Vale a pena entrar no TikTok: 3 Vantagens e desvantagens [2024]

Vale a pena entrar no TikTok: 3 Vantagens e desvantagens [2024]

por Stella Caroline

Publicado em 17 de abril de 2024

Vale a pena entrar no TikTok? Nesse conteúdo, vamos responder essa pergunta com base nas últimas pesquisas e no que a plataforma tem a oferecer, com base na nossa experiência.

Vale a pena entrar no Tiktok: rede social com 1.5 bilhões de usuários ativos 

Segundo dados fornecidos pela Business of Apps, apenas no ano passado foram 1.5 bilhões de usuários ativos na plataforma. Apenas na América Latina foram 207 milhões de usuários no ano passado.  

Isso é um número absolutamente surpreendente, considerando que a rede social ainda é muito recente. 

Dessa forma, mesmo que sua empresa seja de um setor específico, ela vai se beneficiar bastante pela vastidão de usuários ativos. Isso significa que são usuários que consomem conteúdo todos os dias na plataforma. 

Isso, com certeza, é um dos principais fatores que atraem as empresas a começarem a produzir conteúdo na plataforma. Além disso, o TikTok ainda está recebendo uma gama de novos usuários.

No primeiro trimestre de 2018, a plataforma já contava com 85 milhões de usuários ativos. Já no primeiro trimestre do ano seguinte, 2019, foram mais de 300 milhões de usuários ativos.

É importante parar um pouco e considerar o quão grandes esses números são. Por exemplo, um milhão de segundos são aproximadamente 12 dias, mas 1 bilhão de segundos são aproximadamente 32 anos. Esse é o poder do TikTok.

Vale a pena entrar no Tiktok: A plataforma é a vanguarda digital hoje

Agora que você já entendeu o quão grande é a plataforma, podemos falar sobre outros fatores que também atraem empresas. Em resumo, podemos dizer que em 2024 o TikTok é a vanguarda das redes sociais.

Vale a pena entrar no TikTok

Vale a pena entrar no TikTok: Algoritmo

Um dos primeiros aspectos que impressionam os usuários que iniciam na plataforma é o algoritmo. 

Ou seja, as regras da plataforma para mostrar conteúdos para o usuário de acordo com o seu interesse. 

Todas as pessoas afirmam que em apenas algumas horas, o TikTok já consegue traçar as preferências do usuário e mostrar conteúdos parecidos, e que fica praticamente perfeito em poucos dias. 

Dessa forma, sua empresa tem muito a se beneficiar, porque se há um potencial cliente na plataforma, o seu conteúdo aparecerá para ele graças ao impressionante algoritmo.

Vale a pena entrar no TikTok: Popularidade

Apesar de ser recente, a plataforma ganha cada vez mais solidez e, com isso, vem a popularidade em todos os públicos. Hoje em dia, não podemos dizer que o TikTok é apenas para os jovens menores de 25 anos.

Segundo o Global Web Index, 18% dos usuários de internet no Tiktok possuem de 16 a 64 anos. Ou seja, a plataforma atende as necessidades de todos os públicos e com certeza tem conteúdo disponível para cada um.

Vale a pena entrar no TikTok: Vantagem competitiva

Hoje em dia, é consenso que o TikTok é o primeiro a começar tendências. Tudo começa lá primeiro para que depois chegue às outras plataformas, como Facebook, Instagram ou Twitter (agora conhecido como Twitter Spaces). 

Dessa maneira, quando sua empresa faz um conteúdo primeiro no TikTok e depois posta nas outras plataformas, maiores são as chances de você conhecer e participar de tendências novas. 

Essa vantagem competitiva é ouro hoje em dia porque faz com que sua empresa se posicione melhor e aproveite muito melhor essas tendências em comparação com a concorrência.

Vale a pena entrar no Tiktok: A plataforma é a melhor para sua empresa?

Apesar de todas as vantagens que discutimos anteriormente, ainda assim, será que sua empresa precisa entrar no TikTok? A resposta é: depende, e vamos discutir melhor esse tópico final.

Ideal para empresas nacionais e internacionais

Apesar de tudo, hoje ainda a plataforma é mais voltada para empresas nacionais e internacionais. Isso acontece porque o vídeo se destaca em toda a região do estado onde você está e não apenas na sua cidade. 

Dessa maneira, o TikTok ainda não consegue ser tão preciso de maneira orgânica, e isso torna, em grande parte, mais benéfico para empresas de médio e grande porte. 

Afinal, os conteúdos vão naturalmente engajar melhor na sua região, e você terá os frutos desse investimento.

Melhor para produtos do que serviços

O TikTok para empresas tem ficado cada vez melhor, mas é ainda mais vantajoso para os produtos e serviços. 

Afinal, os esforços da plataforma têm se concentrado muito mais no varejo e em outros segmentos de produtos.

 Dessa maneira, se você é um social media ou tem uma empresa para vender serviços, talvez outras plataformas consigam trazer mais benefícios. 

Não entenda mal, ambos funcionam, mas a plataforma está mais otimizada para os produtos do que para os serviços. 

Além disso, é claro que precisamos levar outros fatores em consideração, como sua estratégia, por exemplo. 

Entretanto, pela nossa experiência e observação, a plataforma está mais otimizada para os produtos. 

Nossa recomendação é que você veja alguns estudos de caso com serviços semelhantes aos que sua empresa oferece para verificar se vale a pena ou não.

Alta concorrência

Como falamos no início desse tópico, o TikTok tende a funcionar muito melhor com empresas nacionais ou internacionais. 

Naturalmente, essas empresas possuem um alto investimento todos os meses para produzir os conteúdos que produzem. 

Dessa maneira, a alta concorrência não é pela quantidade, mas sim pela qualidade dos conteúdos produzidos. 

Com isso em mente, imaginamos que pode ser bastante complicado gravar e editar todos os dias para uma única rede social se tratando de uma empresa pequena. 

Nossa recomendação é que você tenha, no mínimo, um profissional de social media para realizar essas funções e gerar resultados para sua empresa.

Conclusão

A conclusão é que o TikTok possui muitas vantagens, mas é necessário ter know-how (saber-fazer) para conseguir aproveitar todas as vantagens que a plataforma pode oferecer à sua empresa. 

Uma vez que você tenha ou contrate um profissional para realizar esse serviço para sua marca, ótimo. 

O TikTok valerá muito a pena e provavelmente continuará assim por mais alguns bons anos.

Gostou do nosso conteúdo sobre o Tiktok? Continue acompanhando o nosso blog clicando aqui para conferir muito mais novidades das redes sociais!

Criação de Conteúdo

COMECE AGORA COM O CUPOM POSTBLOG E GANHE 30 DIAS GRÁTIS!