Causas Sociais: 4 Formas de Apoiá-las pelo Instagram [2024]

Causas Sociais: 4 Formas de Apoiá-las pelo Instagram [2024]

por Stella Caroline

Publicado em 27 de março de 2024

Causas Sociais: Como usar o Instagram para Apoiar?

Como usar o Instagram para apoiar causas sociais? Nesse conteúdo vamos falar como você pode fazer isso utilizando as melhores estratégias e escolhendo as melhores causas para se apoiar.

Causas Sociais: Por Que é Importante Usar a Rede Social?

Antes de tudo, precisamos deixar claro a importância de apoiar as causas sociais como uma marca. Afinal, sabemos que algumas pessoas que estão lendo agora não pesquisaram esse tema e, portanto, ainda não sabem a importância desse apoio.

Aumentar o papel da empresa no desenvolvimento da sociedade

Sua marca já trabalha ativamente no desenvolvimento da sociedade, afinal, sua empresa está trazendo empregos, fortalecendo o comércio e contribuindo para sua região com seus produtos e serviços. 

Entretanto, quando falamos de apoio, estamos falando de tornar esse papel ainda maior e, muitas vezes, mais profundo. Afinal, ao ajudar ou ser parceiro de um projeto social ou uma causa, sua marca está dando oportunidade para pessoas que se dedicam ativamente para esses projetos.

Um dos maiores exemplos que podemos citar é a Unilever que apoia ativamente a sustentabilidade, como você pode ver no site do grupo clicando aqui.

O grupo está apoiando ativamente pessoas e projetos sociais que buscam tornar o mundo mais sustentável. Profissionais de todas as áreas contribuem para que isso aconteça.

Melhor percepção dos clientes 

Hoje em dia, as pessoas estão mais conscientes dos problemas e desejam ativamente ajudar a solucionar as questões do mundo. Uma das formas mais comuns que os clientes encontraram é ajudar as marcas que apoiam determinadas causas. 

Dessa forma, apoiar certas causas é fundamental para que determinados clientes escolham a sua empresa. Não é exagero dizer que isso é definitivo para que uma pessoa se torne cliente da sua empresa hoje em dia. 

Um dos movimentos mais comuns que existem atualmente é o “Black Money”, onde pessoas que se consideram negras apoiam empresas, projetos ou negócios de pessoas negras.

Quais são os primeiros passos?

O primeiro passo para começar o apoio é ter a mentalidade certa. Independentemente do tamanho da sua marca, é importante começar a apoiar de forma mais comedida e aos poucos aumentar o seu apoio. Isso é importante porque a maioria dos projetos e causas precisam de apoio constante. 

Dessa forma, vale mais a pena apoiar um pouco durante muito tempo do que apoiar muito apenas uma vez. É claro que sua marca pode apoiar da forma que desejar, mas se você deseja apoiar de forma consistente e que traga resultados para essas causas no longo prazo, é importante ter isso em mente. 

Dessa forma, escolha as melhores causas para começar e comece aos poucos a apoiá-las utilizando as melhores maneiras que vamos falar ainda nesse conteúdo.

Causas Sociais

Causas Sociais: Como Escolher as Melhores?

Toda causa social é válida, mas para sua marca existem naturalmente melhores causas do que outras. Muitas vezes porque o seu apoio pode ser mais relevante para uma do que para outra, ou devido à expertise da sua marca, ou à relevância daquele tema no momento. 

Por exemplo, se sua marca possui mais mulheres em posições de comando, sua empresa já possui uma expertise nesse tema para levar para um projeto social, como a criação de um curso gratuito para mulheres na área da sua empresa. 

Dessa forma, responda essas perguntas junto com as lideranças da sua marca para saber quais são as melhores causas para a empresa:

  • Como sua marca pode apoiar essa causa além do apoio financeiro?
  • Sua marca tem conhecimento das necessidades atuais dessa causa? O que eles precisam que sua marca consegue oferecer?
  • Essa causa segue os valores da empresa?
  • A causa social pode gerar alguma polêmica? Se sim, o que fazer para tornar a polêmica irrelevante?
  • Essa causa social é urgente?
  • Como sua marca pode apoiar essa causa nos próximos anos?
  • A instituição que realiza o projeto é séria? Essa instituição mostra os detalhes relevantes para apoiadores?

Causas Sociais: Melhores Estratégias

Agora que você já sabe a importância e como escolher as melhores causas, podemos falar sobre as melhores estratégias para esse apoio.

Postagens em datas importantes

A primeira estratégia para apoiar é postar conteúdos em datas importantes para essas causas. Seja informando, mostrando o comprometimento da marca com essa luta ou buscando apoiadores para essas causas. 

Por exemplo, o dia 16 de maio é o dia mundial da alimentação, uma ótima postagem é mostrar o apoio da marca para levar comida para crianças carentes em escolas e orfanatos. 

A dica aqui é ao longo do dia produzir conteúdo nos stories sobre a data que você fez o post, respondendo perguntas no modelo Q&A, mostrando bastidores do apoio da marca, testemunhas dos apoiadores e de quem recebeu o apoio.

Em outros casos, a data especial pode ser da própria marca. Quando a Nestlé comemorou seus 100 anos, a marca chamou diversos influenciadores, incluindo Mãe de Sete, Pai das Marias, Mãe Crespa, Gabi Ferreira e muitos outros, para falar sobre sustentabilidade e nutrição.

Compartilhar projetos sociais sérios e ONGs

Além de criar publicações em datas importantes, é interessante também compartilhar projetos sociais sérios e ONGs que trabalham em causas que sua marca apoia. 

Esse compartilhamento não só dá visibilidade ao projeto para que seus clientes consigam saber da existência, mas também dá a oportunidade de mais pessoas apoiarem essas ONGs e projetos. Existem várias formas de compartilhar esses projetos utilizando o Instagram, as principais são:

  • Entrevistando idealizadores dos projetos para um vídeo no IGTV e os melhores momentos nos reels;
  • Reunindo as maiores dúvidas sobre a causa para que um dos idealizadores responda nos stories;
  • Tirar fotos e colher testemunhos para serem escritos e postar como um carrossel das pessoas que são apoiadas por esses projetos e ONGs.

Arrecadar fundos por do Instagram

No ano passado, o Instagram permitiu que pessoas conseguissem, a partir do Reels, doar para fundações sem fins lucrativos. Se sua empresa tem o objetivo de arrecadar fundos para um projeto, essa é uma das formas mais interessantes. Siga o tutorial abaixo:

  1. Após gravar um Reels ou enviar um vídeo como Reels, clique na opção “Prévia” e toque em avançar.
  2. Clique na opção “Adicionar campanha de angariação de fundos” e selecione a organização.
  3. Edite as informações que deseja e as metas para a arrecadação e, por fim, clique em “Concluído”.
  4. Para finalizar, compartilhe o seu vídeo clicando em “Compartilhar”.

Apoio financeiro

Por fim, existe o apoio mais simples de se organizar, mas fundamental para as causas que sua marca se interessa. O apoio financeiro pode ser desde uma quantidade pequena até uma grande quantia todos os meses, o valor vai variar de negócio para negócio.

Monte uma página de links com todas as causas sociais que sua marca apoia!

Para conhecer as melhores estratégias para suas redes sociais, marketing de conteúdo, novas tecnologias, continue acessando o nosso blog clicando aqui.