-chave, empregou estratégias de marketing e mesmo assim as redes não convertem? Bem, antes de achar que é o fim da era do social media (como já disseram por aí) ou que você não conhece do assunto, confira nossas dicas e entenda por que o tráfego das mídias sociais não está satisfatório.

Por que o tráfego de social media é tão importante?

As mídias sociais são plataformas fundamentais dentro de qualquer estratégia de marketing digital. Por meio desses canais, é possível interagir com os públicos essenciais para a marca, fazer um bom trabalho de branding e ainda impulsionar vendas.

O direcionamento dos usuários pode ser o diferencial de sucesso da sua presença digital ou, se não for gerido corretamente, pode vir a ser um tiro no pé. Por ser um aspecto tão impactante, você não pode deixá-lo de lado.

Como anda o relacionamento com os fãs da página?

A natureza das redes sociais é a possibilidade de interagir diretamente com os consumidores e admiradores (e haters também) das marcas. Em cada ação que se planeje, o diálogo deve ser a tônica da atuação nesse tipo de plataforma.

Você anda conversando com o público, participando das discussões, ou está usando suas mídias sociais como via de mão única, apenas disseminando informações?

Na correria do dia a dia, isso pode passar despercebido, mas fique bastante atento e use essa potencialidade que as mídias sociais oferecem a seu favor.

Você tem certeza de que o conteúdo realmente é relevante para as personas do negócio?

Tanto o conteúdo publicado na rede social quanto o que será “encontrado” pelo usuário ao ser direcionado para o blog ou para o site, por exemplo, precisam ser úteis e informativos.

Tenha sempre em mente as dores e as expectativas da persona do negócio, pois são esses os temas que realmente vão elevar as taxas de conversões do seu trabalho de social media.

Também é de grande importância entender em qual fase da jornada de compra seu cliente se encontra. Pode acontecer de você estar trabalhando com temáticas de fundo de funil, quando na verdade ainda precisa nutrir os leads.

Você já analisou se todos os canais são relevantes para o perfil da sua empresa?

Um dos erros mais cometidos pelos social medias é criar perfis em todas as redes sociais. Expandir as chances de visibilidade e contato com o público é ótimo e não está errado. O que deve ser criteriosamente avaliado é como aquela rede social favorece o seu negócio e o quanto ela tem a ver com sua forma de se comunicar.

Entrar em todas as plataformas pode gerar um esforço extra e que não trará mais resultados. Cada plataforma tem suas próprias características e benefícios a oferecer. Concentre-se nas redes que são mais efetivas para o seu perfil. Não ter uma página no LinkedIn, por exemplo, não é uma falha se ele não é relevante para sua estratégia.

Os posts direcionam os usuários para os locais mais estratégicos?

Você já ouviu falar em tráfego errado? As mídias sociais têm um alto poder de difusão de conteúdo. Isso ninguém contesta. O que pode acontecer é esse conteúdo não ser direcionado para as pessoas certas, ou então as pessoas não serem levadas ao local mais estratégico para seu negócio.

O chamado tráfego errado diz respeito à atração de leitores que não fazem parte do universo do seu negócio ou que não apresentam potencial de compra, ou ainda a levar uma audiência certa para o ponto errado.

Os dois casos pedem alerta, já que podem colocar toda a sua estratégia, o seu tempo e da equipe e os recursos financeiros por água abaixo. E isso ninguém quer, certo?

Nossa dica é que, ao iniciar o esboço de suas campanhas e ações nas mídias sociais, você observe:

  • para qual local você quer direcionar sua audiência — isto vai variar de acordo com o objetivo da ação. Foque em um de cada vez;
  • se o canal em que você está trabalhando está realmente está gerando movimento para essas plataformas. Se não estiver, insista nos que apresentam melhores resultados, como explicamos acima;
  • se as calls to action estão bem articuladas.

Como os dados de mensuração têm influenciado na gestão das mídias?

Parece repetitivo ressaltar a importância de mensurar resultados e de considerá-los na hora de recriar estratégias e ações, mas pode acreditar: há ainda muito trabalho acontecendo sem a orientação dos resultados alcançados.

Os dados levantados são essenciais para direcionar o plano de atuação nas redes sociais. Sem eles, você poderá cair em alguma (ou algumas) das armadilhas abaixo:

  • insistir em conteúdos que não engajam e não convertem;
  • perder a oportunidade de reaproveitar conteúdos que deram bons resultados;
  • focar apenas em número de fãs, sem considerar o engajamento;
  • não entender qual formato de que a sua audiência mais gosta (se os vídeos levam mais à conversões do que fotos, por exemplo);
  • deixar de conhecer e de aproveitar os melhores horários para postar seus conteúdos.

Ao analisar detalhadamente suas ações nas mídias sociais e estudar profundamente os indicadores de sucesso, você entenderá onde estão os pontos a melhorar e como é possível intensificar a efetividade do tráfego de social media.

Após pensar nessas 6 perguntas e refletir sobre nossas dicas, certamente seu trabalho de gerar corretamente o tráfego de social media vai ficar bem mais fácil.

Sabemos que a busca por bons posicionamentos nos buscadores, engajamento e conversões são missões que levam tempo e que são construídas diariamente. Por isso, avalie bem seus resultados e continue aperfeiçoando suas estratégias!

Para acompanhar nossos conteúdos e receber novidades, assine nossa newsletter!