Ícone do site Postgrain

15 dicas do Instagram que você provavelmente não conhece

Celular aberto no conta gotas do Stories do Instagram

O Instagram é com certeza um dos aplicativos mais fáceis de usar. Mesmo no primeiro contato com o serviço, a gente já consegue entender as funções básicas do app, como publicação de fotos e vídeos e a utilização dos Stories, que já conta com 300 milhões de usuários ativos por mês. Não dá pra negar: o design super convidativo e as funções intuitivas fazem do Instagram uma ferramenta que cabe no celular de todas as idades.

Ainda assim, mesmos pros viciados no aplicativo, muitos recursos “escondidos” acabam passando despercebidos. Pra descobrir como apagar o histórico de pesquisa, aprovar manualmente as fotos em que você é marcado ou pintar a tela inteira do Stories, por exemplo, é preciso sair catando as funcionalidades. Ou então você pode só ler esse artigo que a gente preparou com 15 dicas do Instagram que você pode ainda não conhecer. Continua lendo!

1. Nunca mais curta uma foto acidentalmente

O cenário é esse: você tá stalkeando as fotos mais antigas de um determinado perfil e, de repente, aquele coração aparece no meio da foto. Sim, você acaba de curtir uma foto de 2015 acidentalmente.

Todos nós já demos essa bola fora. Mas presta atenção nessa dica que você não vai precisar suar nunca mais durante um stalk na vida.

Pra olhar o perfil de alguém sem a preocupação do clique duplo, é só ativar o modo avião do celular! O recurso fica nas configurações rápidas do nosso aparelho. No android, basta puxar a tela inicial pra baixo e, no iOS, puxar pra cima.

Enquanto ainda está com o modo avião desligado, role o feed do perfil até onde você quer olhar (tem que deixar carregar tudo o que você quer ver). Depois, ligue o modo avião e vá clicando nas fotos. O recurso desativa sua internet, então mesmo que você curta sem querer, a curtida não será contabilizada porque você vai estar “offline”.

Se você chegou até a última linha de fotos carregadas, mas ainda precisa ver mais publicações, é só desativar o modo avião, continuar carregando o feed e depois ativá-lo novamente.

Esse recurso também vai ajudar a gente – e muito – quando o Instagram implementar a notificação de print nos Stories, que ainda está em fase de testes pelo aplicativo. Ah, e se usar o gravador de tela pensando em burlar a nova atualização vai ser denunciado também, hein?

2. Apague os rastros das suas últimas pesquisas 

Amigo íntimo do clique duplo, o histórico de pesquisa é outro que pode te meter em encrenca ou te colocar numa situação estranha. Mas se você ainda não sabe, fique atento: dá pra se livrar dele com um simples clique!

É rápido: basta ir no seu perfil e clicar no botão de opções no canto superior direito da tela (uma engrenagem no iOS e três pontos no Android). Role pra baixo e você vai encontrar a opção “Limpar histórico de pesquisa”.

3. Oculte fotos em que você foi marcado

Todo mundo tem aquele amigo que sempre escolhe a foto mais bizarra pra postar. Ele não se contenta e, pra completar, te marca nessas fotos. Qualquer pessoa que entrar no seu perfil e clicar nas “Fotos com você” vai pode ver.

Mas calma! Assim como no Facebook, todo mundo consegue ocultar as fotos que quiser do perfil no Instagram.

Acesse o ícone das fotos com você, escolha a foto que deseja ser desmarcado e, em seguida, clique no seu nome marcado na foto. Vai aparecer uma tela pra você tirar a imagem da aba e também remover a marcação. Olha só:

4. Aprove as fotos que te marcaram no Instagram

Pra evitar deixar passar aquela foto despercebida no seu “Fotos com você”, é possível aprovar manualmente todas as fotos que te marcam antes que elas apareçam no seu perfil.

Vamos lá: acesse seu perfil e clique em opções, no canto superior direito. No menu de Conta, clique em “Fotos com você” e selecione a opção “Adicionar manualmente”.

5. Adicione quebras de linha na bio e nas legendas

Já percebeu que o Instagram não permite que a gente faça quebra de linha nos textos das legendas e da bio? Você pode até dar um espaço enquanto estiver escrevendo, mas depois de publicado o texto fica corrido como se você não tivesse dado espaço nenhum.

As regras de texto do aplicativo impedem que a gente pule linhas naturalmente, mas você pode criá-las com o caractere invisível! É só copiar esse espaço em branco entre as setas >>⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀<< e colar aonde quer colocar a quebra de linha.

Você também pode usar o caractere invisível pra configurar sua bio, deixando ela centralizada, por exemplo. Assim:
Se ainda não sacou como fazer, fica tranquilo que a gente preparou um texto só pra te explicar isso bem direitinho!

6. Salve publicações pra ver mais tarde

Como o feed do Instagram é longo e, dependendo do número de pessoas que você segue, interminável, essa função pode te ajudar muito a encontrar posts antigos e até mesmo pra quando você quer salvar uma publicação pra ler mais tarde.

Pra isso, entenda de uma vez por todas a função da fitinha no Instagram! Ela fica embaixo de todas as publicações – ao lado direito – e também na barra de símbolos que existe no nosso perfil, acima das fotos. Quando você seleciona o símbolo em alguma publicação, salva automaticamente aquele post nas suas coleções em um arquivo que só você tem acesso.

Assim, você pode ter um acesso “infinito” a qualquer publicação, sem precisar fazer o caminho de pesquisa pra achar um post específico. E dá pra tirar qualquer publicação da sua coleção a qualquer momento. Basta desselecionar o símbolo da fita. 😉

7. Encontre todas as fotos que você já curtiu

Essa dica também serve pra quebrar um galho dos problemas que apresentei na dica anterior. Se você curtiu algo no começo do dia e, mais tarde, lembrou que aquele post servia pra um amigo, não precisa rolar o feed até encontrar o perfil.

Basta clicar em configurações no seu perfil e procurar pela opção “Publicações que você curtiu”.

O recurso serve até pra sanar a dúvida que bate quando a gente não lembra se curtiu ou não aquele post 😛

8. Seja notificado quando seus perfis favoritos publicarem

Tá ansioso esperando o lançamento daquele disco da sua banda favorita? Ou tem um perfil que você gosta tanto que não quer nem pensar na possibilidade de deixar uma publicação passar despercebida? O Instagram tem um recurso específico pra isso!

Vá no perfil que você quer receber notificações, clique no símbolo de opções desse perfil (engrenagem ou 3 pontos no canto superior direito) e selecione a opção “Ativar notificações de publicação”.

Pronto! Sempre que aquele perfil fizer uma postagem, você será avisado. 🙂

9. Envie publicações pra amigos pelo Direct

Muita gente acha que as mensagens diretas do Instagram só podem ser usadas pra responder Stories. Na realidade, ela é um verdadeiro recurso de mensagens dentro do aplicativo, que inclusive está sendo estudado pra virar tipo um Messenger. Mas enquanto isso não acontece, saiba que as Direct Messages podem ser usadas pra quando você quer mostrar um post ao amigo, mas não pode marcá-lo na publicação. Você não precisa mais tirar print ou enviar o link direto da publicação pelo WhatsApp. Fica ligado!

Em todos os posts do seu feed há um símbolo que parece um avião de papel. Ele serve pra que você possa encaminhar publicações em modo privado com seus amigos, por meio das mensagens diretas. Olha só:

Lembre-se apenas que publicações de perfis trancados não podem ser enviadas, beleza?

10. Organize seus filtros e esconda os que você não usa

Deixa eu adivinhar: você ainda não sabia que os filtros do Instagram são organizáveis. Fica tranquilo que até um tempo atrás eu também não sabia. Essa dica é uma mão na roda pra quem utiliza os filtros do app com frequência e já tem aqueles que são os favoritinhos e, por outro lado, aqueles que nem mexe.

Pra reorganizar seus filtros, basta arrastá-los pela barra de edição. Carregue uma foto normalmente no Instagram e, quando a barra de edição abrir, clique e segure num filtro pra trocá-lo de lugar. Dessa forma:

Pra remover um filtro, basta arrastá-lo pro quadrado no centro da tela. Se um dia precisar usar o filtro que você ocultou, role a barra de filtro pra direita até o final e clique em “Gerenciar”. Depois, basta selecionar os filtros novamente.

11. Salve suas publicações como rascunho

Das duas, uma: ou você ainda não conhece esse recurso ou descobriu ele sem querer. Não sabemos por que, mas o Instagram ainda não disponibilizou um botão específico para salvar publicações como rascunho. Mas se você tá criando uma publicação e precisa parar pra continuar mais tarde, não tem problema. Dá pra salvar sua postagem de onde ela estiver.

Ainda quando estiver editando seu post, escrevendo legenda, adicionando localização, marcação etc. clique duas vezes na seta de voltar do canto superior esquerdo. O Instagram vai te dar a opção de salvar aquela publicação como rascunho ou de descartar.

Depois de salva como rascunho, a publicação ficará numa nuvem do app, que aparece assim que você tenta adicionar uma foto novamente. Assim, é só selecioná-la e postar quando quiser! Se não precisar mais daquele rascunho e quiser excluir, clique em “Gerenciar” no canto direito e depois em “Editar”. Agora é só selecionar a publicação que deseja excluir e clicar em “Concluir”.

12. Crie sua própria cor no Stories

Tá cansado das cores que o Instagram Stories mostra na hora de escrever um texto ou fazer um desenho em cima da foto? Pois é. O aplicativo disponibiliza as cores mais básicas na paleta, mas existe um mundo de cores “escondidas”que você mesmo pode criar! 

Clique e segure o dedo em qualquer cor disponível e uma gama nova vai abrir pra você escolher. Dessa forma:

Dica bônus: Tirou uma foto e quer uma cor igualzinha a de um objeto que apareceu nela? Clique no conta-gotas do lado esquerdo da paleta de cores e selecione o objeto que você deseja copiar a cor!

13. Use mais de uma cor no seu texto dos Stories

Você já deve ter visto por aí textos coloridos nos Stories. É possível mudar as cores de todas as palavras e, inclusive, de cada letra, se você quiser. Pra colorir seu texto com várias cores, basta selecionar uma palavra ou letra e clicar na cor desejada. Dessa forma:

14. Preencha a tela com uma cor em um segundo

Esse é um recurso hiper-ultra-mega-power simples, mas que muita gente ainda não conhece. Você não precisa engrossar a largura do pincel e colorir a tela de pouquinho em pouquinho pra tê-la preenchida.

Basta escolher uma cor na paleta de cores e segurar o dedo na tela. Pronto! Seu visor estará todo pintado naquela cor. Uma dica legal é usar os diferentes pincéis pra fazer isso, cada um dará um efeito diferente. O segundo pincel, por exemplo, é uma ótima ideia pra quando você quer deixar algo em destaque. Depois de deixar a tela preenchida, é só pegar a borracha e “apagar” a parte que você quer destacar.

15. Poste fotos antigas com datas

Antigamente, o Instagram só deixava a gente postar uma foto do nosso rolo de câmera no Stories se ela tivesse sido tirada a menos de 24 horas. Agora, você pode escolher qualquer foto do seu celular e a ferramenta ainda te dá a opção de destacar a data em que ela foi tirada.

Escolha a foto do seu rolo de câmera e o aplicativo escreverá a data automaticamente.

E aí, já conhecia esses recursos? Quais as dicas do Instagram que a gente disse aqui que você ainda não conhecia? Conta pra gente aqui nos comentários e aproveita pra mencionar alguma que a gente tenha esquecido! 😉

 

Sair da versão mobile