Ícone do site Postgrain

Direct do Instagram: como usar e boas práticas

Direct Instagram pessoa usando rede social no celular e notebook

“Manda uma DM pra mim” ou “Chama no Direct!” são frases muito comuns no dia a dia de quem usa o direct do Instagram, principalmente para quem faz produz conteúdo profissional nessa rede social. Seja pelo uso pessoal, seja pelo uso comercial, é imprescindível saber como funciona essa funcionalidade, quais são os recursos disponíveis dentro dele e a maneira ideal de aproveitá-lo.

Tem pessoas que preferem focar sua atenção nos comentários das publicações (posts no feed, Story e vídeo do Reels), já que esse é um dos principais modos de aumentar o engajamento de um perfil e de ampliar a exibição das postagens nos feeds dos usuários (seguidores e não seguidores). Ledo engano pensar assim, viu?! 

Preparado para ver as maravilhas que o direct possui? Descubra a seguir!

O que é direct no Instagram?

O Instagram Direct ou DM do Instagram é a seção/menu que permite o envio de mensagens diretas para uma ou mais pessoas, ou seja, é um recurso de comunicação privativa que o Instagram tem em sua plataforma.

Funciona como um chat individual ou em grupo que concentra conversas de texto, de áudio ou de vídeos e permite fazer ligações (de áudio ou vídeo). Algo que certamente você faz em outras redes sociais como o Facebook, LinkedIn ou TikTok. A diferença é que no direct dá pra usar alguns stickers do Story como parte das mensagens (GIF, avatar e selfie) ou criar um Story completo (todos os stickers disponíveis) dentro da DM. 

E claro — lá é mais fácil de falar diretamente com o seu público do Instagram.

(Tela principal e tela interna de uma conversa por Instagram Direct)

Além de poder enviar fotos ou vídeos da própria biblioteca de mídia do celular ou de um computador, é possível também enviar estes itens pelo direct do Instagram:

Por que usar o Instagram Direct?

Segundo relatório da We Are Social e Hootsuite, o Instagram é a terceira rede social mais utilizada no Brasil e conta com uma média de 122 milhões de usuários brasileiros. Só por isso, já é motivo suficiente para empresas e profissionais do marketing digital saberem que seu público deve estar ali. De todas as aplicações, o direct do Instagram é a única que oportuniza a conversação um a um. 

Ele proporciona uma comunicação ágil, atenção individual para cada cliente e personalização de informações frequentemente requisitadas. Tratar bem um usuário que manda uma DM — seguidor ou não — é como atender bem um possível cliente que entra em uma loja para tirar dúvidas, mas ainda sem intenção de comprar. 

Então, o principal motivo para usar o Instagram Direct é que ele permite criar um relacionamento próximo com cada pessoa, para que ela se sinta “ouvida” e tenha mais confiança na marca. Como consequência, a empresa tem mais abertura para vender pelo direct.

Onde fica o direct do Instagram?

Ao logar no Instagram, você verá no canto superior direito do aplicativo (ou do site) o símbolo de um aviãozinho de papel ou de um balão de conversa. Estes ícones abaixo. 

(Ícones do Instagram Direct)

A primeira opção é a padrão, com recursos básicos — como tirar o online do Instagram — e que existem na plataforma desde o seu início. Já a segunda, possui integração com o Messenger do Facebook e outras funcionalidades como:

Como mandar direct no Instagram?

Para mandar direct no Instagram é só clicar no ícone do canto superior direito (mostrado no tópico anterior) e no ícone de escrever uma nova mensagem. Depois, digite na seção “Para” o nome do perfil que deseja contactar e, em seguida, clique em “Bate-papo”.

(Passo a passo para mandar um Direct no Instagram)

Outro modo de mandar DM no Instagram é ir até o perfil que deseja entrar em contato e clicar no botão “Mensagem”. Bem prático, né?

(Enviando Direct no Instagram a partir do perfil desejado)

Como apagar direct do Instagram?

É possível apagar mensagens da conversa com alguém no direct do Instagram, assim o destinatário não visualiza mais o que já havia recebido. Isso serve para casos em que se envia um texto ou outro conteúdo indevido e precisa deletá-lo, por exemplo.

Pra apagar direct do Instagram é fácil: pressione a mensagem que você quer apagar e depois clique no texto “Cancelar envio” que aparecerá na sequência. Na versão do Direct do Instagram com Messenger, a opção aparece em “Mais> Cancelar envio”.

Quer simplesmente deletar toda a conversa feita com um perfil? Também é possível! Mas saiba que essa ação apagará permanentemente tanto as mensagens que você enviou quanto as mensagens que o perfil contactado te mandou. Siga este passo a passo:

Como responder uma mensagem específica no direct do Instagram?

Para responder uma determinada mensagem de uma conversa do Instagram Direct, ou seja, associar a sua resposta a uma mensagem específica, é preciso estar com a versão da DM atualizada. Ela funciona de modo idêntico ao do próprio Messenger do Facebook ou WhatsApp. Funciona assim:

Boas práticas para o usar o Instagram Direct

Gostou das funcionalidades do Direct do Instagram e já está pensando em contactar todos os seus seguidores? Vai com calma! É importante ter cautela com todo contato realizado para não ser um perfil invasivo nem “panfletar” produtos/serviços sem contextualização. Podemos considerar boas práticas:

Como visto, o direct do Instagram é uma ferramenta de mensagem direta para se comunicar individualmente com os usuários da rede social. Em termos de marketing e vendas, o direct do Instagram propicia a um negócio a oportunidade de prestar atendimento personalizado, dar atenção especial aos contatos e a criar um espaço para transformar dúvidas em vendas (dar soluções para “desculpas” em não comprar).

Saiba também que a interação com os usuários do Instagram, por DM, aumenta as chances de suas publicações do perfil serem mostradas pra essas pessoas, ok? 

E aí, você sabia que o direct era cheio de possibilidades? Se você quer aprender como vender pelo Instagram, confira 11 ações de marketing para aplicar no seu perfil. Boa leitura e até mais!

Agilize a sua produção de conteúdo para Instagram com agendamento de posts e gerenciamento da conta direto do Postgrain. Faça um teste grátis e aproveite todos os recursos da nossa plataforma. 

Sair da versão mobile