Calendário editorial: Guia completo + modelo pronto! [2024]

Calendário editorial: Guia completo + modelo pronto! [2024]

por Stella Caroline

Publicado em 16 de abril de 2024

Calendário editorial: o que é e por que você precisa de um?

Calendário editorial é fundamental quando falamos de planejamento para as redes sociais e, por isso, sempre estamos comentando em nossos conteúdos. 

Neste conteúdo, você vai aprender a importância dessa ferramenta, como ela funciona e tudo o que você precisa para fazer o seu em poucos minutos após terminar de ler este conteúdo.

Calendário editorial: O que é?

O calendário editorial é basicamente uma ferramenta de planejamento para organizar e programar o conteúdo que será publicado nos seus perfis em cada rede social. 

Na nossa opinião, é a melhor forma de criar um cronograma e organizar o planejamento estratégico, a produção de conteúdo e a previsão de quando ele será postado. 

Além disso, a grande maioria das empresas organiza esse cronograma mensalmente. 

Entretanto, algumas outras empresas preferem semanalmente e isso tem vantagens e desvantagens que comentaremos depois. 

Geralmente, as pessoas costumam utilizar planilhas ou softwares de organização para desenvolver esse cronograma. Porém, ao contrário do que muitos pensam, a organização é mais importante do que o software utilizado.

Planejamento estratégico

Podemos dizer que o planejamento estratégico é a primeira etapa desse processo de criação de um cronograma.

É nessa fase inicial que a equipe de social media ou o profissional dessa área organizam as ideias de conteúdo com base no mês, na importância para a empresa e na estratégia. 

Aqui, é muito importante um brainstorming para identificar quais são as melhores ideias e a complexidade de cada conteúdo, de modo que o tempo necessário seja alocado para a produção.

Produção de conteúdo

Após os temas de conteúdo serem decididos, assim como o tempo de produção a ser alocado, começa a segunda etapa, que é a produção de conteúdo em si. 

Podemos dizer que é aqui que a mágica acontece e as ideias se tornam um ativo nas redes sociais de qualquer empresa. 

É neste ponto que o profissional ou a equipe de social faz uma pesquisa mais profunda sobre o tema, escreve as informações, cria o design do conteúdo e a legenda. 

É claro que existem muitos outros detalhes que dependem do conteúdo, mas, em resumo, esta é a parte em que ele será produzido, embora ainda não seja postado, pois ainda há uma etapa muito importante dessa ferramenta.

Reorganização e postagem

Mesmo com todo o planejamento do mundo, a grande maioria dos calendários precisa de uma certa reorganização. É claro que não estamos falando de recriar tudo do zero, mas é fundamental que essa reorganização ocorra. 

Afinal, muitas vezes uma notícia sai ou um assunto se torna tendência do nada, e isso vai afetar o seu setor. 

Dessa maneira, é muito importante que o perfil da sua marca comente para não perder os potenciais impactos nas redes sociais, como curtidas, comentários e compartilhamentos. 

Com isso em mente, a última etapa de qualquer calendário editorial é a reorganização e a postagem em si dos conteúdos. Esse controle é fundamental para saber o que fazer nos próximos meses.

Calendário editorial: Por que é importante?

Calendário editorial

Agora que você já conhece as etapas gerais dessa ferramenta, vamos falar rapidamente sobre por que ela é uma das mais importantes que sua empresa precisa ter.

Garante consistência e eficiência

O cronograma garante consistência e eficiência porque todo o time de marketing sabe o que deve ser feito e quando deve ser feito. Além disso, com essa ferramenta, é possível identificar possíveis atrasos nos conteúdos e tomar providências sobre esses casos.

Alinhamento e expectativas

Com um calendário editorial, todos na empresa podem ter em mente certas expectativas e agir de forma mais eficiente. 

Por exemplo, quando um conteúdo atrasa e o tema se torna irrelevante, não é difícil que isso gere um impacto negativo no conteúdo, não é verdade? 

Dessa forma, a equipe já terá essa expectativa sobre esse conteúdo, ao mesmo tempo que pode criar soluções práticas para esse problema no futuro, muitas vezes dentro do mesmo cronograma. 

Seguindo o exemplo, a equipe poderia adiantar os próximos conteúdos para evitar atrasos ou substituí-los por novos temas que se encaixam melhor na data de publicação.

Estratégia potencializada

O cronograma potencializa qualquer estratégia porque todos os conteúdos podem se conectar com o mesmo objetivo da estratégia. Por exemplo, imagine que a estratégia da sua empresa seja o e-mail marketing. 

Dessa forma, em cada conteúdo postado com essa estratégia no planejamento, pode haver uma mensagem que faça referência à sua newsletter ou ao conteúdo exclusivo em seu site.

Calendário editorial: Como fazer o seu?

Agora que você entendeu a importância do calendário editorial, podemos dar o passo a passo de como fazer o seu, e acredite, é mais fácil do que você imagina.

Passo 1: Defina seus objetivos e datas importantes

Primeiramente, defina os objetivos do calendário editorial e as datas importantes na empresa para não esquecê-las. 

Os objetivos do cronograma geralmente são baseados na estratégia que você está utilizando atualmente ou em uma etapa específica da estratégia. 

Por exemplo, se na sua empresa está ocorrendo um lançamento, é muito provável que os conteúdos sigam a estratégia de acordo com esse lançamento. 

Além disso, recomendamos que você liste as datas importantes, como feriados ou comemorações relevantes para a empresa, que você acha que podem ser positivas para incluir no seu cronograma.

Passo 2: Faça uma pesquisa superficial sobre os temas 

O segundo passo é o brainstorming e uma pesquisa superficial sobre os temas escolhidos. 

Essa pesquisa superficial é importante para entender o que pode ser necessário na produção, como fontes de pesquisa para produção, conexão com outros temas já abordados, etc. 

Recomendamos que você faça seu calendário editorial utilizando um software especializado, como Notion, Trello, Clickup, mas o Google Planilhas ou Excel também funcionam muito bem. 

Nas colunas, crie três colunas de tema de conteúdo, resumo do conteúdo e data para ser feito.

Passo 3: Monitore a produção de conteúdo e reorganize 

Por fim, basta monitorar a produção de conteúdo para que não ocorram atrasos e reorganizar sempre que achar necessário, conforme falamos anteriormente. 

Se você utilizar uma planilha, é possível criar sinalizadores para mudar a cor das células de conteúdos que estão com risco de atrasar ou serão alterados.

Utilize nosso calendário 2024 totalmente gratuito

Se você deseja utilizar uma ferramenta validada por profissionais com anos de experiência e na qual você confia, está no lugar certo. Nós disponibilizamos nosso calendário de 2024 totalmente de graça para você.

Dessa forma, basta baixar e preencher sem precisar criar do zero. Além disso, dentro do calendário há uma folha de planejamento para definir as metas do mês e organizar a sua agenda como social media ou como marca. Clique aqui e confira!

Quer ter as melhores estratégias e ferramentas para você? Dessa forma, continue acompanhando outras publicações do nosso blog clicando aqui!

Leia também: Como criar um calendário de conteúdo para redes sociais;

Geração Z nas redes sociais

GANHE 30 DIAS GRÁTIS COM O CUPOM POSTBLOG. CLIQUE AQUI!