Ícone do site Postgrain

Que tipo de vídeo funciona melhor no Instagram Stories?

Câmera filmando mulher em um estúdio

Não deve ser novidade pra você que os vídeos são a grande tendência da Internet há algum tempo. Aos poucos, as redes sociais foram permitindo a entrada desse tipo de mídia e aumentando, inclusive, o tempo permitido – sendo normal vermos vídeos com mais de uma hora de duração no Facebook hoje em dia, por exemplo.

E essa tendência não deve #flopar nem tão cedo: estudos mostram que, até 2021, os vídeos no celular serão responsáveis por 78% do tráfego total da Internet, o que prova, inclusive, uma mudança de hábito dos próprios usuários em relação ao consumo de vídeos.

De acordo com pesquisas da HubSpot Research, 54% dos consumidores preferem ver vídeos de marcas que eles seguem em vez de receber newsletters (46%) ou consumir conteúdo por meio de imagens (41%). O relatório também mostra que conteúdos nos formatos de vídeo costumam ser mais memoráveis (43%) do que os de imagem (36%) ou texto (18%).

Nesse cenário, nada menos do que o esperado que o Instagram saísse na frente, já que o apelo da rede é especialmente visual. Além disso, os desenvolvedores têm mostrado que estão super ligados na tendência dos vídeos desde 2016 – quando lançaram o Instagram Stories – até os dias atuais, em que disponibilizam novidades voltadas para vídeos quase todo mês – inclusive o IGTV, um recurso integrado exclusivo para isso!

Entre pesquisas e testes que fizemos aqui mesmo no Postgrain, garimpamos algumas dicas super atuais e eficazes para você utilizar na hora de produzir vídeos pros Stories. Quais formatos estão engajando mais com o público? Chega mais que a gente te conta!

O caso The Guardian

Apesar de ser cada vez mais comum vermos vídeos super bem produzidos para os Stories, com imagens em HD e locações que chegam a parecer com trabalhos televisivos, quando se trata dos vídeos curtos verticais para o Instagram, o caminho mais simples e menos custoso pode trazer mais resultado.

Segundo um artigo da Digiday, quem descobriu isso recentemente – e por meio de testes – foi um dos maiores jornais britânicos, o The Guardian.

Vamos pensar como um grande jornal conhecido mundialmente pensaria: mudamos a estrutura do nosso jornal, que consiste em toda a diagramação e como ele é organizado de forma visual. Já sabemos que é muito importante mostrar isso ao público em formato de vídeo. Um brainstorm de produção poderia ser instalado para roteirizar e programar os gastos com a produção.

A construção de um vídeo nesses conformes, muito provavelmente, entregaria um ótimo resultado. Mas o The Guardian já entendeu que os Stories precisam de menos do que isso para funcionarem ainda melhor. Só precisaram da editora-chefe e de uma rápida caminhada pela fábrica. E, claro, de pouquíssimas edições feitas dentro do próprio Instagram Stories.

E eles não tiveram essa ideia do nada. Há um tempo que o jornal vem apostando mais nesse tipo de Stories depois de terem analisado os resultados do perfil na plataforma. Eles perceberam que o tempo gasto produzindo vídeos super bem feitos, com roteiros e captação em estúdio profissionais pros Stories, não valem a pena o esforço.

O resultado? A conta do The Guardian no Instagram ganhou 860.000 seguidores só neste ano, um crescimento de 57% em relação ao ano passado. O mais interessante é que 80% dos seguidores que clicam nos links dos Stories e visitam o site do jornal são usuários novos.

O plano do jornal agora é conseguir fazer esses novos seguidores se tornarem membros pagantes. Já pensou?

Fake or real: use a linguagem da Internet

Se a criação de vídeos para o feed comum do Instagram já exigia uma linguagem mais próxima do informal, quando falamos de Stories isso é elevado ao quadrado. Afinal, não há muito tempo pra balela e complexidade para os vídeos curtos. É preciso falar de forma real, clara e objetiva.

Nos Stories, esqueça os textos super completos e eloquentes. Dê espaço para uma linguagem mais informal e, inclusive, aposte em falar na primeira pessoa! É importante mostrar ao cliente que as empresas são movidas por pessoas que podem se assemelhar muito a ele. Isso aproxima o usuário de você.

A linguagem também deve ser passada com elementos visuais. Existe linguagem mais “da Internet” que os emojis? Os vídeos mais polidos dos Stories acabaram deixando eles de lado, mas nunca esqueça da simples força que um emoji pode ter: um estudo da Quintly mostrou que o uso das carinhas pode aumentar em até 47,7% as interações. 

Os elementos do próprio Instagram Stories também não devem ser esquecidos: as enquetes são ótimas formas – simples – de fazer o público interagir. Mais uma vez, o The Guardian soube usá-las muito bem. Se aproveitando da nova era das fake news, eles criaram um quadro semanal nos Stories que consiste apenas em uma repórter destacando notícias (verdadeiras e inventadas) que surgiram durante a semana.

A partir disso, eles deixam uma enquete no formato simples com duas opções para as pessoas responderem se acham que aquela notícia é falsa (fake) ou verdadeira (for real). Logo após a enquete, os seguidores podem conferir a verdade sobre a notícia. Dá uma olhada aqui

De acordo com editora de mídias sociais do The Guardian, Eleni Stefanou, o quadro dos Stories ganha aproximadamente 50.000 visualizações toda semana e faz sucesso inclusive  no exterior.

Seja o primeiro a usar os recursos novos

Praticamente todo mundo que usa Instagram fica animado para usar os novos recursos quando eles chegam. Muitas vezes, as novidades chegam e a gente nem percebe, só depois que vê alguém usando ou quando algum amigo comenta.

Você precisa ser esse perfil que apresenta os recursos novos pros seguidores! Claro que isso também depende da sorte de ser agraciado com as atualizações com prioridade – coisa que nem sempre acontece -, mas sempre que for utilize isso para chamar atenção e, claro, pra se tornar autoridade na rede social.

Nós aqui do Postgrain comprovamos isso! Esse é o resultado de impressões e números de toques para voltar de uma série de vídeos que fizemos gastando bastante tempo produzindo para deixá-los com um visual bonito utilizando, inclusive, outros aplicativos para compor todo o material:

Já esse material juntou dois fatores importantíssimos: a utilização de um recurso novo e a produção mais simples dos vídeos, que foram editados com recursos do próprio Instagram:

Os Toques para Voltar representam o número de vezes que as pessoas voltaram para ver o Story novamente

 

Analise dados com frequência

Situação hipotética: o The Guardian não parou em nenhum momento para olhar os resultados das publicações nos Stories. Continuaram produzindo vídeos com super roteiros e super produções, alternando com poucas histórias menos trabalhosas e mais pessoais. Perderam a oportunidade de entender que poderiam gastar menos e ter resultados ainda melhores..

Quando a gente não reserva um tempo para analisar dados, deixamos passar vários insights de como poderíamos estar engajando melhor o nosso público. Pelo Instagram é possível ver várias dessas métricas importantes. Então, nunca esqueça da importância de olhar pra esses resultados com frequência e testar, testar, testar… Até chegar num quadro tipo o Fake or Real da vida. 😛

Como é a sua experiência atual quando o assunto é produzir vídeos para Stories? Esse blog post te esclareceu alguma coisa sobre esse processo? Conta aqui pra gente nos comentários! =)

 

 

Sair da versão mobile